Divulga o cronograma do Processo Inicial de Escolha/Atribuição de turnos e de agrupamentos/ classes/ blocos/ aulas para 2025 aos Professores da Rede Municipal de Ensino e dá outros procedimentos.
GABINETE DO SECRETÁRIO
SME
COMUNICADO SME Nº 887, DE 09 DE DEZEMBRO DE 2024
SEI 6016.2024/0157392-6
Divulga o cronograma do Processo Inicial de Escolha/Atribuição de turnos e de agrupamentos/ classes/ blocos/ aulas para 2025 aos Professores da Rede Municipal de Ensino e dá outros procedimentos.
O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais, e tendo em vista o disposto na Instrução Normativa SME nº 37, de 2024 e Instrução Normativa SME nº 38, de 2024;
COMUNICA:
1- O Processo Inicial de Escolha/Atribuição de turnos, agrupamentos, classes /blocos/ aulas e de vaga no módulo sem regência aos Professores lotados e ou em exercício nas Unidades Educacionais da Rede Municipal de Ensino, ocorrerá conforme estabelecido nos Anexos I a VII da IN SME nº 37, de 2024, e Anexos I e II da IN SME nº 38, de 2024.
2- As Diretorias Regionais de Educação divulgarão amplamente os locais-sede do processo referido no item anterior, que ocorrerem fora da Unidade de Lotação, conforme seguem:
a) processo realizado em dezembro/24: até 12/12/24;
b) processo realizado em fevereiro/25: até 27/01/25.
3- Os Diretores de Escola deverão assegurar, até o dia 12/12/24, do cadastro, criação e conferência de geração de saldo no Sistema Informatizado – EOL, objetivando a atribuição de:
a) Nos CEIs e CEMEIs:
- agrupamentos e classes regulares;
- aulas de Salas de Recursos Multifuncionais;
- turnos de trabalho para os ADIs;
- vagas para os professores readaptados em caráter permanente ou temporário;
- vagas no módulo sem regência.
b) Nas EMEIs, EMEFs, EMEBSs e EMEFMs:
- classes/ turmas Regulares e de EJA;
- aulas de Educação Física;
- aulas de Sala de Leitura;
- aulas de Sala do Laboratório de Educação Digital;
- aulas de Fortalecimento das aprendizagens;
- aulas de Salas de Recursos Multifuncionais;
- aulas dos territórios do saber e de aulas de expansão curricular;
- aulas de Apoio Pedagógico e Apoio Pedagógico 2º ano;
- aulas de unidades de percurso e projeto vida (Ensino Médio);
- aulas de Projetos Especializados (EMEBSs);
- aulas de LIBRAS (EMEBSs);
- vagas para os professores readaptados em caráter permanente ou temporário;
- vagas no módulo sem regência.
c) Nos CIEJAs:
- classes/ turmas Módulos I a IV;
- aulas de Sala do Laboratório de Educação Digital;
- aulas de Oficinas de Estudos e Itinerário Formativo.
4- A escolha/atribuição realizada em dezembro/24 deverá ser registrada em livro próprio/ ata de Escolha/Atribuição e efetivada no Sistema EOL.
5- Havendo, no decorrer do ano letivo, remoção de professores por permuta, os Diretores de Escola deverão comunicar o fato à respectiva DRE, para fins de alteração dos registros de Escolha/Atribuição, do local de classificação e da Ficha de Pontuação no Sistema Informatizado - EOL.
