Linha do tempo da estrutura organizacional da Prefeitura Municipal de São Paulo, elaborada pelo Portal da Legislação.
Para garantir a confiabilidade das informações de nomenclatura dos órgãos da Prefeitura de São Paulo, a equipe do Portal da Legislação realizou um trabalho de levantamento das normas que criam, alteram ou extinguem órgãos ao longo do tempo.
Essas informações são apresentadas em leis e decretos, na área “detalhes da norma”, no campo “referenda”.
Por entendermos que esse trabalho pode ser útil tanto ao público interno da Prefeitura de São Paulo quanto aos cidadãos de forma geral, decidimos disponibilizá-lo como forma de contribuir para a transparência e ampla disseminação da informação.
Salientamos que essa compilação não foi publicada no Diário Oficial e, portanto, não pode ser considerada como documento oficial.
As Secretarias e demais órgãos podem colaborar para melhorias na atualização deste trabalho. Sugestões e correções são bem vindas e podem ser enviadas para o e-mail: legislacao@prefeitura.sp.gov.br.
1892
Lei nº 1, de 29/09/1892 cria Intendências:
1- Justiça e Polícia
2- Hygiene e Saúde
3- Obras Municipaes
4- Finanças
1898
Lei nº 374, de 29/10/1898 cria:
Seções de Justiça, Policia e Hygiene, Obras e Finanças.
1899
Ato nº 1, de 07/01/1899 cria:
Secretaria Geral da Prefeitura
Thesouro Municipal
1909
Lei nº 1.236, de 11/11/1909 cria:
Montepio Municipal
1913
Ato nº 573, de 16/04/1913, reorganiza as repartições da Prefeitura:
Gabinete do Prefeito.
Directoria Geral da Prefeitura.
Directoria do Expediente, Assentamentos de Empregados e Instrucção Publica.
Directoria de Policia Administrativa e Hygiene.
Directoria do Patrimonio, Estatistica e Archivo Municipal.
Directoria de Obras e Viação.
Thesouro Municipal.
Procuradoria Fiscal.
1935
Ato do Governo Provisório nº 768, de 10/01/1935 reorganiza as repartições da Prefeitura:
1 — Departamento do Expediente e do Pessoal:
2 — Departamento de Obras e Viação;
3 — Departamento de Hygiene;
4 — Departamento da Fazenda;
5 — Departamento Jurídico;
6 — Departamento de Cultura.
1936
Ato do Governo Provisório nº 1.146, de 06/07/1936, cria:
Subprefeitura de Santo Amaro
I — Departamento do Expediente e do Pessoal;
lI — Departamento da Fazenda;
III — Departamento de Obras Publicas;
IV — Departamento de Serviços Municipais;
V — Departamento Jurídico;
VI — Departamento de Cultura;
VII — Departamento de Higiene.
1945
Decreto-lei nº 333, de 27/12/1945 cria:
Secretaria de Negócios Internos e Jurídicos;
Secretaria de Cultura e Higiene;
Secretaria das Finanças; e
Secretaria de Obras e Serviços
1947
Decreto-lei nº 430, de 08/07/1947 desdobra a Secretaria de Cultura e Higiene em:
Secretaria de Higiene;
Secretaria de Educação e Cultura.
Decreto-lei nº 431, de 08/07/1947 altera:
Secretaria de Obras e Serviços Municipais para Secretaria de Obras.
1955
Lei nº 4.637, de 12/04/1955 cria:
Divisão de Serviço Social
1959
Decreto nº 4.306, de 06/08/1959 cria:
Serviço Municipal de Abastecimento de Gêneros Alimentícios
1961
Lei nº 5869-A, de 27/11/1961 desdobra a Secretaria de Higiene em:
Secretaria de Higiene e Saúde; e
Secretaria de Abastecimento
1965
Decreto 6.236, de 13/10/1965 institui
administrações regionais
1966
Lei nº 6.882, de 18/06/1966 cria:
Secretaria de Serviços Municipais;
Secretaria de Bem Estar Social;
Secretaria de Turismo e Fomento.
Departamento Municipal de Esportes
Lei nº 6.957, de 07/10/1966 cria:
Departamento Municipal de Esportes
Lei nº 6.988, de 26/12/1966, constitui:
Companhia do Metropolitano de São Paulo - Metrô
Decreto 6.776, de 13/10/1965 cria:
Administrações regionais
1967
Lei nº 7.037, de 13/06/1967 cria:
Departamento Municipal de Ensino
Lei nº 7.065, 30/10/1967 cria:
Secretaria Municipal de Transportes
Lei nº 7.052, de 20/09/1967 cria:
Departamento de Administração do Município de São Paulo - DAMU
1968
Lei nº 7.213, de 20/11/1968 cria:
Tribunal de Contas do Município de São Paulo.
