Dispõe sobre a realização das X Olimpíadas Estudantis e o VII INTERCEUS da Rede Municipal de Ensino, e dá outras providências.
PORTARIA INTERSECRETARIAL Nº 2 - SME, DE 07 DE JUNHO DE 2016
(SME/SEME)
Dispõe sobre a realização das X Olimpíadas Estudantis e o VII INTERCEUS da Rede Municipal de Ensino, e dá outras providências.
OS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO E DE ESPORTE, LAZER E RECREAÇÃO, no uso de suas atribuições legais, e,
CONSIDERANDO:
- o disposto na Lei Federal n° 9.394/96, inciso X do art. 3°, e inciso IV do art. 27;
- o estabelecido na Lei nº 15.993, de 17/04/14, que instituiu as Olimpíadas Estudantis na Rede Municipal de Ensino no âmbito do Município de São Paulo, regulamentada pelo Decreto nº 56.962, de 29/04/16;
- o contido no Decreto Municipal nº 54.452, de 10/10/13, que institui na Secretaria Municipal de Educação, o Programa de Reorganização Curricular e Administrativa, Ampliação e Fortalecimento da Rede Municipal de Ensino Mais Educação São Paulo, regulamentada pela Portaria SME nº 5.930, de 14/10/13;
- a importância de promover a formação integral do aluno, por meio de atividades desportivas;
- a imprescindibilidade do incentivo de práticas esportivas, a fim de que as mesmas tornem-se práticas habituais no cotidiano dos alunos, promovendo melhor qualidade de vida;
RESOLVEM:
Art. 1º - As Olimpíadas Estudantis e o VII INTERCEUS da Rede Municipal de Ensino serão constituídas das seguintes Modalidades Esportivas: Basquetebol, Futsal, Handebol, Voleibol, Rugby Tag, Natação, Atletismo, Atletismo Paralímpico, Judô, Ginástica Rítmica, Ginástica Artística, Tênis, Tênis de Mesa.
Art. 2º - As Olimpíadas e o INTERCEUS a que se refere o artigo anterior, destinar-se-ão aos educandos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental- EMEFs, Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Médio- EMEFMs, Escolas Municipais Bilíngues para Surdos EMEBSs, Centros Educacionais Unificados CEUs e Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos CIEJAs, da Rede Municipal de Ensino e terão como objetivos aqueles definidos no art. 3º da Lei nº 15.993, de 17/04/14 complementados pelo no art. 3º do Decreto nº 56.962, de 29/04/16.
DAS COMPETÊNCIAS
Art. 3° - A Coordenação das atividades das Olimpíadas e do INTERCEUS ficará sob a responsabilidade do Grupo de Trabalho instituído pela Portaria nº 2.587, de 24/03/16, a quem caberá definir a organização dos eventos e as formas de disputa dos jogos.
Art. 4º - Caberá à Secretaria Municipal de Educação - SME:
I - participar da organização das Olimpíadas;
II - coordenar a execução geral das Olimpíadas visando assegurar um melhor aproveitamento por parte dos educandos;
III - disponibilizar recursos financeiros para a realização da Olimpíada Estudantil e INTERCEUs, no que tange, dentre outros, à:
a) aquisição de material permanente e de consumo;
b) aquisição de medalhas e troféus para a premiação;
c) transporte dos educandos das Unidades Educacionais;
d) arbitragem, socorristas;
e) realização de cursos de atualização esportiva.
Art. 5º - Caberá à Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, por intermédio da Coordenadoria de Gestão de Políticas Públicas e Programas de Esporte e Lazer CGPE:
I participar da organização das Olimpíadas Estudantis e do INTERCEUS;
II participar da coordenação do trabalho na forma de assessoria técnica;
III possibilitar aos representantes das Diretorias Regionais de Educação e dos professores em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação, as orientações específicas das Olimpíadas e do INTERCEUS;
IV orientar e viabilizar o uso dos Clubes Esportivos, Clubes-Escola e demais espaços afins.
DA ORGANIZAÇÃO
Art. 6° - As Olimpíadas serão disputadas em suas modalidades coletivas em três fases sucessivas: Fase Regional, Polo e Final Municipal.
§1º- A Fase Regional compreenderá a participação das Unidades Educacionais inscritas nas respectivas Diretorias Regionais de Educação;
§2º - A Fase Polo ocorrerá posteriormente à Fase Regional e será disputada com o total de 13 equipes, divididas em 4 Polos, sendo que a classificação para a Fase Polo se dará para o primeiro colocado de cada chave, da fase Regional.
§3º- A Final Municipal ocorrerá posteriormente a Fase Polo, e será disputada pelo primeiro colocado de cada Polo.
§4º - A participação dos Centros Educacionais Unificados CEUs, terá regulamento próprio, distinto dos demais participantes, em conformidade com o estabelecido no artigo 9º desta Portaria.
§5º - A participação dos educandos com deficiência terá regulamento próprio, de acordo com a especificidade da deficiência atendida pelas Olimpíadas, e demais normas estabelecidas no artigo 10 desta Portaria.
Art. 7º - Os regulamentos das modalidades estão especificados nos Anexos I, II, III e IV integrantes desta Portaria, na seguinte conformidade:
I - Anexo I - Basquetebol, Futsal, Handebol, Voleibol;
II - Anexo II - Judô;
III - Anexo III - Natação, Atletismo, Ginástica Rítmica e Ginástica Artística;
IV - Anexo IV - Tênis de Mesa e Tênis;
Parágrafo Único: A Modalidade Rugby Tag terá seu regulamento acordado, anualmente, após Congresso Técnico e as eventuais alterações serão divulgadas por Boletim Informativo, que passará a fazer parte integrante do Regulamento.
Art. 8º - As Olimpíadas Estudantis da Rede Municipal de Ensino serão organizadas conforme as seguintes disposições gerais:
I- Das Categorias
1. Sub 08 (de alunos com até 8 anos completos no ano);
2. Sub 10 (de alunos com até 10 completos no ano);
2.1. Para os alunos da categoria Sub 10 serão destinadas somente as modalidades Natação, Ginástica Artística e Ginástica Rítmica.
3. Pré-mirim (de alunos com até 12 anos completos no ano);
4. Mirim (de alunos com até 14 anos completos no ano);
5. Infantil (de alunos com até 17 anos completos no ano);
II - Do Gênero - Masculino e Feminino.
III Das Inscrições
1. A inscrição e a participação dos educandos será de inteira responsabilidade do(s) Professor(es) e da Direção da Unidade Educacional participante, mediante autorização expressa dos pais ou responsáveis.
1.1 - O Professor responsável deverá portar as autorizações, referidas neste item em cada etapa das Olimpíadas.
2. A Escola inscrita será responsável pela idoneidade dos documentos apresentados.
2.1- Constatada qualquer irregularidade em qualquer fase da competição a escola estará desclassificada das Olimpíadas e responderá pelas ações decorrentes dessa infração.
3. Na Fase Regional, a responsabilidade de acompanhar as inscrições das Unidades Escolares caberá a cada Diretoria Regional de Educação.
3.1 - A inscrição da escola deverá ser feita por meio eletrônico conforme determinação da SME, dentro do prazo estipulado, gerando a ficha de inscrição única e numerada automaticamente, sem qualquer rasura, que deverá ser entregue no primeiro dia da competição, devidamente assinada pelo Professor de Educação Física responsável e pelo Diretor de Escola/Gestor, constando:
a) nome da escola,
b) endereço,
c) telefone (da escola e do responsável),
d) modalidade,
e) categoria,
f) nome do atleta,
g) data de nascimento,
h) número do R.G.
i) número de registro no Sistema Escolar On-Line EOL de cada atleta,
3.2 - A relação nominal, nas condições descritas no item 3.1, deverá ser entregue no primeiro dia de competição devidamente assinada e carimbada pelos responsáveis.
3.3 - Será permitida a participação de educandos federados, limitando - se a 02 (dois) educandos por equipe nas modalidades coletivas.
3.4 Fica vedada a atuação de 02 (dois) educandos federados ao mesmo tempo e, em caso de constatação da participação simultânea, a equipe será desclassificada da competição.
3.5 - Os nomes dos educandos federados deverão integrar a relação nominal dos inscritos, devidamente identificados.
3.6 Considerar-se-á educando federado aquele que, no ano vigente da competição, está filiado a uma federação desportiva do Estado de São Paulo, valendo esta condição somente para a modalidade ao qual este educando está vinculado;
3.7 - Nas modalidades individuais a participação de educandos federados é livre.
3.8 - Não será permitida, em hipótese alguma e em momento nenhum, a inclusão ou substituição na relação nominal da equipe, nas 48 horas que antecedem ou após o primeiro jogo da equipe na modalidade, gênero e categoria.
4. Nas modalidades coletivas, o prazo de alterações nas relações nominais se dará em até 48 horas que antecedem o primeiro jogo da equipe na modalidade e gênero em questão.
4.1 Nas modalidades individuais, o prazo de alterações nas relações nominais dar-se-á de acordo com calendário estabelecido pela SME.
5. A inscrição de educandos com deficiência ou síndrome, para modalidades coletivas ou individuais, deverá ser realizada com 10(dez) dias de antecedência, no sistema eletrônico, e informado a DRE por e-mail com formulário próprio preenchido anexado.
6 O educando somente poderá ser inscrito em uma única categoria durante todo o período das Olimpíadas Estudantis, devendo permanecer na mesma categoria em todas as inscrições, tanto nas modalidades coletivas quanto nas modalidades individuais.
