Aprova o modelo de contrato de locação de imóveis a ser adotado no âmbito da Prefeitura.
PORTARIA 277, DE 4 DE NOVEMBRO DE 1999
CELSO PITTA, Prefeito do Município de São Paulo, usando das atribuições que lhe são conferidas por lei,
CONSIDERANDO a proposta de alteração do modelo de contrato-padrão de locação de imóveis ocupados pela Administração Municipal, encaminhada pela Secretaria dos Negócios Jurídicos;
RESOLVE:
I - Aprovar o incluso modelo de Contrato de Locação a ser adotada no âmbito da Prefeitura.
II - Determinar aos órgãos municipais locatários de imóveis, que deverão observar o encaminhamento tempestivo aos respectivos Locadores, dos recibos, relativos às despesas referidas na Cláusula Sexta, do modelo do Contrato-Padrão, para que estas sejam por eles pagas nas datas de seu vencimento e incluídas no recibo de pagamento de aluguel até o dia 10 do mês seguinte do vencimento.
III - Revogada a Portaria 280 de 17.5.88.
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, aos 4 de novembro de 1999, 446º da fundação de São Paulo.
CELSO PITTA, Prefeito
ANEXO A PORTARIA SUPRA
CONTRATO DE LOCAÇÃO
PREÂMBULO:
LOCADOR:
LOCATÁRIO:
DESTINAÇÃO:
DESCRIÇÃO DO IMÓVEL:
VALOR DO ALUGUEL INICIAL:
CONTA BANCÁRIA PARA DEPÓSITO: BANCO__Nº__
PRAZO DE LOCAÇÃO:
REAJUSTES:
PERIODICIDADE:
FORMA:
PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº
-POR LICITAÇÃO [ ]
- POR INEXIGÍVEL [ ]
(parecer fundamentado incluso)
DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA Nº
As Partes Contratantes livremente convencionam a locação do imóvel identificado no Preâmbulo, mediante cláusulas e condições a seguir estabelecidas:
CLÁUSULA PRIMEIRA
O presente contrato tem po objeto a locação do imóvel descrito no Preâmbulo.
CLÁUSULA SEGUNDA
O imóvel destina-se à instalação de unidade indicada no Preâmbulo, podendo eventualmente, ser utilizado por outra unidade da Administração Municipal.
CLÁUSULA TERCEIRA
O presente contrato ficará prorrogado sucessiva e automaticamente, por igual prazo, mantidas todas as suas cláusulas e condições, se nenhuma das partes manifestar, por escrito, com antecedência mínima de sessenta dias, sua intenção de por fim à locação, ao término do período contratual ou de cada prorrogação.
O presente contrato ficará prorrogado sucessiva e automaticamente, por igual prazo, mantidas todas as suas clausulas e condições, se o locador não manifestar, por escrito, com antecedência mínima de sessenta dias, sua intenção de pôr fim à locação, ou se, não tendo se manifestado o locador, a locatária continuar na posse do imóvel alugado por mais de trinta dias, contados do término do período contratual ou de cada prorrogação.(Redação dada pela Portaria PREF nº 308/1999)
CLÁUSULA QUARTA
O aluguel mensal do imóvel objeto desta locação é o constante do Preâmbulo.
§1º - As partes contratantes convencionam mutuamente que o aluguel fixado nesta cláusula, será reajustado observada a periodicidade e a forma indicada no Preâmbulo do contrato.
§2º - Se, por determinação legal, o aluguel não puder ser mais reajustado com base no índice adotado no Preâmbulo, as partes adotarão a forma de reajuste que vier a ser fixada por lei.
§3º - Ocorrendo a prorrogação do contrato nos moldes da Cláusula Terceira, o reajustamento incidirá sobre o valor do aluguel, fixado no Preâmbulo do contrato de locação, na forma prevista na legislação vigente.
CLÁUSULA QUINTA
O aluguel mensal será pago, até o 10º (décimo) dia útil de cada mês seguinte ao vencimento, ao LOCADOR ou seu representante legal, através de depósito em conta-corrente bancária mencionada no Preâmbulo ou que vier a ser indicada por escrito pelo LOCADOR.