Dispõe sobre a constituição da Companhia Municipal de Gás - COMGÁS/SP, e dá outras providências.
1969
Lei nº 7.254, de 10/01/1969 cria:
Departamento da Guarda Municipal.
Lei nº 7.323, de 23/06/1969 cria:
Secretaria Municipal de Esportes
Decreto nº 8.151, de 14/04/1969 subordina:
DAMU à Secretaria de Negócios Internos e Jurídicos.
Lei nº 7.370, de 09/10/1969, cria:
Junta do Serviço Militar, no Gabinete do Prefeito.
1971
Lei nº 7.670, de 24/11/1971 cria:
Empresa Municipal de Urbanização - EMURB
Lei nº 7.619, de 23/06/1971 cria:
Companhia de Processamento de Dados do Município de São Paulo - PRODAM-SP
1972
Lei nº 7.694, de 07/01/1972 cria:
Coordenadoria Geral de Planejamento - COGEP
Lei nº 7.736, de 26/05/1972 cria:
Hospital do Servidor Público Municipal
1973
Lei nº 7.937, de 02/10/1973 cria:
Cargo de Secretário dos Negócios Extraordinários da Prefeitura.
1975
Lei nº 8.204, de 13/01/1975 cria:
Secretaria Municipal de Cultura
1976
Lei nº 8.394, de 28/05/1976 cria:
Companhia de Engenharia de Tráfego - CET
1977
Decreto 14.315, de 04/02/1977 cria:
Secretaria das administrações regionais
Transforma a Secretaria de Bem estar social – SEBES, em Coordenadoria do Bem Estar Social – COBES.
Decreto nº 14.451, de 24/03/1977 cria:
Secretaria da Habitação e Desenvolvimento Urbano (SEHAB)
Decreto nº 14.515, de 29/04/1977 altera:
Secretaria dos Negócios Internos e Jurídicos para Secretaria dos Negócios Jurídicos (SJ)
Decreto nº 14.516, de 29/04/1977 extingue:
Departamento de Administração do Município de São Paulo – DAMU.
Decreto nº 14.516, de 29/04/1977 cria:
Secretaria de Serviços Internos
Decreto nº 14.516, de 29/04/1977 extingue:
Secretaria de Turismo e Fomento
1978
Decreto nº 15.191, de 07/08/1978 cria:
Sistema Municipal de Defesa Civil
1979
Decreto nº 16.033, de 17/07/1979 altera:
Secretaria de Serviços Internos — S.S.I., para Secretaria Municipal da Administração — S.M.A.
1980
Decreto nº 16.530, de 13/03/1980 cria:
Coordenadoria Municipal de Abastecimento
Decreto nº 16.640, de 25/04/1980 cria:
Secretaria do Governo Municipal
Lei nº 9.157, de 01/12/1980 altera:
Montepio Municipal para Instituto de Previdência Municipal de São Paulo - IPREM
Lei nº 9.188, de 11/12/1980 reestrutura:
Procuradoria da Fazenda Municipal
1982
Decreto nº 18.029, de 17/06/1982 cria:
Secretaria Municipal da Família e Bem-Estar Social – FABES
Decreto nº 18.311, de 15/10/1982 altera:
Coordenadoria Geral de Planejamento – COGEP para Secretaria Municipal do Planejamento
1986
Decreto nº 21.841, de 03/01/1986 altera:
Secretaria da Família e Bem-Estar Social para Secretaria Municipal de Defesa Social
Decreto nº 21.845, de 03/01/1986 reativa:
Secretaria de Abastecimento – SEMAB.
Decreto nº 21.862, de 15/01/1986 altera:
Secretaria Municipal de Educação para Secretaria Municipal de Educação e do Bem-Estar Social— SME-BES
Lei nº 10.089, de 26/06/1986 cria:
Subprefeituras
Lei nº 10.115, de 15/09/1986 cria:
Guarda Civil Metropolitana
Lei nº 10.182, de 30/10/1986 cria:
Procuradoria Geral do Município – PGM
Lei nº 10.255, de 23/12/1986 cria:
Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação – SEME
1987
Decreto nº 24.269, de 27/07/1987 cria:
Secretaria Municipal do Bem-Estar-Social – SEBES
Decreto nº 24.269, de 27/07/1987 altera:
Secretaria Municipal de Educação e do Bem-Estar Social — SME-BES para Secretaria Municipal de Educação – SME.