6.1 - O educando em situação irregular será desclassificado, no caso de modalidade individual; desclassificando também sua equipe, no caso das modalidades coletivas.
7. O número de participantes por modalidade observará a seguinte proporção por jogo/prova:
7.1 Atletismo: 03 alunos por prova;
7.2 Basquetebol: 14 alunos;
7.3 Futsal: 14 alunos;
7.4 - Ginástica Rítmica: livre a participação de alunos, de acordo com a limitação da DRE;
7.5 - Ginástica Artística: livre a participação de alunos, de acordo com a limitação da DRE;
7.6 Handebol: 14 alunos;
7.7 Judô: livre a participação de alunos;
7.8 Natação: 08 alunos por prova, de acordo com a limitação da DRE;
7.9 Voleibol: 14 alunos;
7.10 Tênis: livre a participação de alunos, de acordo com a limitação da DRE;
7.11 Tênis de Mesa: 06 alunos por categoria e sexo, de acordo com a limitação da DRE;
7.12 - Rugby Tag: 14 alunos;
§ 1º - Será permitida a inscrição nas relações nominais de até 20 (vinte) alunos nas modalidades coletivas indicadas nos subitens anteriores para efeito de possíveis substituições.
§ 2º - As vagas remanescentes serão distribuídas na seguinte ordem: entre as escolas da respectiva DRE e em seguida para as DREs que necessitem de vagas.
8. A equipe da Fase Regional deverá permanecer inalterada para a participação nas fases posteriores.
8.1 - Será permitida somente na categoria infantil, em qualquer tempo, respeitado o período de 48 horas que antecedem o jogo, a inclusão de até três educandos nas modalidades coletivas, mediante comprovação de impossibilidade de participação do quadro de aducandos inicial e autorização da respectiva DRE.
IV - Da Participação:
1. Somente poderão participar das Olimpíadas Estudantis os educandos matriculados na Rede Municipal de Ensino, representando a Unidade Escolar em que estiverem matriculados.
1.1 - Somente poderão participar das Olimpíadas Estudantis representando os Centros Educacionais Unificados CEU, os educandos regularmente matriculados nas atividades desenvolvidas e devidamente cadastrados no sistema EOL.
1.2 - É vedada a participação do mesmo educando, na mesma modalidade e em diferentes instituições.
1.2.1 - A equipe do CEU que estiver em situação irregular, referida no subitem anterior, será desclassificada.
2. Em todos os jogos e em todas as Fases, é obrigatória a apresentação de documento original: Carteira de Identidade (RG), Passaporte, Carteira de Trabalho.
2.1 Na impossibilidade de apresentação dos documentos supracitados será permitida a apresentação de cópia autenticada ou simples da Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento ou Ficha EOL/RGA (constando todos os dados do educando) ou memorando da Unidade Educacional assinado pelo Diretor da Unidade Escolar comprovando a matricula do(s) educando(s) na Unidade Educacional.
3. A delegação esportiva deverá ser dirigida, em todas as disputas, por um(a) Professor(a) de Educação Física da Unidade Educacional.
3.1 - Na impossibilidade, o Diretor de Escola/Gestor deverá encaminhar outro professor para acompanhar a(s) equipe(s), com sua autorização expressa, independente de sua área de formação.
4. É vedada a participação do mesmo educando, das Categorias Mirim e Pré-Mirim, em mais que uma modalidade esportiva coletiva, na mesma instituição.
4.1 - Os educandos da Categoria Infantil poderão participar em até 2 (duas) modalidades coletivas.
5. Os educandos que necessitarem do uso de óculos, por necessidade, poderão participar dos jogos usando-os, desde que acompanhados de uma autorização, que será formulada e entregue pela Comissão Organizadora a todas as DREs, preenchida e assinada pelo seu pai ou responsável.
5.1 - O professor, nesta condição, não será considerado como responsável pelo educando;
5.2 - Somente será considerada válida a autorização para uso de óculos emitida pela Comissão Organizadora.
5.3 A autorização para uso de óculos deverá ser apresentada em todos os jogos/eventos.
6. A Comissão Organizadora não se responsabilizará por acidentes sofridos ou causados pelos participantes que estejam em desacordo com as orientações deste evento, durante todo o período de realização.
V - Das Formas de Disputa:
1. Na Fase Regional, o sistema de disputa será correspondente ao número de equipes inscritas em cada Diretoria Regional de Educação, observado o seguinte padrão:
1.1. Até 05 (cinco) equipes: turno único entre os participantes;
1.2. 06 (seis) ou mais equipes: divisão em grupos de, no mínimo, 03 (três) e, no máximo, 04 (quatro) participantes, conforme segue:
1.2.1. 06 (seis) a 08 (oito) equipes: Fase Classificatória com 2 (dois) grupos (A e B), onde todos os participantes jogam contra todos de seus respectivos grupos, e classificam-se os 2 (dois) primeiros colocados de cada grupo para a Fase Final, realizando a disputa de 1º a 4º lugar em 04 (quatro) jogos, conforme segue:
- Jogo 1: 1º Colocado do Grupo A X 2º Colocado do Grupo B;
- Jogo 2: 1º Colocado do Grupo B X 2º Colocado do Grupo A;
- Jogo 3: Perdedor do Jogo 1 X Perdedor do Jogo 2 (Disputa de 3º Lugar);
- Jogo 4: Vencedor do Jogo 1 X Vencedor do Jogo 2 (Final);
1.2.2. 09 (nove) a 11 (onze) equipes: Fase Classificatória com 03 (três) grupos (A, B e C), onde todos os participantes jogam contra todos de seus respectivos grupos, e classificam-se os primeiros colocados de cada grupo para a Fase Final, disputada em grupo único, todos jogando contra todos, a fim de apurar o
1º, 2º e 3º colocados;
1.2.3. 12 (doze) a 16(dezesseis) equipes: Fase Classificatória com 04 (quatro) grupos (A, B, C e D), onde todos os participantes jogam contra todos de seus respectivos grupos, e classificam-se os primeiros colocados de cada grupo para a Fase Final, realizando a disputa de 1º a 4º lugar em 04(quatro) jogos
conforme segue:
- Jogo 1: 1º Colocado do Grupo A X 1º Colocado do Grupo D;
- Jogo 2: 1º Colocado do Grupo B X 1º Colocado do Grupo C;
- Jogo 3: Perdedor do Jogo 1 X Perdedor do Jogo 2 (Disputa de 3º Lugar);
- Jogo 4: Vencedor do Jogo 1 X Vencedor do Jogo 2 (Final);
1.2.4. 17(dezessete) equipes: Fase Classificatória com 05(cinco) grupos (A, B, C, D e E), onde todos os participantes jogam contra todos de seus respectivos grupos, e classificam-se os primeiros colocados de cada grupo para a Fase Final, disputada em grupo único, todos jogando contra todos, a fim de apurar o
1º, 2º e 3º colocados;
1.2.5. 18(dezoito) a 23(vinte e três) equipes: Fase Classificatória com 06(seis) grupos (A, B, C, D, E e F), onde todos os participantes jogam contra todos de seus respectivos grupos, e classificam-se os primeiros colocados de cada grupo para a Fase Semifinal, que será composta de 02(dois) novos grupos (G e H), divididos da seguinte forma:
- Grupo G: 1º colocados dos Grupos A, C e E;
- Grupo H: 1º colocados dos Grupos B, D e F;
1.2.5.1 - Desta fase, classificam-se os 02(dois) primeiros de cada grupo para a Fase Final, realizando a disputa de 1º a 4º lugar em 04(quatro) jogos, conforme segue:
- Jogo 1: 1º Colocado do Grupo G X 2º Colocado do Grupo H;
- Jogo 2: 1º Colocado do Grupo H X 2º Colocado do Grupo G;
- Jogo 3: Perdedor do Jogo 1 X Perdedor do Jogo 2 (Disputa de 3º Lugar);
- Jogo 4: Vencedor do Jogo 1 X Vencedor do Jogo 2 (Final);
1.2.6. 24 (vinte e quatro) a 32 (trinta e duas) equipes: Fase Classificatória com 08(oito) grupos (A, B, C, D, E, F, G e H), onde todos os participantes jogam contra todos de seus respectivos grupos, e classificam-se os primeiros colocados de cada grupo para a Fase Final, que será disputada no sistema de eliminatória simples, da seguinte forma:
- Jogo 1 - 1º do Grupo A x 1º do Grupo B;
- Jogo 2 - 1º do Grupo C x 1º do Grupo D;
- Jogo 3 - 1º do Grupo E x 1º do Grupo F;
- Jogo 4 - 1º do Grupo G x 1º do Grupo H;
- Jogo 5 - Vencedor Jogo 1 x Vencedor Jogo 2;
- Jogo 6 - Vencedor Jogo 3 x Vencedor Jogo 4;
- Jogo 7 - Perdedor Jogo 5 x Perdedor Jogo 6 (3º e 4º);
- Jogo 8 - Vencedor Jogo 5 x Vencedor Jogo 6 (1º e 2º);
1.3. Classificar-se-á para a próxima fase o primeiro colocado de cada Diretoria Regional de Educação.
2. Fase Municipal: Será disputada em 02 (duas) Etapas.
2.1 - Na 1ª Etapa, denominada Polo as Diretorias Regionais de Educação serão divididas em 04 (quatro) polos regionais definidos da seguinte forma:
- Polo 1: FB, BT e PJ;
- Polo 2: SM, G e MP;
- Polo 3: PE, IQ e JT;
- Polo 4: CS, SA, CL e IP.