Parágrafo Único - Ocorrendo atraso no pagamento do aluguel ou no reembolso dos encargos locatícios, a LOCATÁRIA obriga-se a efetuá-lo com o acréscimo de 0,5% (meio por cento) de juros ao mês e correção monetária, para atrasos superiores a 30 (trinta) dias.
CLÁUSULA SEXTA
Além do aluguel fixado, pagará ainda, a LOCATÁRIA ao LOCADOR, a título de reembolso, enquanto durar a locação, os impostos e taxas que incidem ou vierem a incidir sobre o imóvel locado, bem como as despesas com conservação e manutenção de elevadores, de bombas hidráulicas, do sistema de alarme contra incêndio e da iluminação de emergência, a despesa anual com a recarga de extintores de incêndio do imóvel e as despesas de água, luz e telefone juntamente com o aluguel do mês a que se refiram.
CLÁUSULA SÉTIMA
Incumbirá, ainda, ao LOCATÁRIO o pagamento das despesas normais de condomínio correspondentes ao imóvel locado, excluídas as extraordinárias, que correrão exclusivamente à conta do LOCADOR.
CLÁUSULA OITAVA
A LOCATÁRIA, respeitadas as disposições legais e regulamentares pertinentes, fica autorizada a fazer, no imóvel locado, as alterações ou benfeitorias que tiver por necessárias aos seus serviços, exceto na fachada e estrutura do mesmo, que só poderão ser realizadas com prévio consentimento por escrito do LOCADOR.
CLÁUSULA NONA
Finda a locação, será o imóvel devolvido ao LOCADOR nas condições em que foi recebido pela LOCATÁRIA, salvo os desgastes naturais do uso normal, e ressalvada a hipótese prevista na Cláusula antecedente.
Parágrafo Único - Todas as benfeitorias introduzidas no imóvel locado, com prévio onsentimento do LOCADOR, ficarão incorporadas ao imóvel finda a locação, eximindo o LOCADOR do pagamento de qualquer indenização, bem como não ensejando à LOCATÁRIA o direito de retenção.
CLÁUSULA DÉCIMA
O LOCADOR efetuará anualmente o seguro contra fogo do imóvel locado, tendo como base o valor de até 120 (cento e vinte) alugueres vigentes à época, submetendo à prévia aprovação da LOCATÁRIA o valor do prêmio respectivo, O reembolso será efetuado pela LOCATÁRIA mediante exibição da apólice e recibos produzidos.
CLÁUSULA DÉCIMA PRIMEIRA
A LOCATÁRIA faculta ao LOCADOR examinar ou vistoriar o prédio locado, respeitadas as limitações legais e as peculiaridades do uso.
CLÁUSULA DÉCIMA SEGUNDA
Fica reservado à LOCATÁRIA o direito de rescindir a locação nos casos de incêndio ou desmoronamento que impossibilitem a sua ocupação, de desapropriação ou inadimplemento contratual pelo LOCADOR.
CLÁUSULA DÉCIMA TERCEIRA
Fica estipulada a multa contratual equivalente a 03 (três) alugueres em vigor por ocasião da infração, na qual incorrerá a parte que infringir qualquer cláusula do presente contrato.
CLÁUSULA DÉCIMA QUARTA
O estado de conservação do imóvel e as condições de seu funcionamento, nos termos de relatório assinado pelo LOCADOR e LOCATÁRIA, passam a fazer parte integrante do contrato.
E por terem convencionado tudo quanto no presente contrato se estipula, LOCADOR e LOCATÁRIA, assinam este instrumento, em 03 (três) vias, de igual teor, perante duas testemunhas, abaixo assinadas e a tudo presentes.
São Paulo,
LOCADOR
LOCATÁRIA
Testemunhas:
1)
2)
Este texto não substitui o original publicado no Diário Oficial da Cidade de São Paulo