CASA CIVIL DO GABINETE DO PREFEITO

Acessibilidade

PUBLICAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO - SEMPLA Nº 90.104 de 1 de Abril de 2005

APLICACAO DE RECURSOS NA EDUCACAO E NA SAUDE DE 01/01/05 A 28/02/05.

PUBLICAÇÃO 90104/05 - SEPP

AGITA SAMPA

Neste domingo, dia 3 de abril, a partir das 9 horas, estaremos lançando o Agita Sampa. Contamos com a presença de todos na praça Laudelina Lunardeli, atrás do Masp, na região da avenida Paulista, para uma caminhada que vai até a Assembléia Legislativa, no Ibirapuera.

A partir de agora, todas as Secretarias Municipais têm o desafio de implantar, em toda a Prefeitura, os pressupostos do programa: para combater o sedentarismo, ou seja, a falta de exercícios físicos, é importante desenvolver atividades físicas.

Todas as pessoas precisam saber que 30 minutos de exercícios por dia promovem boas condições de saúde. Qualquer tipo de exercício é válido. A primeira causa de doenças e mortes da nossa população são os problemas cardiovasculares. Por isso, mexa-se. Suba e desça escadas. Caminhe. Vá a pé sempre que puder.

Cerca de 70% das despesas do sistema público de saúde são para curar os males causados pelo estilo de vida sedentário. A Prefeitura vai incentivar o cidadão paulistano a mudar o hábito de não fazer exercícios. Queremos pessoas fisicamente mais ativas e saudáveis. A "ordem" serve par todos, principalmente àqueles que não fazem exercícios com freqüência: pelo menos 30 minutos de atividade física por dia, pelo menos 5 dias por semana. Não é difícil, e não precisa ser de uma vez só: você pode acumular os 30 minutos durante o dia inteiro, em doses de 15 minutos ou até 10 minutos, caminhando pelas calçadas, subindo e descendo escadas, cuidando do jardim ou dançando. Tudo isso pode ser de forma moderada, sem grandes esforços.

Vamos mudar as estatísticas e os estudos que apontam os paulistanos como pessoas menos ativas que moradores de cidades do litoral, do interior do Estado e até mesmo de outras grandes cidades brasileiras. O sedentarismo é um fator de risco mais alto que o tabagismo, a obesidade, a diabete e a pressão alta.

A Prefeitura vai fazer a sua parte. Vai estimular cada vez mais as pessoas a se apropriarem da cidade. Caminhadas nos parques, passeios ciclísticos. Exercícios em áreas de lazer. Dança nas escolas. Já estamos fazendo, junto com a população, atividades em mutirões para recuperação e preservação da cidade. Isto também é atividade física e possibilita um ambiente saudável. Bicicletários vão ser criados, para incentivar o uso de bicicletas. Lembre-se: as atividades físicas devem fazer parte do seu dia-a-dia.

Se todos fizerem 30 minutos de atividade física por dia, o risco de sofrer um infarto diminui em 60%. A depressão e a falta de auto-estima também são superadas com uma caminhada no parque ao lado de amigos. Organize um piquenique com alimentos saudáveis. Abuse de frutas, verduras e legumes. Não fume. Não abuse de bebidas alcoólicas. Você sabia que metade das doenças crônicas não transmissíveis tem relação direta com o sedentarismo?

Atividades físicas contribuem para um desenvolvimento saudável ao longo da vida. Isso vale para todos, das crianças aos idosos. E não se esqueça: um dia-a-dia ativo não depende de grandes esforços. Basta criatividade e disposição. Passeie com o seu cachorro. Vá a pé sempre que puder. Reúna-se com os amigos na praça próxima de sua casa. Diminua o tempo na frente da televisão. Depois de usar o computador, aproveite e caminhe um pouco. Faça compras a pé. Seja fisicamente ativo. Cuide da sua saúde. Viva o Agita Sampa.