2.2 O sistema de disputa da fase Polo ocorrerá da mesma maneira em todos os Polos, sendo em grupo único, todos contra todos.
2.2.1. O primeiro colocado de cada Pólo estará classificado para a próxima etapa.
2.3 - A 2ª Etapa, denominada Final Municipal, consistirá nas disputas de Semi-Final, disputa de 3º e 4º lugares e Final e será disputada pelas equipes campeãs de cada Polo, definidas em sorteio pelos membros do Grupo de Trabalho, e ocorrerá da seguinte forma:
- Classificados do Polo 1 X Classificados do Polo 3;
- Classificados do Polo 2 x Classificados do Polo 4.
2.3.1 - A Etapa Semi-Final será objeto de sorteio, com data a ser previamente divulgada pela Comissão Organizadora, e seu resultado comunicado em boletim informativo.
2.3.2 - Na Etapa Final, os vencedores das Semi-Finais se classificam para a Final, e as demais equipes disputam o 3º e 4º lugares.
VI - Dos Jogos:
1. Fase Regional: Os jogos terão início em locais e horários determinados por cada Diretoria Regional de Educação e poderão ser realizados no 1º e 2º semestres, até a data limite de 15 (quinze) dias antes do início da Fase Municipal (Fase Polo).
VII - Das Penalidades:
1. O atleta expulso estará automaticamente suspenso do jogo subseqüente da competição e, dependendo da gravidade da transgressão, poderá receber outras punições impostas pelo Grupo de Trabalho.
2. Aplica-se a disposição do item anterior a dirigentes, técnicos e orientadores de equipe.
3. O atleta ou dirigente que participar do jogo relativo à suspensão automática acarretará a desclassificação automática da equipe, na modalidade e categoria em que tenha ocorrido a infração.
4. Caberá aplicação de penas disciplinares, à Unidade Educacional, aos servidores municipais envolvidos e aos atletas que tenham incorrido nas seguintes infrações:
4.1 - prejudicar o bom andamento da competição;
4.2 - promover desordens antes, durante e depois, num perímetro de até trezentos metros de distância dos locais onde os mesmos estão sendo realizados;
4.3 - incentivar os atletas ao desrespeito às autoridades;
4.4 - estimular os atletas à prática de violência;
4.5 - proferir palavras ou fazer gestos ofensivos à moral;
4.6 - atirar objetos dentro dos locais dos jogos;
4.7 - invadir os locais de jogos;
4.8 - agressão mútua entre servidores municipais;
4.9 - faltar com respeito às autoridades ou Dirigentes da competição;
4.10 - agredir/tentar agredir árbitros, dirigentes de Unidade Educacional, demais autoridades ou adversários;
4.11 - depredar as instalações ou locais dos jogos.
4.12 - deixar de zelar pela limpeza e higiene do local de realização.
5. Poderão ser aplicadas as seguintes medidas disciplinares:
5.1 - advertência por escrito;
5.2 - suspensão;
5.3 - eliminação da competição;
5.4 - suspensão da competição por um ano.
6. A Unidade Escolar deverá justificar a ausência, por escrito, perante a Organização, até às 18h do segundo dia útil após ter sido efetivado o abandono e/ou WO no jogo ou competição.
6.1. Na hipótese de descumprimento do disposto neste item, a Unidade Educacional ficará impedida de participar no ano seguinte, na modalidade, categoria e gênero, ficando, ainda, sujeita às sanções que poderão vir a ser aplicadas pelo Grupo de Trabalho.
VIII - Da Comissão Disciplinar:
1. As Diretorias Regionais de Educação na Fase Regional, assim como SME/ COCEU, na Fase Municipal e Federação do Desporto Escolar FEDEESP formarão uma Comissão Disciplinar para, em sua respectiva área de atuação, julgar todos os atos e representações a ela interpostos.
1.1 - Para a composição da Comissão Disciplinar Regional, a Diretoria Regional de Educação deverá encaminhar a identificação dos membros para a Comissão Especial/ SME.
1.2 - Para efeito de identificação dos membros da Comissão Disciplinar Regional, serão necessários os seguintes dados: nome completo, RF e Unidade Educacional.
1.3 -Todos os recursos, as decisões tomadas e recursos julgados pelas comissões regionais, devem ser emitidos com cópias para a Comissão Disciplinar Municipal.
1.4 - A Comissão Disciplinar Regional deverá atuar em consonância com a Comissão Disciplinar Municipal.
IX - Dos Recursos:
1. Na Fase Regional compete ao Professor responsável e ao Diretor da Escola/ Gestor do CEU, interpor recurso, no prazo máximo compreendido entre o dia da ocorrência até às 17h do dia útil subsequente.
2. Na Fase Municipal, os recursos deverão ser entregues, por escrito, no prazo de até 02 (duas) horas após a ocorrência do fato, para um dos representantes da respectiva Comissão Disciplinar Municipal.
2.1 Na Fase Municipal poderá o membro do Grupo de Trabalho receber, analisar e tomar a decisão cabível.
X - Dos Árbitros:
1. Na Fase Regional, os árbitros serão indicados pelos responsáveis da organização do evento nas Diretorias Regionais de Educação, e na Fase Municipal, pela Comissão Organizadora.
2. Os árbitros deverão seguir as orientações e recomendações do esporte educacional.
3. Os árbitros deverão ter conhecimento integral do Regulamento e Boletins Informativos para a realização dos jogos/eventos.
XI - Da Premiação:
1. Modalidades Coletivas:
1.1 Na Fase Regional, serão premiadas com medalhas e troféus as 03 (três) primeiras Unidades Educacionais de cada modalidade esportiva.
1.2 Na Final Municipal, das modalidades coletivas, serão premiadas com medalhas e troféus as 04 (quatro) primeiras Unidades Educacionais de cada modalidade esportiva;
2. A premiação das modalidades individuais obedecerá ao previsto no regulamento específico da modalidade.
XII - Do Regulamento Técnico:
1. As competições serão regidas pelas regras vigentes das respectivas Confederações/Federações e suas especificações encontram-se nos
Anexos I, II, III e IV, partes integrantes desta Portaria.
2. As equipes inscritas deverão ser conhecedoras das Leis nacionais, das regras e regulamentos das Confederações e Federações especializadas e dos termos desta Portaria.
3. As decisões dos árbitros serão finais e delas não caberão recursos.
Art. 9º - O VII INTERCEUS acontecerá nos Centros Educacionais Unificados CEUs, observadas as seguintes regras:
I - Das Finalidades:
1 - O VII INTERCEUS tem como finalidade precípua a necessidade de ampliação dos espaços dos educandos que participam de projetos ou atividades nas Unidades Educacionais.
1.1 - Poderão participar do VII INTERCEUS os educandos regularmente matriculados, participantes dos projetos ou atividades esportivas desenvolvidas em cada CEU.
1.2 - Fica vedada a participação do educando como representante de mais que uma unidade do CEU, podendo o mesmo participar por alguma EMEF.
2 - A participação dos educandos e das equipes no VII INTERCEUS observará os mesmos regulamentos estabelecidos para as X Olimpíadas Estudantis.
II - Dos Regulamentos:
1. As modalidades do VII INTERCEUS encontram-se definidas nos regulamentos contidos nos Anexos I, II, III e IV, partes integrantes da presente Portaria.
Art. 10 - O Regulamento Geral das Olimpíadas Estudantis da Rede Municipal de Ensino para os alunos com deficiência fica estabelecido conforme segue:
I - Das Finalidades:
1. Com o intuito de incluir todos os alunos da Rede Municipal de Educação, utilizando o esporte como um dos instrumentos que favorecem este processo, será organizada a modalidade de Atletismo Paralímpico.
II - Da Participação:
1. Poderão participar do Atletismo Paralímpico os educandos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental - EMEFs, Escolas Municipais Bilíngues para Surdos EMEBSs, Centros Educacionais Unificados CEUs e Centros Integrado de Educação de Jovens e Adultos CIEJAs, com as seguintes deficiências:
1.1 - Física;
1.2 - Intelectual;
1.3 - Sensorial;
1.4 - Múltiplas.
2. O educando com deficiência poderá participar da modalidade especificada conforme regulamento próprio.
III - Do Regulamento:
ATLETISMO PARALÍMPICO
1. - A competição de Atletismo - Categoria Paralímpica é destinada a educandos com deficiência física, sensorial, intelectual e/ou múltiplas deficiências e síndromes associadas a alguma deficiência, regularmente matriculados na Rede Municipal de Ensino e matriculados nos cursos esportivos dos CEUs.
1.1 - Serão realizadas as provas individuais que tenham, no mínimo, 02 (dois) educandos.
1.2 - Composição das equipes e provas a serem realizadas:
1.3 - A equipe será composta com 02 (dois) técnicos, quando:
1.3.1 - O número de educandos da categoria adaptada for acima de 03 (três) alunos;
1.3.2 - O número de educandos da categoria adaptada com composição de masculino e feminino.
1.4 - Classificação clínica das categorias:
Categoria Quadro Clínico
1.4.1 -Educando com deficiência visual
1.4.2 - Educando com deficiência intelectual
1.4.3 - Educando com deficiência física em membros inferiores
1.4.4 - Educando com deficiência física em membros superiores
1.4.5 - Educando que faz uso de cadeira de rodas para se locomover
1.4.6 - Educando com deficiência auditiva
1.4.7 - Educando com deficiência visual e auditiva
1.4.8 - Múltiplas deficiências e síndromes associadas a alguma deficiência
1.5 - No momento da inscrição, deverão ser apontadas e encaminhadas para a DRE, a listagem dos educandos com múltiplas deficiências e/ou síndrome indicando sua especifidade.
