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PARECER SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - SME/CME Nº 16 de 5 de Setembro de 2023

Dispõe sobre a Matriz do curso de Formação Profissional Técnica de Nível Médio – Modalidade Normal

PROCESSO 6016.2023/0106517-1

Atos Normativos e Despachos SME/CME Nº 089556576

SEI 6016.2023/0106517-1

Interessado: Secretaria Municipal de Educação / Coordenadoria Pedagógica (SME/COPED)

Assunto: Matriz do curso de Formação Profissional Técnica de Nível Médio – Modalidade Normal

Relatoria: Guiomar Namo de Mello, Rose Neubauer (Teresa Roserley Neubauer da Silva) e Sueli Aparecida de Paula Mondini

Parecer CME nº 16/2023

Aprovado em 05/09/2023

I. RELATÓRIO

1. Histórico

Considerando o Parecer CME 06/2021 que aprovou as Matrizes para todos os anos do Ensino Médio, nas 4 unidades com oferta no período diurno, nas 4 unidades com oferecimento no período noturno e na EMEBS Hellen Keller no diurno e noturno;

Considerando o Parecer CME 09/2022 que aprovou a Matriz Curricular somente do 1º ano do curso de Formação Profissional Técnica de Nível Médio – Modalidade Normal, com compromisso de envio das Matrizes referentes às demais séries do curso normal de nível médio, para apreciação deste Colegiado:

a Secretaria Municipal de Educação (SME) encaminha, em agosto/2023, proposta de Matriz de todos os anos do curso para apreciação e aprovação deste Conselho Municipal de Educação (CME), para a implantação a partir de 2024.

O curso Formação Profissional Técnica de Nível Médio – Modalidade Normal na EMEFM Professor Derville Allegretti, para os ingressantes em 2024, obedecerá à proposta de Educação Integral em tempo integral com carga horária total de 4050 horas, distribuídas em 3 (três) anos, de 45 aulas semanais, ou seja, 9 (nove) aulas por dia, de 45 minutos cada.

Os estudantes do 1º ano 2023 que optarem pelo curso Formação Profissional Técnica de Nível Médio – Modalidade Normal, cumprirão, a partir de 2024, a Matriz Curricular aqui apresentada (SEI 089559326):