6- As Etapas de Escolha/Atribuição constantes nos Anexos I e II da IN SME nº 38, de 2024, ocorrerão, dias 13/12 e 18/12, conforme cronograma abaixo:
DEZEMBRO – 2024 | ||||
UEs envolvidas | Data | Horário | Anexos | Procedimentos |
CEMEI/CEI | 13/12 | A partir das 9h | I | 1ª, 2ª e 3ª Etapas |
DRE | 18 e 19/12 |
| II | 1ª e 2ª Etapas |
7- As Etapas de Escolha/Atribuição constantes nos Anexos I a V da IN SME nº 37, de 2024, ocorrerão nos dias 16/12 e 17/12/24, conforme cronograma abaixo:
DEZEMBRO – 2024 | ||||
UEs envolvidas | Data | Horário | Anexos | Procedimentos |
EMEBS | 16/12 | 8h | II | 1ª Etapa |
|
| 9h |
| 2ª Etapa |
|
| 10h |
| 3ª a 5ª Etapas |
|
| 11h | IV | Etapa única |
CEMEI/EMEI | 16/12 | 8h | I | 1ª Etapa |
|
| 9h |
| 4ª e 5ª Etapas |
|
| 10h | IV | Etapa única |
EMEF/EMEFM | 17/12 | 10h | I | 1ª Etapa |
|
| 11h |
| 2ª Etapa |
|
| 13h |
| 3ª a 5ª Etapas |
|
| 15h | IV | Etapa única |
CIEJA | 17/12 | 16h | V | 1ª Etapa |
|
| 17h |
| 2ª Etapa |
|
| 18h |
| 3ª a 4ª Etapas |
8- As Etapas de Escolha/ Atribuição constantes nos Anexos VI a VII da IN SME nº 37, ocorrerão, no mês de fevereiro de 2025, conforme cronograma abaixo:
FEVEREIRO/2025 | ||||
Locais envolvidos | Data | Horário | Anexos | Procedimentos |
CEMEI/EMEI | 03/02 | 9h | VI | 1ª Etapa |
EMEF/EMEFM/EMEBS | 03/02 | 9h |
| 1ª Etapa |
|
| 10h |
| 2ª Etapa |
|
| 11h |
| 3ª a 5ª Etapas |
DRE | 04 a 07/02 |
| VII | 1ª e 2ª Etapas |
9- Ao término das Etapas de Escolha/Atribuição deverão ser providenciados pelos Diretores de Escola, a digitação no Sistema Informatizado EOL e o encaminhamento, para o e-mail da DRE, de cópia digitalizadas dos documentos abaixo relacionados e conforme cronograma constante no item 10 deste Comunicado:
a) 17/12 - CEI/CEMEI
- saldo de agrupamentos, classes que restaram sem atribuição;
- tela EOL da classificação dos professores após a digitação da atribuição;
- relação de professores que se ausentaram do processo;
- relação nominal e Ficha de Pontuação dos Professores efetivos que remanescerem sem atribuição e os interessados em participar das Fases da DRE;
b) dia 18/12 - CEMEI/EMEI/EMEF/EMEFM/CIEJA
- saldo de classes/ aulas que restaram sem atribuição;
- tela EOL da classificação dos professores após a digitação da atribuição;
- solicitação de desligamento da jornada em 2025, emitida pelo Sistema Informatizado
- relação de professores que se ausentaram do processo;
c) 03/02/25 – CEMEI/EMEI/EMEF/EMEFM/CIEJA
- saldo de classes/ aulas que restaram sem atribuição;
- tela EOL da classificação dos professores após a digitação da atribuição;
- solicitação de desligamento da jornada em 2025, emitida pelo Sistema Informatizado - EOL;
- memorando informando os professores que solicitaram retorno à Jornada/24;
- relação nominal e Ficha de Pontuação dos Professores efetivos que remanescerem sem atribuição e os interessados em participar das Fases da DRE;
- relação nominal e Ficha de Pontuação dos professores adjuntos, estáveis e não-estáveis dispensados da participação nas Fases da DRE;
- relação de professores que se ausentaram do processo.
10- A digitação no Sistema Informatizado – EOL deverá ser realizada imediatamente após o término da atribuição e os documentos entregues nas DRES conforme organização própria.
11- Finalizada as Etapas do mês de dezembro de 2024, as DREs deverão conferir rigorosamente o saldo de agrupamentos, classes e aulas que remanesceram sem atribuição até dia 06/01/2025, quando a SME/COGED extrairá os saldos do Sistema Informatizado - EOL.
12- Os professores ingressantes que iniciarem exercício em 2025 participarão da escolha/atribuição de classes/blocos/aulas/vaga no módulo sem regência conforme disposto na Instrução Normativa SME nº 27, de 2023.
13- O Diretor de Escola deverá dar ciência deste Comunicado a todos os Professores da Unidade Educacional envolvidos no Processo.
Fernando Padula Novaes
Secretário Municipal de Educação
Este texto não substitui o original publicado no Diário Oficial da Cidade de São Paulo