1.6 - Serão realizadas as seguintes provas:
Provas de pista:
- 25 metros rasos;
- 50 metros rasos;
- 50 metros rasos com condução (para educandos cadeirantes);
- 75 metros rasos;
- 100 metros rasos.
Provas de campo:
- Lançamento de pelota;
- Salto em Distância
1.6.1 - Nas provas de pista, os educandos de todas as categorias, deverão correr raiados.
1.6.2 - O educando não será desclassificado quando invadir a raia do atleta que estiver a sua frente.
1.6.3 - No salto em distância, para todas as categorias, será demarcada uma área para o educando impulsionar, com material de cal, em uma área de 1 metro de comprimento, a contar do início da caixa de queda e em toda largura do corredor de salto.
1.6.4 - O salto será real, ou seja, o salto será medido no ponto em que o aluno/atleta deixou a marca do pé, na área de impulsão.
1.6.5 - No caso do educando/atleta saltar antes da área de impulsão, o salto será medido, a partir do início da área de impulsão.
1.6.6 A classificação dos educandos nas eliminatórias, considerando o padrão funcional diferenciado apresentado pelos educandos/atletas da categoria 5, será definida pelo melhor tempo comparado em todas as séries.
1.6.7 - A Organização não fornecerá guia para as categorias 1 e 7, devendo cada delegação trazer o seu guia.
1.6.8 - O educando/atleta das categorias 1 e 7 serão acompanhados no local da prova, somente pelo seu guia, não sendo autorizada a entrada do técnico.
1.7 - As Unidades Educacionais/ CEUs deverão confirmar, via endereço eletrônico conforme determinação da Secretaria Municipal de Educação, a relação nominal de cada prova dos educandos, em formulário próprio, sem o qual não poderão participar das provas.
1.8- Até 30 (trinta) minutos antes da hora marcada para o início das provas, os educandos deverão comparecer ao local de competição, uniformizados e identificar-se perante a Comissão Organizadora para a confirmação de suas provas.
1.9 - Os educandos deverão usar uniformes apropriados para a competição e receberão da comissão organizadora, números para serem afixados na camiseta.
1.10 - A Reunião Técnica da modalidade, de participação obrigatória para os representantes, será realizada antes do início das provas pela Comissão Organizadora.
Art. 11 - Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário, em especial, a Portaria Intersecretarial SME/SEME nº 05, de 16/05/11.
ANEXO I DA PORTARIA SME/SEME Nº 002, DE 07/06/2016
Especificações do Regulamento Geral das Olimpíadas Estudantis da Rede Municipal de Ensino - Modalidades de Basquetebol, Futsal, Handebol e Voleibol
BASQUETEBOL:
I - Os jogos de Basquetebol serão regidos pelas regras vigentes da Confederação Brasileira de Basquetebol, observadas as exceções previstas neste Regulamento.
II - Cada equipe, nas categorias mirim e pré-mirim, deverá ter no mínimo, a presença de 7 (sete) jogadores no início da partida e, na categoria infantil, deverá ter, no mínimo, a presença de 5(cinco) jogadores.
1 - Caso uma equipe compareça com o número mínimo de jogadores, mas, no decorrer da partida, um educando não possa participar, seja por contusão, por punição ou qualquer outra circunstância, a equipe poderá continuar a partida com até 2(dois) educandos.
III Nas categorias Mirim e Pré-mirim, será obrigatória a substituição de 02 (dois) novos jogadores ao início do 2º tempo e, no 3º tempo, a formação será livre.
IV - Os educandos que realizaram as substituições obrigatórias no 2º tempo, só poderão ser substituídos, ainda no 2º tempo, por educandos que não participaram no 1º tempo.
V - As partidas serão disputadas em 03 (três) tempos de 08 (oito) minutos corridos cada um, com direito a um tempo técnico de 30 (trinta) segundos por período, com pausa no cronômetro.
VI - Na Etapa Final Municipal, as partidas serão disputadas em 03 (três) tempos de 10 (dez) minutos corridos cada um, com direito a um tempo técnico de 30 (trinta) segundos por período, com pausa no cronômetro.
VII - Na categoria Pré-Mirim deverá ser obedecida a marcação em meia quadra defensiva.
VIII - Os uniformes deverão ser numerados nas camisas ou coletes.
IX - Nas finais, tanto na Etapa Regional quanto na Etapa Final Municipal, caso haja a necessidade de apurar um vencedor ao término do tempo regulamentar de jogo, será utilizado um período de prorrogação de 05 (cinco) minutos.
X - Persistindo o empate na prorrogação, ocorrerá como segue:
1. Será cobrada uma série de 03 (três) lances livres, alternadamente, sendo obrigatória a troca de jogadores, vencendo a equipe que marcar o maior número de pontos.
2. Persistindo ainda o empate, serão cobrados tantos lances livres quantos forem necessários, alternadamente e vencendo a equipe que conseguir a primeira vantagem.
XI. - Os critérios de classificação serão:
1. vitória: 03 (três) pontos;
2. derrota: 01 (um) ponto;
3. derrota por W.O.: -1 (menos um) ponto.
XII - O sistema de desempate será, na ordem:
1. maior número de vitórias;
2. confronto direto (no caso de empate entre duas equipes);
3. melhor saldo de pontos;
4. maior número de pontos marcados;
5. menor número de pontos sofridos;
6. melhor ponto average;
7. Menor número de faltas técnicas cometidas;
8. Menor número de faltas coletivas cometidas;
9. Sorteio público.
XIII - A bola utilizada nos jogos será:
1. Categoria Infantil (masculina) - 7.4;
2. Categoria Mirim (feminina e masculina) e Categoria Infantil (feminina) - 6.4;
3. Categoria Pré-Mirim (masculina e feminina) 6.4;
XIV - Em caso de WO, a equipe presente terá, como resultado da partida, um placar de 20x0.
FUTSAL:
I - Os jogos de Futsal serão regidos pelas regras vigentes da Federação Paulista de Futsal, observadas as exceções previstas neste Regulamento.
II - Cada equipe, nas categorias pré-mirim e mirim, deverá ter, no mínimo, a presença de 05(cinco) jogadores no início da partida, e na categoria infantil deverá ter, no mínimo, a presença de 3(três) jogadores.
1 - Caso uma equipe compareça com o número mínimo de jogadores, mas, no decorrer da partida, um educando não possa participar, seja por contusão, por punição ou qualquer outra circunstância, a equipe poderá continuar a partida com até 3(três)educandos.
III Nas categorias pré-mirim e mirim, será obrigatória a substituição de 02 (dois) novos jogadores ao início do 2º tempo, e, no 3º tempo, a formação será livre.
IV - Caso a equipe inicie a partida com menos de 5(cinco) jogadores, deverá realizar a substituição e/ou inclusão obrigatória dos novos jogadores.
V - Os educandos que realizaram as substituições obrigatórias no 2º tempo, só poderão ser substituídos, ainda no 2º tempo, por educandos que não participaram no 1º tempo.
VI - As partidas serão disputadas em 03 (três) tempos de 08 (oito) minutos corridos cada um, com direito a um tempo técnico de 30 (trinta) segundos por período, com pausa no cronômetro.
VII - Na Etapa Final Municipal, as partidas serão disputadas em 03 (três) tempos de 10 (dez) minutos corridos cada um, com direito a um tempo técnico de 30 (trinta) segundos por período, com pausa no cronômetro.
VIII - Nas Categorias Pré-Mirim e Mirim serão seguidas as recomendações da Federação Paulista de Futsal para as categorias de base quanto à bola de saída e arremesso de meta:
1 - Bola de Saída: Não será válido o tento resultante de bola de saída, mesmo que a bola, em sua trajetória toque ou seja tocada por qualquer atleta, inclusive o goleiro, colocados dentro ou fora da área de meta. Caso aconteça o tento resultante de bola de saída irregular, o reinício de jogo dar-se-á com um arremesso de meta a favor da equipe adversária;
2 - Arremesso de Meta: A execução do arremesso de meta terá que ser feita exclusivamente pelo goleiro e com o uso das mãos, não podendo ultrapassar a linha divisória do meio da quadra sem que toque no solo ou em qualquer atleta em sua meia quadra, ou ainda que atleta adversário entre de posse da mesma. 3 - Em caso de irregularidade na execução do arremesso de meta, a equipe será punida com a cobrança de um tiro livre indireto, a favor da equipe adversária, com a bola sendo colocada na divisória do meio da quadra onde a mesma ultrapassou;
IX As partidas obedecerão as alterações nas regras 7 (Cronometrista e Anotador), 12 (Faltas e Incorreções) e 16 (Arremesso Lateral) para todas as categorias:
1 - Pelas alterações na Regra 7, um período de jogo só será encerrado após um chute a gol atingir o seu destino ou após uma cobrança de penalidade máxima, de tiro livre sem barreira ou de tiro livre direto. O final será assinalado pelo apito do árbitro, assim como ocorre no futebol de areia.
2 - Nas Regras 12 e 16, as alterações afetam a atuação dos goleiros. Agora será marcado tiro livre indireto se, depois de controlar a bola, o goleiro voltar a tocar nela na sua metade da quadra, após um passe intencional de um companheiro de equipe, sem que nenhum jogador adversário tenha tocado nela.
3 - A falta será cobrada do local onde a infração tiver ocorrido.
