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PUBLICAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO - SME/CME Nº 92.806 de 28 de Junho de 2008

PROTOCOLO CME 15/08, PARECER 117/08 - ORIENTACOES CURRICULARES E PREPOSICAO DE EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM E EDUCACAO AMBIENTAL NO SISTEMA DE ENSINO.

PUBLICAÇÃO 92806/08 CME/SME

CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Protocolo CME nº: 15/08

Interessado: Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Assunto: Educação Ambiental

Relatores: Conselheiros Rui Lopes Teixeira e Regina Célia Lico Suzuki

Parecer CME nº 117/2008

CEB

Aprovado em 26/6/2008

I. RELATÓRIO

1. Histórico

Em 24 de junho pp, a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente encaminhou ao Senhor Secretário Municipal de Educação de São Paulo documentação referente a "Educação Ambiental de maneira transversal no currículo escolar" e solicitou o "Atestado do Conselho de Educação informando sobre a existência da Educação Ambiental no sistema de ensino".

Sobre a matéria este Conselho Municipal de Educação já se manifestara ao Centro de Apoio Operacional de Urbanismo e Meio Ambiente, pelo Ofício CME nº 241/06, juntando farta documentação sobre a "questão da preservação do meio ambiente nas escolas municipais de São Paulo".

2. Apreciação

Realizado novo levantamento do currículo das instituições escolares da Secretaria Municipal de Educação, verificou-se que os documentos: "Orientações Curriculares e Proposição de Expectativas de Aprendizagem", da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, produzidos em 2007 e que estão sendo implementados em 2008, com o objetivo de avaliar se os mesmos contemplam o trabalho com o tema transversal Meio Ambiente, apresentam:

* A produção das orientações curriculares e a definição dos critérios para seleção dos conteúdos e expectativas de aprendizagem nos segmentos da educação infantil, ensino fundamental e educação de jovens e adultos.

Esses documentos têm como princípio o desenvolvimento de conceitos, procedimentos e atitudes, que são fundamentais para compreensão dos problemas, fatos da realidade natural, social e cultural das crianças, jovens e adultos que freqüentam os diferentes segmentos do ensino básico. O desenvolvimento destes conteúdos tem como finalidade a ampliação da capacidade dos alunos de interpretação da realidade e tratamento das questões urgentes sociais entre elas o Meio Ambiente.

Com relação às propostas curriculares para os diferentes segmentos, observamos que:

A. Educação Infantil (documento de Orientações Curriculares Educação Infantil) o documento é organizado por meio de experiências que deverão ser vividas pelas crianças na faixa etária dos 0 aos 5 anos, tais como: experiências voltadas para o conhecimento e cuidado de si, do outro e do ambiente; experiências de exploração da natureza e cultura. Ambas indicam um conjunto de aprendizagens essenciais para as crianças, a construção de atitudes, valores e saberes relativos ao planeta Terra e às formas como os homens exercem ações que preservam ou destroem os ambientes da natureza e aquele culturalmente construído.Páginas 45 a 54, 96 a 106.

B. Educação de Jovens e Adultos (documento de Orientações Curriculares de educação de jovens e adultos). Analisando o documento de EJA, observamos que o mesmo está organizado em etapas de aprendizagem e cada uma das etapas traz em suas áreas de conhecimento a preocupação com a abordagem de temas sociais, tais como: trabalho, consumo, ética, meio ambiente, diversidade etc. As questões específicas do tema transversal Meio Ambiente são abordadas nas diferentes áreas e principalmente nas áreas de Natureza e Sociedade: Ciências, Geografia e História. Páginas 27 a 29, 43 e 44; 49 e 50; 53 e 54; 61 e 62; 64 e 65.

