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PORTARIA SECRETARIA MUNICIPAL DO VERDE E DO MEIO AMBIENTE - SVMA Nº 85 de 21 de Outubro de 2014

Delega competência ao chefe de gabinete, ao diretor do departamento de administração e finanças e aos titulares do DEPAVE, conforme especifica.

PORTARIA 85/14 - SVMA

WANDERLEY MEIRA DO NASCIMENTO, Secretário Municipal do Verde e do Meio Ambiente, no uso das atribuições que lhe são conferidas por lei;

RESOLVE:

I – Delegar ao Chefe de Gabinete, da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, competência para:

1. Na forma do Decreto nº 54.768/14, e alterações posteriores, cumprir e praticar todos os atos necessários à execução orçamentária e financeira da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, da unidade orçamentária 27.10 (SVMA/Gabinete do Secretário) e das unidades orçamentárias 94.10 (FEMA/Gabinete do Secretário) e 98.27 (FUNDURB/SVMA);

1. Cumprir e praticar todos os atos necessários à execução orçamentária e financeira da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, da unidade orçamentária 27.10 (SVMA/Gabinete do Secretário) e das unidades orçamentárias 94.10 (FEMA/Gabinete do Secretário) e 98.27 (FUNDURB/SVMA);(Retificado pela Portaria SVMA nº 18/2016)

2. Autorizar a abertura de licitações, em todas as modalidades, inclusive pregão, e as demais competências previstas no artigo 3° do Decreto n° 46.662/05, com exceção da decisão dos recursos interpostos contra ato do pregoeiro;

3. Homologar licitações e adjudicar seu objeto em todas as modalidades, inclusive pregão;

4. Revogar, anular, julgar deserto ou prejudicado o procedimento licitatório, em todas as modalidades, inclusive pregão;

5. Autorizar a aquisição direta de produtos ou serviços com dispensa de licitação, nas hipóteses previstas nos incisos I e II do art. 24 da Lei Federal nº 8.666/13;

6. Autorizar, por despacho, o empenho dos recursos financeiros necessários à aquisição de bens e serviços;

7. Autorizar a contratação direta, quando não acudirem interessados à licitação anterior e esta, justificadamente, não puder ser repetida sem prejuízo para a Administração, mantidas, neste caso, todas as condições preestabelecidas, nos termos do art. 24, V, da Lei Federal nº 8.666/13;

8. Autorizar a contratação de bens e serviços, por meio de Ata de Registro de Preços;

9. Formalizar as contratações e suas rescisões, bem como prorrogações e alterações contratuais, firmando seus instrumentos e colhendo as respectivas assinaturas;

10. Autorizar e assinar a celebração de convênios, termos de cooperação e instrumentos jurídicos equivalentes, bem como prorrogações e alterações, firmando seus instrumentos e colhendo as respectivas assinaturas;

11. Autorizar a concessão de Adiantamentos, referentes à Unidade Orçamentária desta Pasta;

12. Aprovar a prestação de contas no Regime de Adiantamento previsto na Lei nº 10.513/88.

13. Análise e deliberação dos pedidos formalizados por meio da Divisão Técnica de Gestão de Pessoas – DAF-2 que tratam de:

13.1. Fixação de lotação de servidores efetivos e apostilamento de atos de admissão de servidores regidos pela Lei nº 9.160/80, nas hipóteses de movimentação de pessoal, mediante expressa autorização do órgão cedente;

13.2. Pagamento de indenização por exercício de fato previsto no Decreto nº 31.712/92;

13.3. Exoneração a pedido, nos termos do inciso I, artigo 62, da Lei nº 8.989/79;

13.4. Dispensa de servidores admitidos, nas hipóteses dos incisos I, II e V, da Lei nº 9.160/80;

13.5. Pedidos de isenção de imposto de renda, obedecida à legislação federal aplicável à matéria;

13.6. Auxilio doença e auxílio acidentário;

13.7. Pedidos de licença para tratar de interesses particulares a que se refere o artigo 153 da Lei nº 8.989/79;

13.8. Permanência da Gratificação de Função e da Gratificação de Gabinete e a incorporação do Adicional de Função;

13.9. Concessão da Gratificação de Gabinete a que se refere o art. 100, inciso I, da Lei nº 8.989/79;

13.10. Movimentação de pessoal;

13.11. Certidão funcional;

13.12. Licença adoção e guarda de menor;

13.13. Designação de substituição por impedimento legal do titular em Cargo em Comissão;

13.14. Concessão de horas suplementares;

13.15. Gratificação por Serviço Noturno.

14. Análise e deliberação dos pedidos formalizados por meio da Divisão Técnica de Gestão de Pessoas – DAF-2, de afastamento e de justificativa dos servidores desta Pasta quando da participação em eventos nacionais e internacionais, bem como das publicações dos respectivos despachos, observadas as exigências legais bem como as diretrizes dispostas na Portaria n° 58/SVMA/2012;