4 - Anteriormente, o goleiro podia jogar em uma posição avançada e tocar novamente na bola após ela cruzar a linha central. Isso não é mais possível agora o goleiro só poderá controlar a bola uma vez na sua própria metade da quadra, por um período de no máximo quatro segundos, e só poderá voltar a tocar na bola após um adversário também ter tocado nela.
X - Os uniformes deverão ser numerados nas camisas ou coletes.
XI - A bola utilizada será:
1 - Na categoria Pré-Mirim, masculina e feminina e Mirim feminino: peso entre 350 a 380 gramas e a circunferência entre 55 e 59 cm (Nº2);
2 - Na categoria Mirim, masculino e Infantil, masculino e feminino: peso entre 410 a 440 gramas e a circunferência entre 61 e 64 cm (Nº5).
XII O uso da caneleira será obrigatório em todas as Fases.
XIII Nas finais, tanto na Etapa Regional quanto na Etapa Final Municipal, na hipótese de haver a necessidade de apurar um vencedor ao término do tempo regulamentar de jogo, será utilizado um período de prorrogação de 05 (cinco) minutos corridos.
XIV - Persistindo o empate na prorrogação, serão adotados os seguintes procedimentos:
1- Será cobrada uma série de 03 (três) penalidades máximas, alternadamente, sendo obrigatória a troca de jogadores, vencendo a equipe que marcar o maior número de gols.
2- Persistindo, ainda, o empate, serão cobradas tantas penalidades máximas quantas forem necessárias, alternadamente, sendo obrigatória a troca de jogadores e vencendo a equipe que conseguir a primeira vantagem.
XV - Os critérios de classificação serão:
1. vitória: 03 (três) pontos;
2. empate: 01 (um) ponto;
3. derrota: zero ponto;
4. derrota por W.O.: -1 (menos um) ponto.
XVI - O sistema de desempate será, na ordem:
1. maior número de vitórias;
2. confronto direto (no caso de empate entre duas equipes);
3. melhor saldo de gols entre as equipes empatadas;
4. maior número de gols marcados;
5. menor número de gols sofridos;
6. melhor gol average;
7. menor número de cartões vermelhos recebidos;
8. menor número de cartões amarelos recebidos;
9. sorteio público.
XVII - Em caso de WO, a equipe presente terá, como resultado da partida, um placar de 3x0.
HANDEBOL:
I - Os jogos de Handebol serão regidos pelas regras vigentes da Confederação Brasileira de Handebol, observadas as exceções previstas neste Regulamento.
II - Cada equipe deverá ter, obrigatoriamente, a presença de no mínimo 7 (sete) jogadores, na categoria Mirim e Pré-Mirim, no início da partida, sendo que na categoria Infantil será obrigatória a presença de no mínimo 5 (cinco) jogadores no início da partida.
1 - Caso uma equipe compareça com o número mínimo de jogadores, mas, no decorrer da partida, um educando não possa participar da mesma, seja por contusão, por punição ou qualquer outra circunstância, a equipe poderá continuar com 5(cinco) educandos.
III - Será obrigatória a substituição de 2 (dois) novos jogadores, na categoria Mirim e Pré-Mirim, ao início do 2º tempo, e, no 3º tempo, a formação será livre.
Parágrafo Único Caso a equipe inicie a partida com menos de 7(sete) jogadores, deverá realizar a substituição e/ou inclusão obrigatória dos novos jogadores.
IV - Os educandos que realizaram as substituições obrigatórias no 2º tempo, só poderão ser substituídos, ainda no 2º tempo, por educandos que não participaram no 1º tempo.
V - As partidas serão disputadas em 03 (três) tempos de 08 (oito) minutos corridos cada um, com direito a um tempo técnico de 30 (trinta) segundos por período, com pausa no cronômetro.
VI - Na Etapa Final Municipal, as partidas serão disputadas em 03 (três) tempos de 10 (dez) minutos corridos cada um, com direito a um tempo técnico de 30 (trinta) segundos por período, com pausa no cronômetro.
VII - Na categoria Pré-Mirim deverá ser utilizado, nos dois primeiros períodos, o sistema defensivo individual em meia quadra defensiva.
VIII - Os uniformes deverão ser numerados nas camisas ou coletes.
IX - A bola utilizada será:
1. Na Categoria Pré-Mirim feminino e masculino e Categoria Mirim feminino = peso entre 230 a 270 gramas e a circunferência entre 49 a 51 cm (Nº1);
2. Nas Categorias Mirim masculino e Categoria Infantil masculino e feminino = peso entre 325 a 400 gramas e a circunferência entre 54 e 56 cm (Nº2);
X - Nas finais, tanto na Etapa Regional quanto na Etapa Final Municipal, caso haja a necessidade de apurar um vencedor ao término do tempo regulamentar de jogo, será utilizado um período de prorrogação de 05 (cinco) minutos corridos.
XI - Persistindo o empate na prorrogação, adotar-se-ão os seguintes procedimentos:
1 - Será cobrada uma série de 03 (três) tiros de sete metros para cada equipe, alternadamente, sendo obrigatória a troca de jogadores, vencendo a equipe que marcar o maior número de gols.
2 - Persistindo, ainda, o empate, serão cobrados tantos tiros de sete metros quantos forem necessários, alternadamente, sendo obrigatória a troca de atletas para a cobrança e vencendo a equipe que conseguir a primeira vantagem.
XII - Os critérios de classificação serão da seguinte forma:
1 - vitória: 03 (três) pontos;
2 - empate: 01 (hum) ponto;
3 - derrota: 00 (zero) ponto;
4 - derrota por W.O.: -1 (menos um) ponto.
XIII - O sistema de desempate será, na ordem:
1- maior número de vitórias;
2- confronto direto (no caso de empate entre duas equipes);
3- melhor saldo de gols entre as equipes empatadas;
4- maior número de gols marcados;
5- menor número de gols marcados;
6- melhor gol average;
7- menor número de cartões vermelhos recebidos;
8 - menor número de exclusões (2 minutos) recebidos;
9 - menor número de cartões amarelos recebidos;
10 - sorteio público.
XIV - Em caso de WO, a equipe presente terá, como resultado da partida, um placar de 10x0.
VOLEIBOL:
I - Os jogos de Voleibol serão regidos pelas regras vigentes da Confederação Brasileira de Voleibol, observadas as exceções previstas neste Regulamento.
II - Cada equipe deverá ter, obrigatoriamente, a presença de 8(oito) jogadores, na categoria Mirim e Pré-Mirim, no início da partida, sendo que na Categoria Infantil será obrigatória a presença de no mínimo 6(seis) jogadores.
1 - Caso uma equipe compareça com o número mínimo de jogadores, mas, no decorrer da partida, um educando não possa participar da mesma, seja por contusão, por punição ou qualquer outra circunstância, a equipe será declarada perdedora por WO.
III - Será obrigatória a substituição de 2(dois) novos jogadores, na categoria Mirim e Pré-Mirim, ao início do 2º tempo, e, no 3º tempo, a formação será livre.
IV - Os educandos que realizaram as substituições obrigatórias no 2º set, só poderão ser substituídos, ainda no 2º set, por educandos que não participaram no 1º set.
V - Na Categoria Pré Mirim é obrigatório o uso do sistema de jogo 6 x 0.
VI - As partidas de Voleibol serão disputadas em melhor de 03 (três) sets pelo sistema tie break de 21 (vinte e um) pontos para os dois primeiros sets e de 15 (quinze) pontos para o terceiro set.
VII - O tamanho da bola será igual para todas as categorias: peso entre 260 a 280 gramas e a circunferência entre 65 e 67 cm.
VIII - A altura da rede será:
1 - Categoria Pré-Mirim: Masc. 2,00m e Fem. 2,00m;
2 - Categoria Mirim: Masc. 2,20m e Fem. 2,10m;
3 - Categoria Infantil: Masc. 2,30m e Fem. 2,20m.
IX - Os uniformes deverão ser numerados nas camisas ou coletes.
X - Os critérios de classificação serão:
1 - vitória: 3 (três) pontos;
2 - derrota : 0 (zero) ponto;
3 - derrota por W.O.: -1 (menos um) ponto.
XI - O sistema de desempate será:
1 - maior número de vitórias;
2 - confronto direto (no caso de empate entre duas equipes);
3 - melhor set average;
4 - melhor ponto avarege;
5 - maior número de pontos marcados;
6 - menor número de pontos sofridos;
7- sorteio público.
XII - Em caso de WO, a equipe presente terá, como resultado da partida, um placar de dois sets de 21x0 cada.
XIII Somente poderão ser executados os seguintes tipos de saque em cada categoria:
1 - Pré-mirim: saque por baixo. Da zona de saque até 3(três) metros em direção à rede;
2 - Mirim: saque por baixo, saque anteroposterior lateral ou por cima sem salto;
3 - Infantil: livre.
EXPLICAÇÃO SOBRE O AVERAGE
1 - O average é uma média, feita a partir da divisão do número de pontos/gols/sets pró pelo número de pontos/gols/sets contra;
- Ex: no basquetebol masculino, categoria mirim, uma equipe marcou 15 pontos e sofreu 10. Seu ponto average será 15:10=1,5;
Obs: se uma equipe não sofreu/perdeu nenhum ponto/gol/set, ela terá o melhor average, pois não existe divisão por 0 (zero).
ANEXO II DA PORTARIA SME/SEME Nº 002, DE 07/06/2016
Especificações do Regulamento Geral das Olimpíadas Estudantis da Rede Municipal de Ensino Modalidade Judô.