Decreto nº 24.854, de 29/10/1987 cria:
Secretaria de Turismo e Lazer.
1989
Decreto nº 27.724, de 06/04/1989 altera:
Secretaria de Higiene e Saúde (SHS) para Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Decreto nº 28.113, de 28/09/1989 une:
Secretaria dos Negócios Extraordinários – SNE e Secretaria Municipal de Defesa Social – SEMDES que viram Secretaria dos Negócios Extraordinários – SNE.
1991
Decreto nº 29.663, de 08/04/1991 cria:
Secretaria Especial da Reforma Administrativa – SERA.
1992
Lei nº 11.321, de 22/12/1992 cria:
Coordenadoria Especial do Negro - CONE
Lei nº 11.336, de 30/12/1992 cria:
Coordenadoria da Mulher - CEM
1993
Decreto nº 32.962, de 13/01/1993 altera:
Secretaria Municipal do Bem-Estar Social para
Decreto nº 33.027, de 11/03/1993 cria:
Secretaria Municipal de Privatização e Parceria
Lei nº 11.426, de 18/10/1993 cria:
Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente - SVMA
1998
Decreto nº 37.358/1998 cria:
cargo de Secretário Municipal de Comunicação Social. Posteriormente passa a ser citada a Secretaria Municipal de Comunicação Social (SMCS).
2001
Decreto nº 40.225, de 01/01/2001 altera:
Secretaria Municipal do Planejamento para Secretaria Municipal de Planejamento Urbano
Decreto nº 40.226, de 01/01/2001 altera:
Secretaria das Finanças para Secretaria de Finanças e Desenvolvimento Econômico.
Decreto nº 40.227, de 01/01/2001 altera:
Secretaria das Administrações Regionais para Secretaria de Implementação das Subprefeituras
Decreto nº 40.228, de 01/01/2001 altera:
Secretaria de Serviços e Obras para Secretaria de Infra-Estrutura Urbana
Decreto nº 40.229, de 01/01/2001 altera:
Secretaria Municipal de Assistência Social para Secretaria Municipal da Família e Bem-Estar Social
Decreto nº 40.233, de 02/01/2001 altera:
Secretaria da Família e Bem-Estar Social para Secretaria Municipal de Assistência Social.
Decreto nº 40.335, de 16/14/2001 altera:
Secretaria de Vias Públicas - SVP para Secretaria de Infra-Estrutura Urbana – SIURB.
Revoga o Decreto nº 40.228/2001, ou seja, volta a existir a Secretaria de Serviços e obras.
Lei nº 13.164, de 05/07/2001 cria:
Secretaria do Desenvolvimento, Trabalho e Solidariedade – SDTS
Lei nº 13.165, de 05/07/2001 cria:
Secretaria Municipal de Relações Internacionais – SMRI
Lei nº 13.166, de 05/07/2001 cria:
Secretaria Municipal de Comunicação e Informação Social – SMCIS
Lei nº 13.167, de 05/07/2001 cria:
Ouvidoria Geral do Município
Decreto nº 41.290, de 25/10/2001 altera:
Secretaria Municipal de Administração para Secretaria Municipal de Gestão Pública – SGP.
