CASA CIVIL DO GABINETE DO PREFEITO

Acessibilidade

PORTARIA EMPRESA DE CINEMA AUDIOVISUAL DE SÃO PAULO - SPCINE Nº 91.602 de 15 de Fevereiro de 2021

Institucionaliza proposta de políticas afirmativas para os programas e ações da Spcine

Portaria

Institucionaliza proposta de políticas afirmativas para os programas e ações da Spcine

A Empresa de Cinema e Audiovisual de São Paulo S.A. (Spcine), no uso de suas atribuições legais e estatutárias e com fundamento no art.2º da Lei Municipal nº 15.929/2013,

RESOLVE:

SEÇÃO I

DISPOSIÇÕES GERAIS

Art.1º Institucionalizar proposta de políticas afirmativas para os programas e ações da Spcine, nos termos desta Portaria.

Art.2º A instituição das políticas afirmativas da Spcine tem por fundamentos:

I- O respeito e a efetividade do princípio constitucional da igualdade material (art.5º, caput) e dos objetivos constitucionais de erradicação das desigualdades sociais (art.3º, III), da promoção do bem de todos sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação (art.3º, IV), da democratização do acesso aos bens culturais (art.215, §3º, IV) e da valorização da diversidade étnica na produção cultural (art.215, §3º, V).

II- A consideração de que o Brasil assumiu compromissos perante a comunidade internacional de implementar políticas de ações afirmativas voltadas a superação de desvantagens experienciadas pela população negra (Programa de Ação, Seção II, arts.99 e 100, do Plano de Ação da III Conferência Mundial da ONU contra o Racismo, a Discriminação Racial, a Xenofobia e Intolerâncias Correlatas).

III- O Estatuto da Igualdade Racial (Lei Federal nº 12.288/2010) que prevê a implementação de programas de ação afirmativa destinados ao enfrentamento das desigualdades étnicas e raciais (art.4º);

IV- A sub-representação das mulheres e da população negra na produção audiovisual brasileira e nos cargos mais elevados desta indústria, segundo dados de estudos promovidos pelo Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual, da ANCINE (“Diversidade de Gênero e Raça na Produção Audiovisual Brasileira” [2016] e “Participação Feminina na Produção Brasileira” [2018]), oriunda de falta de oportunidades de acesso e de políticas de inclusão que promovam diversidade nos processos seletivos e políticas de fomento usuais.

V- O compromisso expresso da Spcine com o desenvolvimento econômico, social e cultural da atividade cinematográfica e audiovisual no município de São Paulo que leva em consideração a redução destas desigualdades e a democratização do acesso às políticas de fomento e ao conteúdo diverso e plural da produção audiovisual nacional.

Art.3º Para os fins desta Portaria, entende-se por políticas afirmativas o conjunto de diretrizes para o alcance de metas de acessibilidade que objetivam a promoção da diversidade e redução da desigualdade étnico-racial e de gênero no acesso às políticas públicas de apoio e fomento ao setor audiovisual promovidas pela Spcine.

Art.4º Para os efeitos desta Portaria e em consonância com o Decreto Municipal nº 57.557/2016, negros, negras ou afrodescendentes são as pessoas que se enquadram como pretos, pardos ou denominação equivalente, conforme estabelecido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), considerando-se a autodeclaração.

§1º A autodeclaração não dispensa a efetiva correspondência da identidade fenotípica da proponente com a de pessoas identificadas socialmente como negras.

§2º O vocábulo “afrodescendente” deve ser interpretado como sinônimo de negro ou negra.

§3º A expressão “denominação equivalente” a que se refere o caput deste artigo abrange a pessoa preta ou parda, ou seja, apenas será considerada quando sua fenotipia a identifique socialmente como negra.

Art.5º Para os efeitos desta Portaria, mulher é a pessoa que se identifica com o gênero feminino compreendida na definição, além das pessoas cisgênero, as pessoas transgênero, transsexuais e travestis.

Art.6º Para os efeitos desta Portaria, Teste de Bechdel é o teste criado pela sueca Ellen Tejler baseado em uma passagem da HQ da quadrinista Alisson Bechdel, na qual duas personagens conversam e dizem ter como regra só assistir um filme se ele tiver duas personagens mulheres com nome que conversem entre si sobre qualquer coisa que não seja homem. O teste permite avaliar a representatividade feminina e suas narrativas em obras audiovisuais.

