Institui o Brasão de Armas da Inspetoria de Defesa da Mulher e Ações Sociais - IDMAS.
PORTARIA nº 31, DE 07 DE MARÇO DE 2023.
Institui o Brasão de Armas da Inspetoria de Defesa da Mulher e Ações Sociais - IDMAS.
ELZA PAULINA DE SOUZA, Secretária Municipal de Segurança Urbana, no uso das atribuições que lhe são conferidas por Lei,
CONSIDERANDO a necessidade de padronizar a identificação de comunicação visual da Inspetoria de Defesa da Mulher e Ações Socias – IDMAS da Guarda Civil Metropolitana.
RESOLVE:
Art. 1° Fica instituído o Brasão de Armas da Inspetoria de Defesa da Mulher e Ações Sociais - IDMAS da Guarda Civil Metropolitana, conforme descrição no Anexo I desta portaria.
Art. 2° Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
DESCRITIVO
1. Quadro superior com o formato retangular com faixas douradas e lilás nas bordas e no fundo a cor azul marinho noturno.
1.1. Formatado e centralizado destaca-se o nome “INSPETORIA DE DEFESA DA MULHER E AÇÕES SOCIAIS” em caixa alta e na cor dourado.
2. Representação das cores:
2.1. O dourado ou cor de ouro está simbolicamente associado ao ouro, à riqueza e a algo majestoso.
2.2. O Lilás, a partir da década de 70 e depois do processo de auto-organização do movimento feminista, foi adotado por muitas mulheres como uma nova síntese entre as cores rosa e azul, representando a igualdade entre mulheres e homens.
2.3. A cor azul significa tranquilidade, serenidade, harmonia e espiritualidade, bem como simboliza a água, o céu e o infinito.
2.4. A cor branca significa paz, pureza e limpeza, também chamada de "cor da luz", porque reflete todas as cores do espectro, além disso, a cor branca reflete todos os raios luminosos proporcionando uma clareza total.
3. O Segundo quadro é apresentado com uma forma retangular fundido com meio círculo, com faixas douradas e lilás nas bordas e fundo azul marinho noturno;
4. Simbologia:
4.1. A espada simboliza virtude, bravura, poder e paz e quando aparece associada à balança, é porque a espada representa a separação entre o bem e o mal, “golpeando o culpado”.
4.2. A balança simboliza a justiça, o direito, o equilíbrio, a prudência e o comportamento correto.
4.3. A mulher é representada pelo símbolo de Vênus, a deusa Vênus simboliza o nascimento e a fertilidade.
4.4. Ao centro do símbolo de Vênus, há três faces laterais femininas representando as diversas raças, e são apresentadas simbolicamente com a mistura das cores azul e rosa para a transformação do lilás, que surge na coloração da primeira mulher fundindo ao símbolo feminino.
4.5. O “ramo de oliveira” simboliza especialmente a vitória e o triunfo. Para os cristãos, remete a piedade ou a derrota do pecado, enquanto para os judeus, é um dos símbolos da paz e da abundância.
4.6. A data de 08 de março de 2019 posicionada entre a espada e o ramo de oliveira, indica a criação da Inspetoria de Defesa da Mulher e Ações Socias - IDMAS, como um marco de Política Pública, com a finalidade da promoção e proteção aos direitos das mulheres.
5. Todo o conjunto forma-se um Brasão; também chamado de brasão de armas, que é um desenho criado para identificar famílias, indivíduos, corporações, cidades e países. Os brasões geralmente têm como elemento central um escudo, arma de defesa utilizada pelos guerreiros medievais.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA URBANA - SMSU, aos 07 de março de 2023.
ELZA PAULINA DE SOUZA, Secretária Municipal de Segurança Urbana.
Este texto não substitui o original publicado no Diário Oficial da Cidade de São Paulo