JUDÔ:
I Participação:
1- As classes, divididas pela faixa etária e peso dos atletas, seguem conforme tabela abaixo:
GÊNERO MASCULINO
CATEGORIA PRÉ-MIRIM MIRIM INFANTIL
NASCIDOS EM Até 2004 2003 e 2002 2001, 2000 e 1999
IDADE Até 12 anos 13/14 15/16/17
SUPER LIGEIRO Até 28 kg Até 36 kg Até 51 kg
LIGEIRO + 28 kg até 31 kg + 36 kg até 40 kg + 51 kg até 55 kg
MEIO LEVE + 31 kg até 34 kg + 40 kg até 44 kg + 55 kg até 60 kg
LEVE + 34 kg até 38 kg + 44 kg até 48 kg + 60 kg até 66 kg
MEIO MÉDIO + 38 kg até 42 kg + 48 kg até 53 kg + 66 kg até 73 kg
MÉDIO + 42 kg até 47 kg + 53 kg até 58 kg + 73 kg até 81 kg
MEIO PESADO + 47 kg até 52 kg + 58 kg até 64 kg + 81 kg até 90 kg
PESADO + de 52 kg + de 64 kg + de 90 kg
GÊNERO FEMININO
CATEGORIA PRÉ-MIRIM MIRIM INFANTIL
NASCIDOS EM Até 2004 2003 e 2002 2001, 2000 e 1999
IDADE Até 12 anos 13/14 15/16/17
SUPER LIGEIRO Até 28 kg Até 36 kg Até 40 kg
LIGEIRO + 28 kg até 31 kg + 36 kg até 40 kg + 40 kg até 44 kg
MEIO LEVE + 31 kg até 34 kg + 40 kg até 44 kg + 44 kg até 48 kg
LEVE + 34 kg até 38 kg + 44 kg até 48 kg + 48 kg até 52 kg
MEIO MÉDIO + 38 kg até 42 kg + 48 kg até 53 kg + 52 kg até 57 kg
MÉDIO + 42 kg até 47 kg + 53 kg até 58 kg + 57 kg até 63 kg
MEIO PESADO + 47 kg até 52 kg + 58 kg até 64 kg + 63 kg até 70 kg
PESADO + de 52 kg + de 64 kg + de 70 kg
2 - Não deverá haver substituição de um atleta. Tal hipótese somente poderá ocorrer quando o atleta estiver inscrito na competição e mudar de categoria de peso, devendo o Professor comunicar a mesa de controle na pesagem.
3 - Os participantes deverão comparecer de quimono e chinelo de material plástico ou borracha.
II - Sistema da Competição:
1 - Para apurar os vencedores será utilizado o sistema de eliminatória simples sem repescagem. Os perdedores dos finalistas estão classificados em terceiros lugares e os finalistas disputarão o primeiro e segundo lugar da categoria.
2 - Os tempos de combate serão distintos para cada classe, o tempo deverá ser com o cronômetro parando no mate, a saber:
2.1- PRÉ-MIRIM e MIRIM - 03 (três) minutos;
2.2 - INFANTIL - 04 (quatro) minutos.
3 - As disputas serão regidas pelas Regras de Arbitragem emanadas dos órgãos superiores: Confederação Brasileira de Judô e Federação Paulista de Judô.
4 - Não haverá o golden score. Ao término do tempo regulamentar, se houver empate, ele deverá ser decidido por Hantei (nas bandeiras pelos árbitros).
5 - Caso um atleta não compareça para o combate ao ser chamado, o árbitro deverá dar vitória ao atleta que comparecer ao combate.
6 - O atleta que não comparecer com quimono, terá mais 05(cinco) minutos para providenciar o mesmo. Caso não consiga estará automaticamente desclassificado.
III - Técnico Dirigente:
1 - Cada escola inscrita poderá indicar até dois professores como Técnico e Auxiliar Técnico, devidamente credenciados, que terá a função específica de orientar os atletas ANTES DO COMBATE E NÃO TERÃO DIREITO DE FICAR AO LADO DA ÁREA ORIENTANDO O ATLETA. O TÉCNICO PODE FICAR NA ARQUIBANCADA ORIENTANDO SEU ATLETA.
2 -Técnico e o auxiliar terão, também, a responsabilidade de manter seus atletas fora das áreas de competição, quando forem convocados, bem como, por manter a disciplina de sua equipe.
IV - Pesagem:
1 - A pesagem dos atletas será realizada com antecedência mínima de uma hora e no máximo de três horas do início das competições da categoria.
2 - De acordo com as regras de arbitragem, os atletas deverão participar com judogui branco e/ou judogui azul.
2.1 - Atletas do gênero deverão vestir colante inteiramente branco sob o judogui.
3 - Será recomendado, ainda, que seja fixado no lado esquerdo do judogui o distintivo ou o nome da escola que o atleta representar, bem como, estar calçando chinelo de material plástico ou borracha, para transitar no local.
3.1 - O uso de outras inscrições no judogui, com propaganda de patrocinadores, só será permitido na parte posterior e deverão obedecer as dimensões máximas fixadas pela Confederação Brasileira de Judô.
ANEXO III DA PORTARIA SME/SEME Nº 002, DE 07/06/2016
Especificações do Regulamento Geral das Olimpíadas Estudantis da Rede Municipal de Ensino Modalidades de Natação, Atletismo, Ginástica Artística e Ginástica Rítmica.
NATAÇÃO:
I Das Categorias:
1. Infantil (educandos com até 17 anos completos no ano)
2. Mirim (educandos com até 14 anos completos no ano)
3. Pré-Mirim (educandos com até 12 anos completos no ano)
4. Sub-10 (educandos com até 10 anos completos no ano)
II As provas de Natação serão as seguintes:
1. CATEGORIA INFANTIL MASCULINO E FEMININO
- 50m LIVRE;
- 100m LIVRE;
- 50m COSTAS;
- 50m PEITO;
- 50m BORBOLETA;
-100m MEDLEY;
-Revezamento 4x50m LIVRE.
2. CATEGORIA MIRIM MASCULINO E FEMININO
- 25m LIVRE;
- 50m LIVRE;
- 25m COSTAS;
- 25m PEITO;
- 25m BORBOLETA;
- 100m MEDLEY;
-Revezamento 4x25m LIVRE.
3. CATEGORIA PRÉ-MIRIM MASCULINO E FEMININO
- 25m LIVRE;
- 50m LIVRE;
- 25m COSTAS;
- 50m COSTAS;
- 25m PEITO;
- 25m BORBOLETA;
- Revezamento 4x25m LIVRE.
4. CATEGORIA SUB-10 MASCULINO E FEMININO
- 25m LIVRE;
- 50m LIVRE;
- 25m COSTAS;
- 50m COSTAS;
- 25m PEITO;
- 25m BORBOLETA;
- Revezamento 4x25m LIVRE.
III- Cada equipe poderá inscrever até 4(quatro)educandos por prova e nas provas de revezamento 1(uma) equipe por categoria, composta por 5(cinco) alunos, sendo um reserva.
IV- Cada nadador poderá participar das 02 (duas) provas individuais e 1(um) revezamento.
V- As Unidades Educacionais deverão entregar as relações nominais e retirar as papeletas de provas dos seus educandos ao chegar ao local do evento.
VI- Os resultados das provas serão divulgados durante a competição e ficaram fixados próximo a entrada da piscina.
VII A composição dos educandos das equipes de revezamento poderá ser alterada no dia da competição.
VIII - Se a substituição for necessária pela ausência do(s) educando(s) inscrito(s), ela poderá ser feita por educando(s) devidamente inscrito(s) em outras provas e presente no dia da competição, desde que seja da mesma categoria e sexo.
IX- Premiação
1 - Os educandos serão premiados com medalhas de Participação.
2 - Na Final Municipal serão premiados com medalhas os 1°, 2° e 3° colocados de cada prova.
ATLETISMO:
I Das Categorias:
1- Infantil (educandos com até 17 anos completos no ano)
2 - Mirim (educandos com até 14 anos completos no ano)
3 - Pré-Mirim (educandos com até 12 anos completos no ano)
II As provas de atletismo serão as seguintes:
1 - Categoria Infantil Masculino e Feminino:
- 100 metros;
- 400 metros;
- 800 metros;
- Revezamento 4 x 100 metros;
- Salto em distância;
- Salto em altura;
- Arremesso de Peso (Masc 5 kg e Fem 3 kg.).
2 - Categoria Mirim Masculino e Feminino:
- 75 metros;
- 250 metros;
- 400 metros;
- Salto em distância;
- Salto em altura;
- Arremesso de peso (Masc 4kg e Fem 3kg.);
- Revezamento 4 x 75 metros.
3 - Categoria Pré-Mirim Masculino e Feminino:
- 50 metros;
- 250 metros;
- Salto em distância;
- Salto em altura;
- Lançamento de pelota;
- Revezamento 4 x 50 metros.
III - Nas provas de pista, nenhum aluno poderá participar de mais do que uma prova acima de 250 metros.
IV - Nas provas de salto em distância, mantendo a regra, a medida será tomada da tábua de salto para as categorias infantil e mirim, e salto real para a categoria pré-mirim. Serão realizadas 3(três) tentativas.
V Após todos os educandos terem executado os seus saltos, será publicada a classificação de todos com premiação para os 3(três) melhores colocados.
1- A tábua de impulsão estará adaptada a 01 (um) metro da caixa de areia.
VI - Nas provas de Salto em altura, serão realizadas 2(duas) tentativas em cada altura.