Matriz curricular - Ensino Médio - Modalidade Normal - 31/08/2023
  1ª Série2ª Série3ª SérieTOTAL
 Área de conhecimento Componentes Curriculares H/AnoH/A SemanaComponentes Curriculares H/AnoH/A SemanaComponentes Curriculares H/AnoH/A SemanaH/Ano
FORMAÇÃO GERAL BÁSICA Linguagens e suas TecnologiasLíngua Portuguesa 1505Língua Portuguesa 903Língua Portuguesa 602300
Língua Inglesa 602Língua Inglesa 602Língua Inglesa 301150
Arte 602Arte 602Arte 301150
Educação Física602Educação Física602Educação Física00120
Matemática e suas Tecnologias Matemática1505Matemática903Matemática602300
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas Geografia602Geografia/História602Geografia/História301150
História602
Filosofia602Filosofia/Sociologia602Filosofia/Sociologia 301150
Sociologia602
Ciências da Natureza e suas Tecnologias Física 602Física/Quimica602Fisica/Quimica301150
Química602
Biologia602Biologia602Biologia 301150
TOTAL FORMAÇÃO GERAL 90030 60020 300101800
FORTALECIMENTO DAS APRENDIZAGENS Componentes CurricularesProduções Textuais602Produções Textuais00Produções Textuais0060
Literatura na S. Leitura301Literatura na S. Leitura301Literatura na S. Leitura30130
Matemática602Matemática00Matemática0060
Biologia602Biologia00Biologia0060
História301História00História0030
Geografia301Geografia00Geografia0030
FORTALECIMENTO DAS APRENDIZAGENS 2709 301 301270
RECURSOS PARA INTEGRAÇÃOProjeto de Vida602Projetos de Vida301Projetos de Vida301120
Tecnologias 602Tecnologias301Tecnologias301120
Língua Espanhola602Língua Espanhola301Língua Espanhola0090
Educção Física00Educção Física00Educação Física30130
RECURSOS PARA INTEGRAÇÃO1806 903 903360
ITINERÁRIO MAGISTÉRIOFundamentos da Educação Desenvolvimento e aprendizagem 00Desenvolvimento e aprendizagem 301Desenvolvimento e aprendizagem 60290
Teorias Sociais e Filosóficas 00Teorias Sociais e Filosóficas 301Teorias Sociais e Filosóficas 0030
História da Escola00História da Escola301História da Escola0030
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 00 903 602150
Objetos do conhecimento Metodologias Específicas - 1°/5° AnosMetodologia de ensino de L. Portuguesa 00Metodologia de ensino de L. Portuguesa 602Metodologia de ensino de L. Portuguesa 30190
Metodologia de ensino de Matemática00Metodologia de ensino de Matemática602Metodologia de ensino de Matemática30190
Metodologia de ensino de História/Geografia00Metodologia de ensino de História/Geografia301Metodologia de ensino de História/Geografia30160
Metodologia de ensino de Ciências00Metodologia de ensino de Ciências301Metodologia de ensino de Ciências30160
METODOLOGIAS ESPECÍFICAS00 1806 1204300
Didática e Gestão da AprendizagemBrincadeiras e culturas Infantis00Brincadeiras e culturas Infantis301Brincadeiras e culturas Infantis0030
Pedagogia de Projetos 00Pedagogia de Projetos 301Pedagogia de Projetos 30160
Avaliação das Aprendizagens00Avaliação das Aprendizagens602Avaliação das Aprendizagens30190
DIDÁTICA E GESTÃO DE AMBIENTES DE APRENDIZAGEM 00 1204 602180
 Libras00Libras301Libras60290
LINGUAGENS E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO 00 301 60290
Políticas Educacionais Legislação e Currículo00Legislação e Currículo00Legislação e Currículo30130
POLÍTICAS EDUCACIONAIS 00 00 30130
Pedagogia das Infâncias Cuidar e Educar na primeira infância00Cuidar e Educar na primeira infância602Cuidar e Educar na primeira infância0060
Linguagens e práticas culturais nas infâncias 00Linguagens e práticas culturais nas infâncias 00Linguagens e práticas culturais nas infâncias 30130
Tempos, Espaços, Ambientes e Materiais 00Tempos, Espaços, Ambientes e Materiais 301Tempos, Espaços, Ambientes e Materiais 30160
Escuta e Autoria de bebês e Crianças 00Escuta e Autoria de bebês e Crianças 00Escuta e Autoria de bebês e Crianças 30130
Documentação e Registro00Documentação e Registro00Documentação e Registro30130
PEDAGOGIA DAS INFÂNCIAS00 903 1204210
Concepções e Práticas da EJAConcepções e Práticas da EJA00Concepções e Práticas da EJA00Concepções e Práticas da EJA60260
EJA 00 00 60260
Inclusão e EquidadeEducação Especial 00

Educação Especial:

1) Fundamentação teórica e legal

2) Tecnologia Assistiva

301Educação Especial: Acesso ao currículo e estratégias de ensino60290
Educação para as Relações Étnico-Raciais e de Gênero00Educação para as Relações Étnico-Raciais e de Gênero00Educação para as Relações Étnico-Raciais e de Gênero30130
INCLUSÃO E EQUIDADE00 301 903120
 
SUBTOTAL ITINERÁRIO 45015 66022 720241830
 
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 00 903 33011420
TOTAL 135045 135045 1350454050

 

A Matriz Curricular apresentada para a 1ª série em 2024 traz como diferencial o Fortalecimento das Aprendizagens.