II – Delegar ao Diretor do Departamento de Administração e Finanças - DAF, da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, a competência para:

1. Autorizar a distribuição da frota de veículos, composta de próprios ou locados, bem como autorizar a saída de veículos fora dos limites do Município;

2. Expedir credenciais para dirigir os veículos oficiais da frota da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente - SVMA;

3. Firmar os formulários de Nota de Bens Patrimoniais Móveis – NBPM, quanto à sua incorporação, transferência, baixa e inventário analítico de bens móveis - IABPM;

4. Autorizar a requisição de materiais estocados no Departamento de Gestão de Suprimentos e Serviços - DGSS, da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão - SEMPLA;

5. Autorizar a emissão e o cancelamento de Reservas;

6. Autorizar, por despacho, o cancelamento de saldos não utilizados das Notas de Empenho;

7. Autorizar a liberação e a substituição de garantias contratuais, bem como a liberação caucionada dos participantes em licitações;

8. Análise e deliberação dos pedidos formalizados por meio da Divisão Técnica de Gestão de Pessoas – DAF-2 que tratam de:

8.1. Abono de permanência;

8.2. Concessão de adicional de tempo de serviço e sexta parte;

8.3. Aposentadoria voluntária, compulsória e por invalidez;

8.4. Averbação de férias em dobro;

8.5. Averbação de tempo de serviço municipal e extramunicipal;

8.6. Autorização de pagamento de indenização de férias;

8.7. Autorização para servidor residir fora do Município;

8.8. Prorrogação da Licença gestante à Adotante.

III – Delegar aos Titulares do Departamento de Parques e Áreas Verdes - DEPAVE, Departamento de Controle da Qualidade Ambiental - DECONT, Departamento de Educação Ambiental e Cultura de Paz – Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz - UMAPAZ, Departamento de Planejamento Ambiental – DEPLAN, Departamento de Participação e Fomento de Políticas Públicas – DPFPP, Departamento de Gestão Descentralizada - DGD e do Departamento de Administração e Finanças - DAF, da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, no âmbito de atuação de cada Unidade, competência para:

1. Manifestar a anuência quanto às medições contratuais e/ou os recebimentos de bens e serviços atestados por suas Unidades Administrativas e autorizar o pagamento, encaminhando-os à Divisão Técnica de Contabilidade e Finanças - DAF-1 para a respectiva emissão de Notas de Liquidação e Pagamento;

2. Instaurar procedimento de aplicação das penalidades de multa ou advertência em contratos e instrumento congêneres, em razão do inadimplemento de obrigações contratuais, decidindo ao final sobre a aplicação da pena proposta e publicá-los nos termos da legislação vigente;

3. Expedir notificações, intimações e quaisquer outras convocações de interesse da sua Unidade Administrativa e publicá-los nos termos da legislação vigente;

4. Atestar sobre a capacidade técnica de profissionais ou empresas contratadas e publicá-los nos termos da legislação vigente;

5. Emitir guias de arrecadação;

6. Indicar servidor responsável por Adiantamentos, referentes à sua Unidade Administrativa, sempre que necessário;

7. Encaminhar processos administrativos desta Pasta, para outros Órgãos Municipais, quando dirigidos a autoridades equivalentes;

8. Determinar o arquivamento dos processos administrativos originários da respectiva unidade.

9. Expedir Comunique-se para complementação e/ou adequação aos termos da legislação vigente e procedimentos adotados pela SVMA de projetos, planos, termos de referência, relatórios e publicá-los nos termos da legislação vigente;

IV – As Divisões, por intermédio de seus Titulares, deverão formalizar e encaminhar as intimações e/ou notificações prévias, aos Contratados, cujo ajuste esteja sob sua fiscalização, de acordo com a minuta padrão disponibilizada pela Assessoria Jurídica desta Pasta, manifestando-se tecnicamente a respeito de eventuais recursos contra-apresentados pelos intimados/notificados.

V – As competências de que cuida esta portaria são delegadas sem prejuízo daquelas originariamente conferidas aos Titulares das Unidades mencionadas.

VI – Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário, em especial as Portarias n° 22/SVMA/2013 e 59/SVMA/2013.

Este texto não substitui o original publicado no Diário Oficial da Cidade de São Paulo

Alterações

  1. Portaria SVMA nº 18/2016 - Retifica a Portaria.