VII - Após todos os educandos terem executado os seus saltos, será publicada a classificação de todos com premiação para os 3(três) melhores colocados.
1 - Fica estabelecido o seguinte índice para o salto em altura:
- Categoria Infantil Masculino 1,20m;
- Categoria Infantil Feminino 1,10m;
- Categoria Mirim Masculino 1,10m;
- Categoria Mirim Feminino 1,00 m;
- Categoria Pré-Mirim Masculino e Feminino 0,90m.
VIII - No lançamento de pelota e arremesso de peso serão executados 3(três) lançamentos.
IX Após todos os educandos terem executado os seus lançamentos, será publicada a classificação de todos com premiação para os 3(três) melhores colocados.
X A composição dos educandos das equipes de revezamento poderá ser alterada no dia da competição.
Parágrafo Único Se a substituição for necessária pela ausência do(s) educandos(s) inscrito(s), ela poderá ser feita por educandos(s) devidamente inscrito(s) em outras provas e presente no dia da competição, desde que seja da mesma categoria e sexo.
XI - As provas de pista serão feitas com critério de final por tempo.
XII- Cada equipe, na respectiva categoria e sexo, poderá inscrever 03 (três) educandos por prova e uma equipe de revezamento, composta por 5(cinco) educandos, sendo um reserva.
XIII - Cada educando poderá participar, no máximo, em 02 (duas) provas mais o revezamento e apenas por uma Escola.
XIV - Premiação
1 - Na Fase Regional serão premiados com medalhas os 1°, 2° e 3° colocados de cada prova.
2 - Na Final Municipal serão premiados com medalhas os 1°, 2° e 3° colocados de cada prova.
3 - Nas etapas Regionais, todos os educandos presentes receberão medalhas de participação.
4 - Na etapa Final Municipal, os educandos dos CEU participantes receberão medalhas de 1°, 2° e 3° colocados de cada prova.
5 - Na etapa Final Municipal, todos os educandos dos CEU participantes receberão medalhas de participação.
XV- A Fase Final Municipal será realizada, por prova em ambos os sexos, com a participação dos 1º colocados de cada categoria e prova da Fase Regional, aplicando-se a mesma regra para os revezamentos.
XVI- As entidades deverão entregar as relações nominais (Fase Regional e Final Municipal), conferir e retirar as papeletas de provas dos seus educandos na mesa de conferência.
XVII - Os resultados das provas serão divulgados durante a competição e ficarão fixados próximo a entrada da pista.
GINÁSTICA ARTÍSTICA
I Durante as provas serão obedecidas às regras oficias e demais determinações vigentes adotadas pela Federação Paulista de Ginástica, observadas as exceções previstas neste Regulamento.
II - Os participantes serão divididos nos seguintes níveis:
1. Nível A: Iniciante;
2. Nível B: Intermediário;
3. Nível C: Avançado;
4. Nível D: Elite
III - A disputa na Ginástica Artística ocorrerá em dois aparelhos: Solo e Salto.
IV - Os educandos poderão participar de 1(uma) ou das 2(duas) provas, com exercícios de níveis diferentes entre os níveis A, B, C e D, realizando uma progressão entre iniciantes, intermediário, avançado e elite.
Solo
V - A série de solo deverá conter todos os elementos obrigatórios com composição livre. Toda série terá o somatório de até 10(dez) pontos.
Nível A - Iniciantes:
Posição inicial livre (para feminino) posição fundamental (para masculino);
Equilíbrio Facial avião 2(dois) segundos) 1.0 ponto;
Salto tesoura (masculino) salto galope (feminino) 1.0 ponto;
Rolamento grupado para frente - 1.0 ponto;
Rolamento grupado para trás - 1.0 ponto;
Vela 1.0 ponto;
Iniciação a parada de mãos (tesourinha ou burrinho) - 1.0 ponto;
Estrela - 2.0 pontos;
Ponte - 1.0 ponto;
Um exercício à escolha (postura do esquadro (calcanhares fora do solo e glúteos apoiados no chão) ou parada de 3 (três) apoios ou posição de flexibilidade (uma abertura de pernas) - 1.0 ponto;
Posição final livre (feminino);
Posição Fundamental (masculino).
Nível B - Intermediário:
Posição inicial livre (para feminino) posição fundamental (para masculino);
Equilíbrio Facial avião (2(dois) segundos) - 1.0 ponto;
Salto tesoura seguido de salto grupado (masculino) e uma sequência de 2(dois) saltos ginásticos (exemplo: galope + grupado, tesoura + gato, espacate + grupado, etc.) - 1.0 ponto;
Rolamento para frente afastado seguido de rolamento para frente grupado - 1.00 ponto;
Rolamento para trás afastado, colocar as mãos entre as pernas, sentar e realizar uma vela - 1.0 ponto;
Parada de mãos (2(dois) segundos) - 1.0 ponto;
Giro de 360º sobre um dos pés (feminino). Pode ser realizado fora do colchão e postura do esquadro (afastado ou fechado, calcanhares fora do solo e glúteos apoiados no chão) (masculino) - 1.0 ponto;
2(duas) estrelas seguidas (a 1ª finaliza na lateral e a 2ª em a fundo (feminino) e a 2ª finaliza com pernas unidas (masculino) - 2.0 pontos;
Ponte 1.0 ponto;
1(um) exercício à escolha (postura de esquadro (feminino), passagem de flexibilidade (masculino) ou parada de 3(três) apoios ou descida na ponte ou estrela com 1(uma) das mãos ou parada de mãos com rolamento) 1.0 ponto;
Posição final livre (feminino);
Posição fundamental (masculino).
Nível C - Avançado:
Posição inicial livre (para feminino), posição fundamental (masculino);
Equilíbrio lateral (desenho de um ípsilon y) - 1.0 ponto;
2(dois) saltos sendo um deles com meia volta 180º no masculino (exemplo: tesoura + grupado com meia volta; estendido, meia volta + grupado; etc.) e 1(uma) sequência de 2(dois) saltos ginásticos para o feminino (exemplo: galope + grupado, tesoura + gato; espacate + grupado, etc.) - 1.0 ponto;
Rolamento para frente de mergulho (peixe) - 1.0 ponto;
Rolamento para trás carpado ou oitava a parada de mãos - 1.0 ponto;
Parada de mãos (2(dois) segundos) seguida de rolamento para frente - 1.0 ponto;
Rodante (rondada) - 1.0 ponto;
Reversão simples (uberschlag) para frente (parada de mãos com queda na ponte e subida da ponte para posição em pé fundamental) - 1.0 ponto;
1(um) giro de 360º sobre 1(um) dos pés (feminino). Pode ser realizado fora do colchão e postura do esquadro calcanhares fora do chão e glúteos apoiados no chão (masculino) - 1.0 ponto;
Passagem de flexibilidade no solo qualquer tipo de abertura, anteroposterior ou lateral - 1.0 ponto;
1(um) exercício a escolha: ponte para trás (descida na ponte,
chute de perna passando na parada de mãos e terminando
no afundo direto), reversão de costas ou estrela com 1(uma)
das mãos ou esquadro -1.0 ponto.
Posição final livre (feminino);
Posição fundamental (masculino).
Nível D Elite
Equilíbrio em ípsilon y por 2(dois) segundos - 1.0 ponto;
Um giro de 360º sobre 1(um) dos pés (feminino). Pode ser realizado fora do colchão e esquadro fechado ou afastado (masculino) - 1.0 ponto;
Reversão lenta de costas (feminino) parada de mãos com meia volta (masculino) - 1.0 ponto;
Rodante + flic - flac - 1.0 ponto;
1(um) elemento acrobático de voo para frente-lado-trás: estrela sem mãos, reversão sem mãos, mortal para frente ou para trás - 2.0 pontos;
Reversão para frente com chegada alternada dos pés (feminino) e chegada simultânea (masculino) - 1.0 ponto;
2(dois) saltos sendo 1(um) deles com 1(uma) volta (360º) no masculino (exemplo: tesoura + grupado com 1(uma) volta; estendido uma volta + grupado; etc.), passagem de dança (mínimo 2(dois) saltos de dança iguais ou diferentes sendo 1(um) dos saltos com grande afastamento anteroposterior das pernas) (exemplo: espacate + gato; espacate + grupado; etc.) (feminino) - 1.0 ponto;
Oitava à parada de mãos -1.0 ponto;
Passagem de flexibilidade no solo qualquer tipo de abertura, anteroposterior ou laterolateral - 1.0 ponto;
Posição final livre (feminino);
Posição fundamental (masculino).
Salto
VI - Serão oferecidos diferentes tipos de salto para cada nível. O educando e ou Professor farão a opção do salto, sendo que a opção pode ser 1(um) salto de cada tipo ou repetir o mesmo salto 2(duas) vezes. Valerá a maior nota obtida entre os saltos executados;
VI.1 - Será permitido à utilização do mini trampolim apenas para o nível B (salto reversão), nível C (salto rodante e salto reversão) nível D (todos os
saltos), sendo que a utilização deste acarretará a diminuição de 0,5(meio) ponto na nota de partida.
Nível A - Iniciantes
Salto grupado com apoio em cima do plinto - 8,0 pontos;
Salto afastado com apoio dos pés no plinto (joelhos estendidos) 9.0 pontos;
Salto afastado com passagem direta 10.0 pontos;
Salto grupado com passagem direta 10.0 pontos.