2002
Lei nº 13.396, de 26/07/2002 cria:
Secretaria Municipal de Segurança Urbana - SMSU
2004
Lei nº 13.806, de 10/05/2004 cria:
Fundação Paulistana de Educação e Tecnologia
2005
Decreto nº 45.683, de 01/01/2005 define:
Secretaria Municipal de Coordenação das Subprefeituras - SMSP;
Secretaria Municipal de Cultura - SMC;
Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social - SMADS;
Secretaria Municipal de Educação - SME;
Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação - SEME;
Secretaria Municipal de Finanças - SF;
Secretaria Municipal de Gestão – SMG;
Secretaria do Governo Municipal - SGM;
Secretaria Municipal de Habitação - SEHAB;
Secretaria Municipal de Infra-Estrutura Urbana e Obras - SIURB;
Secretaria Municipal dos Negócios Jurídicos - SNJ;
Secretaria Municipal de Planejamento - SEMPLA;
Secretaria Municipal de Relações Internacionais - SMRI;
Secretaria Municipal da Saúde - SMS;
Secretaria Municipal de Serviços - SES;
Secretaria Municipal do Trabalho - SMTRAB;
Secretaria Municipal de Transportes - SMT;
Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente - SVMA;
Secretaria Especial para Participação e Parceria – SEPP;
Secretaria Municipal de Abastecimento – SEMAB;
Secretaria Municipal de Comunicação - SECOM
Decreto nº 45.683, de 01/01/2005 altera:
Secretaria Municipal das Subprefeituras para Secretaria Municipal de Coordenação das Subprefeituras;
Secretaria Municipal de Assistência Social para Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social;
Secretaria de Finanças e Desenvolvimento Econômico para Secretaria Municipal de Finanças;
Secretaria Municipal de Gestão Pública para Secretaria Municipal de Gestão;
Secretaria da Habitação e Desenvolvimento Urbano para Secretaria Municipal de Habitação;
Secretaria de Infra-Estrutura Urbana para Secretaria Municipal de Infra-Estrutura Urbana e Obras;
Secretaria dos Negócios Jurídicos para Secretaria Municipal dos Negócios Jurídicos;
Secretaria Municipal de Planejamento Urbano para Secretaria Municipal de Planejamento;
Secretaria de Serviços e Obras para Secretaria Municipal de Serviços;
Secretaria do Desenvolvimento, Trabalho e Solidariedade para Secretaria Municipal do Trabalho;
Secretaria Municipal de Segurança Urbana para Secretaria Especial para Participação e Parceria;
Secretaria Municipal de Comunicação e Informação Social para Secretaria Municipal de Comunicação.
Decreto nº 45.810, de 01/04/2005 altera o Decreto nº 45.683, alterando:
Secretaria Municipal do Abastecimento para Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida - SEPED.
2007
Lei nº 14.517, de 16/10/2007 cria:
Companhia São Paulo de Parcerias – SPP.
Lei nº 14.659, de 26/12/2007 cria:
Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida – SMPED
2008
Lei nº 14.667, de 14/01/2008 cria:
Secretaria Municipal de Participação e Parceria – SMPP
2009
Lei nº 14.879, de 07/01/2009 cria:
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano – SMDU
Decreto nº 50.995, de 16/11/2009 altera:
Secretaria Municipal do Trabalho para Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho.
2010
Decreto nº 51.820, de 27/10/2010, dispõe sobre a fusão das Secretarias Municipais de Planejamento e de Modernização, Gestão e Desburocratização criando a Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão.
2011
Lei nº 15.406, de 08/07/2011 autoriza:
constituição da Companhia Paulistana de Securitização (art. 38).
2013
Decreto nº 53.685, de 01/01/2013 define:
I – Secretaria do Governo Municipal – SGM;
II – Secretaria Municipal de Segurança Urbana – SMSU;
III – Secretaria Executiva de Comunicação – SECOM;
IV – Secretaria Municipal do Trabalho e do Empreendedorismo – SEMTE;
V – Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida – SMPED;
VI – Secretaria Municipal de Relações Internacionais e Federativas – SMRIF;
VII – Secretaria Municipal de Coordenação das Subprefeituras – SMSP;
VIII – Secretaria Municipal de Cultura – SMC;
IX – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano – SMDU;
X – Secretaria Municipal de Educação – SME;
XI – Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação – SEME;
XII – Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social – SMADS;
XIII – Secretaria Municipal de Finanças e Desenvolvimento Econômico – SF;
XIV – Secretaria Municipal de Habitação – SEHAB;
XV – Secretaria Municipal dos Negócios Jurídicos – SNJ;
XVI – Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão – SEMPLA;
XVII – Secretaria Municipal da Saúde – SMS;
XVIII – Secretaria Municipal de Serviços – SES;
XIX – Secretaria Municipal de Transportes – SMT;
XX – Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente – SVMA;
XXI – Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras – SIURB;
XXII – Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania – SMDH.
Decreto nº 53.685, de 01/01/2013 altera:
Secretaria Municipal de Participação e Parceria para Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania;
Secretaria Municipal de Finanças para Secretaria Municipal de Finanças e Desenvolvimento Econômico;
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho para Secretaria Municipal do Trabalho e do Empreendedorismo;
Secretaria Municipal de Relações Internacionais para Secretaria Municipal de Relações Internacionais e Federativas.
