Dispõe sobre alteração da Matriz Curricular Novo Ensino Médio 1ª série integral aprovada no Parecer CME nº 06/2021.
Atos Normativos e Despachos SME/CME Nº 089795807
SEI 6016.2023/0109498-8
Interessado: Secretaria Municipal de Educação / Coordenadoria Pedagógica (SME/COPED)
Assunto: Alteração da Matriz Curricular Novo Ensino Médio 1ª série integral aprovada no Parecer CME nº 06/2021
Relatoria: Guiomar Namo de Mello, Rose Neubauer (Teresa Roserley Neubauer da Silva) e Sueli Aparecida de Paula Mondini
Parecer CME nº 17/2023
Aprovado em 11/09/2023
I. HISTÓRICO
A Secretaria Municipal de Educação (SME), encaminha, em agosto de 2023, proposta de alteração da Matriz Curricular da 1ª série do ensino médio em tempo integral, para apreciação e aprovação deste Conselho Municipal de Educação (CME), para a implantação a partir de 2024.
Como justificativa apresenta a necessidade de garantir aos estudantes a escolha dos itinerários a serem cursados, bem como a continuidade da trajetória escolar nas demais séries do ensino médio e, para isso, a 1ª serie deve ser comum a todos.
A matriz traz como inovação, considerando a importância de aprendizagens essenciais para a continuidade da trajetória escolar, um Bloco de Componentes Curriculares de Fortalecimento das Aprendizagens que não foram totalmente conquistadas no ensino fundamental.
II. APRECIAÇÃO
Trata o presente de solicitação da Secretaria Municipal de Educação de aprovação da Matriz Curricular para a 1ª série do Ensino Médio em tempo integral.
Tal solicitação faz-se justificada, visto que, a partir de uma Matriz Comum a todos (na 1ª série), fica garantido o direito de escolha dos Itinerários Formativos, do Fortalecimento das Aprendizagens e de continuidade da trajetória escolar de todos os estudantes a partir da 2ª série.
Ressalta-se que a Matriz proposta coincide com a Matriz do curso de Formação Profissional Técnica de Nível Médio – Modalidade Normal, aprovada pelo Parecer CME 16/2023, em 05/09/2023.
Permanecem inalteradas as Matrizes Curriculares das 2ª e 3ª séries do ensino médio em tempo integral, inclusive na EMEBS Helen Keller, aprovadas pelo Parecer CME 06/2021 e, para o curso Profissional Técnico de Nível Médio – Modalidade Normal, as Matrizes de 2ª e 3ª séries aprovadas conforme Parecer CME 16/2023, de 05/09/2023.
III. CONCLUSÃO
Pelo exposto, este Colegiado aprova a alteração proposta, pela Secretaria Municipal de Educação, para a 1ª série integral do ensino médio, a partir de 2024.
1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO INTEGRAL - A PARTIR DE 2024
| Área de conhecimento | Componentes Curriculares | Horas/Ano | h/a Semana |
FORMAÇÃO GERAL BÁSICA | Linguagens e suas Tecnologias | Língua Portuguesa | 150 | 5 |
Língua Inglesa | 60 | 2 | ||
Arte | 60 | 2 | ||
Educação Física | 60 | 2 | ||
Matemática e suas Tecnologias | Matemática | 150 | 5 | |
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas | Geografia | 60 | 2 | |
História | 60 | 2 | ||
Filosofia | 60 | 2 | ||
Sociologia | 60 | 2 | ||
Ciências da Natureza e suas Tecnologias | Física | 60 | 2 | |
Química | 60 | 2 | ||
Biologia | 60 | 2 | ||
TOTAL FORMAÇÃO GERAL | 900 | 30 | ||
FORTALECIMENTO DAS APRENDIZAGENS | Componentes Curriculares | Produções Textuais | 60 | 2 |
Literatura na S. Leitura | 30 | 1 | ||
Matemática | 60 | 2 | ||
Biologia | 60 | 2 | ||
História | 30 | 1 | ||
Geografia | 30 | 1 | ||
FORTALECIMENTO DAS APRENDIZAGENS | 270 | 9 | ||
RECURSOS PARA NTEGRAÇÃO | Recursos Para Integração | Projeto de Vida | 60 | 2 |
Tecnologias | 60 | 2 | ||
Língua Espanhola | 60 | 2 | ||
RECURSOS PARA INTEGRAÇÃO | 180 | 6 | ||
| ||||
TOTAL FORMAÇÃO GERAL | 900 | 30 | ||
FORTALECIMENTO DAS APRENDIZAGENS | 270 | 9 | ||
RECURSOS PARA INTEGRAÇÃO | 180 | 6 | ||
TOTAL | 1.350 | 45 |
45 aulas semanais – 40 semanas - 45 minutos por aula
1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO INTEGRAL A PARTIR DE 2024 – EMEBS HELEN KELLER
| Área de conhecimento | Componentes Curriculares | Horas/Ano | h/a Semana |
FORMAÇÃO GERAL BÁSICA | Linguagens e suas Tecnologias | Língua Portuguesa | 150 | 5 |
Língua Inglesa | 60 | 2 | ||
Arte | 60 | 2 | ||
Educação Física | 60 | 2 | ||
Matemática e suas Tecnologias | Matemática | 150 | 5 | |
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas | Geografia | 60 | 2 | |
História | 60 | 2 | ||
Filosofia | 60 | 2 | ||
Sociologia | 60 | 2 | ||
Ciências da Natureza e suas Tecnologias | Física | 60 | 2 | |
Química | 60 | 2 | ||
Biologia | 60 | 2 | ||
TOTAL FORMAÇÃO GERAL | 900 | 30 | ||
FORTALECIMENTO DAS APRENDIZAGENS | Componentes Curriculares | Produções Textuais | 60 | 2 |
Literatura na S. Leitura | 30 | 1 | ||
Matemática | 60 | 2 | ||
Biologia | 60 | 2 | ||
História | 30 | 1 | ||
Geografia | 30 | 1 | ||
FORTALECIMENTO DAS APRENDIZAGENS | 270 | 9 | ||
RECURSOS PARA NTEGRAÇÃO | Recursos Para Integração | Projeto de Vida | 60 | 2 |
Tecnologias | 60 | 2 | ||
LIBRAS | 60 | 2 | ||
RECURSOS PARA INTEGRAÇÃO | 180 | 6 | ||
| ||||
TOTAL FORMAÇÃO GERAL | 900 | 30 | ||
FORTALECIMENTO DAS APRENDIZAGENS | 270 | 9 | ||
RECURSOS PARA INTEGRAÇÃO | 180 | 6 | ||
TOTAL | 1.350 | 45 |
45 aulas semanais – 40 semanas - 45 minutos por aula
IV. DELIBERAÇÃO DO PLENÁRIO
O Conselho Municipal de Educação aprova o presente Parecer.
São Paulo, 11 de setembro de 2023
Conselheira Cristina Margareth de Souza Cordeiro
No exercício da Presidência
Conselho Municipal de Educação de São Paulo – CME SP
Este texto não substitui o original publicado no Diário Oficial da Cidade de São Paulo