Nível B Intermediário
Salto afastado com apoio dos pés no plinto (joelhos estendidos) - 8,0 pontos;
Salto grupado sem apoio dos pés (hocke) - 9,0 pontos;
Salto afastado (gratsche) (passagem direta sem apoio) 9,0 pontos;
Salto reversão (uberschlag) - 10,0 pontos.
Nível C Avançado
Salto afastado (gratsche) (passagem direta sem apoio) - 8,0 pontos;
Salto rodante (com apoio das mãos em cima do plinto) - 10,0 pontos;
Salto reversão (uberschlag) - 10,0 pontos.
Nível D - Elite
Salto rodante - 9.0 pontos;
Salto reversão - 9,0 pontos;
Salto rodante seguido de meia volta - 10,0 pontos.
VII A premiação acontecerá da seguinte forma:
Etapa Competição:
1 - Os educandos (as) que obtiverem nota igual ou superior a 16,5 receberão premiação de 1º colocado (a).
2 - Os educandos (as) que obtiverem nota igual ou superior a 15,5 até 16,49 receberão premiação de 2º colocado (a).
3 - Os educandos(as) que obtiverem nota igual ou superior a 15,0 até 15,49 receberão premiação de 3º colocado (a).
4 - Os educandos (as) que obtiverem nota inferior a 14,99 receberão premiação de 4º colocado (a).
GINÁSTICA RÍTMICA
I Durante as provas serão obedecidas às regras oficias e demais determinações vigentes adotadas pela Federação Paulista de Ginástica, observadas as exceções previstas neste Regulamento.
II - As apresentações serão realizadas em conjunto com o aparelho bola (categorias infantil, mirim e pré-mirim) e mãos livres (categorias Sub-10 e Sub- 8), seguindo as seguintes regras:
1 - Cada conjunto deve ser formado por 5(cinco) educandos (as), podendo ter um(a) educandos (a) reserva, sendo que cada educandos (a) poderá fazer parte de apenas 1(um) conjunto;
2 - A coreografia e a música será a mesma para todas as Escolas e categorias, sendo assim uma série obrigatória;
3 - Os elementos corporais serão da ginástica rítmica (equilíbrio, elementos de flexibilidade e ondas, saltos e pivots) além dos elementos do aparelho;
4 - A coreografia e os exercícios serão gravados em um DVD, e também estará disponibilizada no site das competições.
III - O programa de horários das apresentações será estipulado por sorteio prévio.
IV - Será dado um conceito de bom, ótimo e excelente para cada conjunto participante, que obedecerá o seguinte critério de nota:
- Quarto Colocado: até 7,0;
- Terceiro Colocado: 7,01 à 8,0;
- Segundo Colocado: 8,01 à 9,0;
- Primeiro Colocado: 9,01 à 10,0.
V Os conjuntos serão premiados de acordo com as notas com medalhas de 1º, 2º, 3º e 4º colocados.
ANEXO IV DA PORTARIA SME/SEME Nº 002, DE 07/06/2016
Especificações do Regulamento Geral das Olimpíadas Estudantis da Rede Municipal de Ensino - Modalidades de Tênis de Campo e Tênis de Mesa
TÊNIS:
I - Durante os jogos serão obedecidas às regras oficiais vigentes da Confederação Brasileira de Tênis, observadas as exceções previstas neste Regulamento.
II - Da participação:
A participação no torneio deverá ser classificada por idade e sexo, conforme consta nesta Portaria;
III - Das Formas de Disputa:
O sistema de disputa será Eliminatório com Chave A e Chave B.
1 - Todos os educandos iniciarão os jogos na Chave A e, em caso de derrota no primeiro jogo, participarão da Chave B, garantindo no mínimo dois jogos para cada educando.
2 - O sistema de disputa será, jogo em melhor de 03 games ou em sets curtos de 04 games, de acordo com o número de unidades inscritas, cabendo à organização essa decisão, após o fechamento das inscrições.
3 - A disputa e formatação do evento serão definidas de acordo com o número de inscritos.
Das quadras
IV - Os jogos da categoria Pré-Mirim serão realizados em quadras de 18 metros. As categorias Mirim e infantil em quadras de tamanho oficial ou de 18 metros, caso seja necessário.
Premiação
V - Todos os educandos presentes receberão medalhas de participação.
TÊNIS DE MESA:
I - Regulamento:
1 - Durante os jogos serão obedecidas as regras oficiais vigentes da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa, observadas as exceções previstas neste Regulamento;
2 - Cada Unidade Escolar poderá inscrever até 6 (seis) educandos por categoria e sexo, totalizando, no máximo, 36 (trinta e seis) educandos, respeitando o limite de inscrição de cada Regional;
II - Sistema de Disputa
O sistema de disputa será Eliminatório com Chave A e Chave B.
1 - Todos os educandos iniciarão os jogos na Chave A e, em caso de derrota no primeiro jogo, participarão da Chave B, garantindo no mínimo dois jogos para cada educando.
2 - Na chave A, as partidas serão disputadas no sistema melhor de 3 sets de 11(onze) pontos, sendo dois serviços alternados para cada educando;
3 - Na chave B, as partidas serão disputadas em set único de 11(onze) pontos;
RUGBY TAG
I - Disposições Gerais
1 - Todas as partidas serão disputadas de acordo com as Leis do jogo em vigor conforme estipulado pela Federação Paulista de Rugby.
2 - A idade dos educandos deve ser de 10 a 15 anos para categoria M14.
3 - Cada equipe pode inscrever um máximo de 15 educandos por categoria.
4 - Nenhum jogador poderá trocar de equipe durante o campeonato.
5 - Cada equipe fará um mínimo de 3 jogos.
6 - Este Torneio será disputado na categoria mista, portanto TODAS as equipes devem ter pelo menos 1 menina inscrita e participando o tempo todo dos jogos.
II - Inscrições e Modo de Disputa
1 - As inscrições para o torneio de Rugby Tag serão limitadas a 24 (vinte e quatro) equipes.
2 - O sistema de disputa dependerá da quantidade de EMEFs inscritas, sendo definido pela organização após a confirmação de participação.
III - Pontuação
1- Em todas as partidas do campeonato se computarão os seguintes pontos:
- 02 pontos ao vencedor da partida;
- 01 ponto em caso de empate;
- 0 pontos em caso de derrota;
IV - Walk OVER (W.O.)
1 - Após o início do torneio, a regra para o W.O. é a seguinte: será considerado W.O., quando se verificar o não comparecimento em campo de pelo menos 05 atletas devidamente trajados e inscritos, portando a documentação oficial (RG ou Memorando, mais a relação nominal da equipe) original.
V - Critérios de Desempate - Em caso de empate em qualquer colocação, serão utilizados os seguintes critérios na ordem em que se encontram:
1 - Confronto direto;
2 - Maior quantidade de tries marcados nas partidas disputadas entre as equipes em questão;
3 - Maior quantidade de tries marcados durante o Torneio;
4 - Maior quantidade de tries femininos marcados nas partidas disputadas entre as equipes em questão;
5 - Maior quantidade de tries femininos durante o Torneio;
6 - Saldo de pontos (pontos feitos menos pontos sofridos), computando todos os jogos do torneio;
7 - Maior número de pontos feitos, computando todos os jogos do torneio;
8 - A equipe que teve a menor quantidade de cartões vermelhos;
9 - A equipe que teve a menor quantidade de cartões amarelos;
10 - Através de sorteio.
VI - CONDUTA DISCIPLINAR
1 - A punição de cartão amarelo é de 2 minutos fora de jogo.
2 - A punição de cartão vermelho é de exclusão do torneio.
VII Campo de Jogo
1 - O jogo será disputado em 1/2 de campo de Rugby (aproximadamente de 60 x 40 metros).]
VIII - Realização das Partidas
1 - Os árbitros responsáveis pela condução dos jogos passaram pelo Curso de Arbitragem realizado pela Associação Hurra em conjunto com a Federação Paulista de Rugby (FPR) e a Confederação Brasileira de Rugby (CBRu).
2 - Os jogos serão de dois tempos de 07 (sete) minutos, com intervalo de 01 (um) minuto entre os tempos.
3 - Serão 7 jogadores de cada lado.
4 - Por ser um torneio de categoria mista, TODA equipe deve ter pelo menos 1 menina em campo durante os jogos.
5 - Caso a equipe, por qualquer motivo, não possa ter uma menina em campo, a equipe deverá jogar com 9 jogadores.
6 - Cada equipe deverá levar seus TAGs, caso a escola não possua a organização disponibilizara para uso.
7 - Todos os jogadores devem estar uniformizados, inclusive com os TAG´s.
8 - Cada try marcado por uma menina vale 3 pontos e por um menino 1 ponto.
9 - As súmulas dos jogos terão no máximo 15 (quinze) jogadores.
10 - As substituições são livres e devem ser realizadas nos momentos de pausa do jogo, sem a necessidade de informar a arbitragem.
11 - Nenhuma equipe poderá iniciar a partida com menos de 05 (sete) jogadores, mas os restantes poderão entrar em campo no decurso do jogo, com autorização do árbitro.
12 - No decurso do jogo somente poderão permanecer junto à área do jogo um treinador, um socorrista e uma pessoa para levar água, no máximo de três pessoas, desde que devidamente identificados e autorizados pelo árbitro.
IX - Disposição Final
Em caso de dúvidas de interpretação ou omissão deste regulamento, os casos serão julgados pelo Diretor Técnico do torneio e pelos representantes das equipes participantes, excluídos os representantes das equipes envolvidas.
Este texto não substitui o original publicado no Diário Oficial da Cidade de São Paulo