Lei nº 15.764, de 27/05/2013 cria:
Secretarias Municipal de Promoção da Igualdade Racial – SMPIR
Secretarias Municipal de Relações Governamentais – SMRG
Secretarias Municipal de Licenciamento – SEL
Secretarias Municipal de Políticas para as Mulheres – SMPM
Controladoria Geral do Município – CGM
2015
Lei nº 16.115, de 09/01/2015 altera:
Fundação Paulistana de Educação e Tecnologia para Fundação Paulistana de Educação, Tecnologia e Cultura.
2016
Decreto nº 57.263, de 29/08/2016 desativa:
Secretaria Municipal dos Negócios Jurídicos e transfere suas competências à Procuradoria Geral do Município - PGM.
2017
Decreto nº 57.576, de 01/01/2017 reativa:
Secretaria Municipal dos Negócios Jurídicos com a denominação alterada para Secretaria Municipal de Justiça – SMJ.
Decreto nº 57.576, de 01/01/2017 une:
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Secretaria Municipal de Licenciamento e formam a Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento – SMUL.
Decreto nº 57.576, de 01/01/2017 altera:
Secretaria Municipal de Finanças e Desenvolvimento Econômico para Secretaria Municipal da Fazenda – SF
Secretaria Municipal de Relações Internacionais e Federativas para Secretaria Municipal de Relações Internacionais – SMRI
Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida para Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência – SMPED
Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras para Secretaria Municipal de Serviços e Obras – SMSO;
Secretaria Municipal de Coordenação das Subprefeituras para Secretaria Municipal das Prefeituras Regionais – SMPR;
Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo para Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo – SMTE;
Secretaria Municipal de Serviços para Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia – SMIT;
Secretaria Municipal de Relações Governamentais para Secretaria Municipal de Desestatização e Parcerias – SMDP;
Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação para Secretaria Municipal de Esportes e Lazer – SEME;
Secretaria Municipal de Transportes para Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes– SMT;
Subprefeituras para Prefeituras Regionais – PR.
Decreto nº 57.576, de 01/01/2017 define:
I - Secretaria do Governo Municipal – SGM;
II - Secretaria Municipal da Fazenda – SF;
III - Secretaria Municipal de Justiça – SMJ;
IV - Secretaria Municipal de Relações Internacionais – SMRI;
V - Secretaria Municipal de Gestão – SMG;
VI - Secretaria Municipal de Educação – SME;
VII - Secretaria Municipal da Saúde – SMS;
VIII - Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social – SMADS;
IX - Secretaria Municipal de Esportes e Lazer – SEME;
X - Secretaria Municipal de Cultura – SMC;
XI - Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania – SMDHC;
XII - Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência – SMPED;
XIII - Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento – SMUL;
XIV - Secretaria Municipal de Serviços e Obras – SMSO;
XV - Secretaria Municipal das Prefeituras Regionais – SMPR;
XVI - Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo – SMTE;
XVII - Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes – SMT;
XVIII - Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente – SVMA;
XIX - Secretaria Municipal de Habitação – SEHAB;
XX - Secretaria Municipal de Segurança Urbana – SMSU;
XXI - Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia – SMIT;
XXII - Secretaria Municipal de Desestatização e Parcerias – SMDP.
Decreto nº 57.576, de 01/01/2017 extingue:
I - a Secretaria Municipal de Licenciamento;
II - a Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial;
III - a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres;
IV - a Secretaria Executiva de Comunicação.
Decreto nº 57.959, de 01/11/2017 cria:
Casa Civil
2018
Lei nº 16.974, de 23/08/2018 define:
I - Gabinete do Prefeito, com a Secretaria do Governo Municipal – SGM e a Casa Civil;
II - Secretaria Municipal da Fazenda – SF;
III - Secretaria Municipal de Justiça – SMJ;
IV – Secretaria Municipal de Relações Internacionais – SMRI;
V - Secretaria Municipal de Gestão – SG;
VI - Secretaria Municipal de Educação – SME;
VII - Secretaria Municipal da Saúde – SMS;
VIII - Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social – SMADS;
IX - Secretaria Municipal de Esportes e Lazer – SEME;
X - Secretaria Municipal de Cultura – SMC;
XI - Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania – SMDHC;
XII - Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência – SMPED;
XIII - Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento – SMUL;
XIV - Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras – SIURB;
XV - Secretaria Municipal das Subprefeituras – SMSUB;
XVI - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico – SMDE;
XVII - Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes – SMT;
XVIII - Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente – SVMA;
XIX - Secretaria Municipal de Habitação – SEHAB;
XX - Secretaria Municipal de Segurança Urbana – SMSU;
XXI - Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia – SMIT;
XXII - Secretaria Municipal de Desestatização e Parcerias – SMDP;
XXIII - Secretaria Municipal de Turismo – SMTUR;
XXIV - Controladoria Geral do Município – CGM;
XXV - Procuradoria Geral do Município – PGM;
XXVI - 32 (trinta e duas) Subprefeituras – SUB.