SEÇÃO II

DAS MEDIDAS PARA IMPLEMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DAS POLÍTICAS AFIRMATIVAS

Art.7º Constituem medidas práticas que podem ser implementadas pela Spcine no escopo das políticas afirmativas:

I- Editais:

a) Pontuação adicional indutora para projetos que contemplem mulheres cis ou pessoas transgênero em cargos como direção, direção de fotografia, roteiros, coordenação de pós de produção (e áreas correlatas para projetos de games), dentre outros.

b) Pontuação adicional indutora para empresas que tenham quadro societário composto majoritariamente por pessoas negras.

c) Estabelecimento de cotas reservadas de disputa e acesso para determinados grupos e categorias ao Edital.

d) Pontuação adicional indutora para distribuição de filmes avaliados positivamente no Teste de Bechdel ou para distribuidoras que tenham catálogo voltado à diversidade, com obras de temática negra, LGBTQIA+ ou dirigidas por mulheres.

e) Composição de Comissões de Seleção plurais e representativas, compostas também por mulheres e pessoas negras, que permitam que narrativas heterogêneas tenham melhores chances de serem avaliadas de forma isonômica sob os mesmos critérios objetivos do respectivo Edital.

f) Possibilidade de que projetos contemplados e suplentes participem de ações correlatas de capacitação do departamento de formação da Spcine.

g) Criação de uma Comissão permanente responsável pelo procedimento de aferição de autodeclarações de pertencimento racial, composta por representantes da Spcine, da Prefeitura Municipal de São Paulo e/ou da sociedade civil.

II- Indução para patrocínios de projetos e eventos que tenham políticas e ações contundentes de gênero, raça e território, privilegiando a descentralização territorial e o fomento a ações periféricas.

III- Pontuação adicional indutora para a contratação de agentes cineclubistas objetivando a contratação de agentes que permitam diversidade representativa para atuação no programa Cineclube Spcine.

IV- Aplicação do Teste de Bechdel para as prateleiras fixas da SpcinePlay e para as obras exibidas no Circuito Spcine de Cinema e no Cineclube Spcine, de maneira a identificar e promover obras que contemplem a representatividade feminina e suas narrativas.

V- Política de atração de filmagens e outras atividades afins de promoção da Cidade de São Paulo, em especial o programa de atração e patrocínio de obras audiovisuais filmadas total ou parcialmente no território municipal, mediante reembolso de percentual do total das despesas de produção dispendido em âmbito local (cash rebate):

a) Pontuação adicional indutora ou critério de valor adicional de reembolso para projetos que contemplem mulheres cis ou pessoas transgênero em cargos como direção, direção de fotografia, roteiros, coordenação de pós de produção (e áreas correlatas para projetos de games), dentre outros.

b) Pontuação adicional indutora ou critério de valor adicional de reembolso para empresas que tenham quadro societário composto majoritariamente por pessoas negras.

Art.8º As medidas previstas no art.7º desta Portaria são meramente exemplificativas e não excluem outras, podendo ser livremente alteradas e adaptadas a exclusivo critério da Spcine de acordo com a identificação de melhores práticas ou ações.

Art.9º As medidas específicas de políticas afirmativas, metodologia de sua aplicação e suas metas concretas serão definidas a cada ação ou programa desenvolvido, que poderão contar ou não com medidas de políticas afirmativas de acordo com seu escopo e natureza.

§1º Para programas ou ações de natureza contínua, tais medidas específicas, metodologias de implementação e metas concretas poderão ser acrescentadas, retiradas ou periodicamente revisadas ao longo de sua execução, a exclusivo critério da Spcine.

§2º A existência de metas concretas para avaliação das políticas afirmativas não obriga a Spcine ao seu efetivo alcance tampouco implica em responsabilidade legal ou funcional para os seus agentes, servindo apenas como métrica para avaliação da efetividade da política e como parâmetro para aferição de seu sucesso ou eventual necessidade de revisão dos programas e ações da empresa, observados critérios de conveniência, oportunidade e disponibilidade orçamentária da mesma.

Art.10. A implementação de medidas específicas de políticas afirmativas, metodologia de sua aplicação e suas metas concretas para cada programa ou ação da Spcine serão periodicamente divulgadas pela empresa em seu sítio eletrônico, assim como a avaliação de seus resultados.

SEÇÃO III

DISPOSIÇÕES FINAIS

Art.11. A Spcine objetivará atuar em conjunto com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania para constante revisão e melhoria de suas práticas e ações no escopo das políticas afirmativas e de seus objetivos conforme definidas nesta Portaria.

Art.12. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação e permanecerá vigente até sua eventual revogação.

Laís Bodanzky

Diretora Presidente

Luiz Francisco Vasco de Toledo

Diretor Executivo

Maria Luiza de Rezende e Carvalho Andrade

Diretora Executiva

Este texto não substitui o original publicado no Diário Oficial da Cidade de São Paulo