A partir da 2ª série, são desenvolvidas as unidades de percurso do Itinerário de Formação Profissional Técnica de Nível Médio – Modalidade Normal, com ementas e bibliografias oferecendo subsídios aos educadores para desenvolvimento do Curso, conforme Resolução CME nº 01/2023.

2. Apreciação

Trata o presente de proposta apresentada pela SME, por meio da COPED, para curso Formação Profissional Técnica de Nível Médio – Modalidade Normal na EMEFM Professor Derville Allegretti.

A proposta analisada possibilita que as demais unidades de ensino médio, possam ofertar, a partir de 2025, o curso Formação Profissional Técnica de Nível Médio – Modalidade Normal, pois o desenvolvimento de componentes curriculares específicos para o curso acontecerá sempre a partir do 2º ano, como ocorrerá em 2024 na EMEFM Professor Derville Allegretti.

A Matriz Curricular apresentada traz a Formação Técnica Profissional para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental – regular e EJA, com carga horária de 4.050 horas distribuídas em três anos de tempo integral.

A Formação Geral Básica e o Itinerário Formação Profissional Técnica de Nível Médio – Modalidade Normal serão desenvolvidos de forma articulada e integrada na mesma unidade escolar.

Na Matriz Curricular apresentada, o Itinerário Formação Profissional Técnica de Nível Médio – Modalidade Normal possibilitará aos estudantes, 420 horas de estágio supervisionado e, como diferencial, 400 horas de práticas pedagógicas nos componetes curriculares.

Concluindo, a Matriz apresentada tem embasamento na legislação federal: Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais à Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum à Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação) e atende às normas municipais: Recomendação CME 02/2023 e Resolução CME 01/2023.

Isto posto, este Conselho apresenta ponderações, que merecem atenção da Secretaria Municipal de Educação:

1. A promoção da avaliação em processo, indicando como os Componentes Curriculares, integrantes das Áreas do Conhecimento articulados com a Unidade de Percurso do Itinerário de Formação Profissional Técnica de Nível Médio – Modalidade Normal, contribuirão para a constituição das Competências Gerais e Competências Específicas enunciadas para os estudantes do Ensino Médio;

2. As horas obrigatórias de Práticas Pedagógicas trarão base para o desenvolvimento do trabalho do profissional dos egressos do curso, sendo desenvolvidas de duas formas:

a. Práticas Pedagógicas nos Componentes Curriculares (PPCC), como metodologia, realizadas ao longo do curso e integradas aos componentes curriculares específicos da Formação Técnica Profissional modalidade Normal. Deverão ser desenvolvidas associadas às metodologias ativas e ao emprego de inovações, das linguagens digitais e ao compromisso com a igualdade e equidade educacional.

b. Estágio supervisionado, em situação real de trabalho em escola, segundo o Projeto Pedagógico do Curso – PPC da unidade educacional articulado simultaneamente às dimensões do conhecimento profissional e engajamento profissional e às especificidades distintas da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

A carga horária do estágio supervisionado do Curso Normal deverá ser igualmente distribuída nas duas etapas de atuação do futuro professor – Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental – regular e EJA, e especificada no PPP da unidade, no Projeto Pedagógico do Curso e no Regimento Escolar.

II. CONCLUSÃO

Nos termos deste Parecer, autorizam-se as alterações constantes na proposta para o Curso Normal de Nível Médio da EMEFM Professor Derville Allegretti, com possibilidade de expansão para outras unidades de ensino médio e aprova-se a Matriz Curricular do Curso de Formação Profissional Técnica de Nível Médio – Modalidade Normal no período diurno, para atuação profissional na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental – regular e EJA.

III. DELIBERAÇÃO DO PLENÁRIO

O Conselho Municipal de Educação aprova, por unanimidade, o presente Parecer.

Sala do Plenário, em 05 de setembro de 2023

Conselheira Cristina Margareth de Souza Cordeiro

No exercício da Presidência

Conselho Municipal de Educação de São Paulo – CME SP

Este texto não substitui o original publicado no Diário Oficial da Cidade de São Paulo