Lei nº 16.974, de 23/08/2018 extingue:
Secretaria Municipal de Licenciamento – SEL;
Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial – SMPIR;
Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres – SMPM;
Secretaria Executiva de Comunicação – SECOM, da Secretaria do Governo Municipal, do Gabinete do Prefeito;
Secretaria Municipal de Serviços – SES;
Secretaria Municipal de Relações Governamentais – SMRG;
Secretaria Municipal dos Negócios Jurídicos – SNJ.
2019
Lei nº 17.068, de 19/02/2019 cria:
Secretaria Municipal de Licenciamento – SEL;
Lei nº 17.068, de 19/02/2019 extingue:
Secretaria Municipal de Desestatização e Parcerias – SMDP;
Secretaria Municipal de Relações Internacionais – SMRI.
Lei nº 17.068, de 19/02/2019 altera:
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico - SMDE para Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho – SMDET;
Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento – SMUL para Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano – SMDU
2020
extingue, temporariamente, a Autarquia Hospitalar Municipal, a Autoridade Municipal de Limpeza Urbana – AMLURB, o Serviço Funerário do Município de São Paulo;
extingue a Autarquia Municipal de Serviços Auxiliares de Saúde;
autoriza a dissolução, liquidação e extinção da SP Turis;
autoriza a extinção da Fundação Paulistana de Educação, Tecnologia e Cultura – FUNDAÇÃO PAULISTANA e da Fundação Museu da Tecnologia de São Paulo;
altera o nome SP Negócios para São Paulo Investimentos e Negócios – SPIN;
cria a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de São Paulo – SP Regula.
Lei nº 17.542, de 22/12/2020 autoriza:
dissolução, liquidação e extinção da Companhia Paulistana de Securitização S.A. (art. 9º).
Decreto nº 60.038, de 31/12/2020:
incorpora a Secretaria Municipal de Gestão - SG à Secretaria de Governo Municipal - SGM;
incorpora a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano - SMDU à Secretaria Municipal de Licenciamento - SEL, passando a denominar Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento - SMUL;
altera a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho - SMDET para Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo - SMDET (art. 3º);
altera a Secretaria Municipal de Turismo - SMTUR para Secretaria Municipal de Relações Internacionais - SMRI (art. 2º).
cria, na Secretaria de Governo Municipal - SGM as seguintes Secretarias Executivas:
I - Secretaria Executiva de Relações Institucionais;
II - Secretaria Executiva de Planejamento e Entregas Prioritárias;
III - Secretaria Executiva de Desestatização e Parcerias;
IV - Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos;
V - Secretaria Executiva de Gestão;
VI - Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas.
2021
Decreto nº 60.178, de 15/04/2021:
altera a Secretaria Executiva de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo para Secretaria Executiva de Lazer e a transfere para a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer - SEME.
cria a Secretaria Executiva de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável subordinada à SMRI (art. 3º).
Decreto nº 60.448, de 09/08/2021 altera:
Secretaria Municipal de Mobilidade e Transporte para Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito - SMT.
Decreto nº 60.531, de 13/09/2021 cria:
a Secretaria Executiva do Programa Mananciais na Secretaria Municipal de Habitação.
2022
altera a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo - SMDET para Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho – SMDET.
cria a Secretaria Municipal de Turismo – SMTUR.
Decreto nº 61.036, de 7/02/2022 cria:
a Secretaria Executiva de Limpeza Urbana – SELIMP na Secretaria Municipal das Subprefeituras.
Decreto nº 61.262, de 29/04/2022, transfere:
Secretaria Executiva de Gestão para a Secretaria Municipal de Gestão (SEGES).
Decreto nº 62.139, de 30/12/2022, extingue em definitivo:
a Autoridade Municipal de Limpeza Urbana - AMLURB
Para acessar o histórico de cada Secretaria, clique no link a seguir: http://legislacao.prefeitura.sp.gov.br/leis/publicacao-1-de-10-de-setembro-de-2020
Documento elaborado internamente, não publicado no Diário Oficial da Cidade São Paulo.