C. Ensino Fundamental - ciclo I (documento de Orientações Curriculares de ensino fundamental ciclo I). Evidencia-se a preocupação em contemplar as questões relativas ao Meio Ambiente nas diferentes áreas de conhecimento e o foco dado é a vida na cidade de São Paulo, com o objetivo de ampliar o conhecimento dos alunos sobre os diferentes ambientes da cidade e como preservá-la e protegê-la. Eixos trabalhados: 1º ano - O lugar onde vivemos: noções de espaços e lugar e transformações nas paisagens próximas; comportamentos de segurança, prevenção de acidentes e preservação da vida e ambiente; 2º ano - Modos de viver: hábitos cotidianos da cultura doméstica e social; percepção do ambiente através dos sentidos e da leitura de paisagem; modos de vida das plantas e animais conhecidos: ciclos de vida; semelhanças e diferenças, alimentação; 3º ano - O que compartilhamos : tempo e clima; diferentes usos da água no passado e no presente; água para o consumo; relações entre os recursos naturais e os ambientes; espaços públicos e privados no bairro e na cidade; 4º ano - O que e como produzimos : produção de resíduos sólidos a partir do consumo de alimentos e outros produtos utilizados em casa, na escola e na cidade; formas de consumo consciente, de redução de lixo e reutilização de materiais e de objetos; 5º ano - Viver na cidade de São Paulo: retratos da cidade e paisagens urbanas; ambientes e modos de vida da cidade em diferentes épocas; o clima e as áreas verdes; organização do espaço urbano e rural na cidade; o crescimento da cidade e os desafios: trânsito, violência, desemprego, poluição do ar; escassez da água; excedente de lixo e saneamento básico. Páginas 76 a 95 e 155 a 164.(documento do ciclo I)

D. Ensino Fundamental - ciclo II (documentos das Orientações Curriculares das diferentes áreas de conhecimento do ciclo II). Analisando os documentos das áreas de conhecimento do ciclo II, observamos que as áreas de Ciências, Geografia e História trazem em sua relação de conteúdos a serem trabalhados nos anos finais do ciclo, que contemplam o trabalho com o Meio Ambiente, enquanto tema transversal. Área de Ciências Naturais - Os blocos de conteúdos da área são: vida e ambiente, ser humano e saúde, matéria e energia e terra e universo. Os conteúdos trabalhados nestes eixos visam à ampliação do conhecimento dos alunos sobre os ambientes e seus problemas, sobre os seres vivos e suas relações entre si e com os seres humanos, e sobre as condições necessárias para a vida. Estes conteúdos estão expressos de forma resumida no subitem "Critérios para Organização das Expectativas de Aprendizagem", páginas 39 a 47 no documento de Ciências Naturais. Área de Geografia - A área de Geografia trata do desenvolvimento de conceito de espaço geográfico. Este conceito envolve os conhecimentos sobre as questões sociais e culturais na produção do espaço e território de vivência do homem na relação com o Ambiente ou Natureza. Destacamos alguns eixos de conteúdos que consideramos contemplar as questões relativas à educação ambiental: formação territorial do espaço brasileiro: da natureza à sociedade; o processo de urbanização no Brasil e no mundo: dinâmica populacional em diferentes espaços urbanos; o modo de vida nas cidades em várias escalas de análise; a relação cidade campo; as questões ambientais, sociais e econômicas resultantes dos processos de apropriação dos recursos naturais em diferentes escalas. Esses critérios para seleção de conteúdos e expectativas de aprendizagem podem ser encontrados no documento de Geografia, a partir da página 48. Área de História - A proposta curricular da área de História propõe aprendizagens que favoreçam a problematização da realidade social do Município de São Paulo e a construção de relações entre as problemáticas identificadas e questões sociais, políticas, econômicas e culturais responsáveis pela constituição das sociedades hoje. Alguns eixos de conteúdos que podemos destacar e consideramos que contemplam o trabalho com a educação ambiental por meio de escolhas transversais no currículo: as organizações da sociedade e as relações com a natureza; trabalho campo e vida urbana; território nacional e confrontos sociais. Esses critérios para seleção de conteúdos e expectativas de aprendizagem podem ser encontrados no documento de História, a partir da página 41.

E. Ensino Fundamental - Os conhecimentos de Língua Portuguesa e Matemática compreendidos como ferramentas essenciais para a construção de conhecimentos, dão suporte para a compreensão dos fatores relacionados às questões sociais urgentes, dentre elas, o meio ambiente quando em seu trabalho desenvolvem habilidades para melhor apropriação desses conhecimentos. A proposta da área de Língua Portuguesa tem como objetivo principal o desenvolvimento da competência leitora e escritora do aluno, visando à comunicação do conhecimento. O foco desta área é o trabalho, a partir dos gêneros literários e aqui cabe ressaltar o trabalho com os gêneros de divulgação científica e jornalística. A área de Matemática tem como um dos eixos de conteúdos o trabalho com o tratamento de informações, que tem como objetivo desenvolver habilidades de leitura e produção de gráficos e tabelas para compreensão de fatos sociais, políticos, econômicos etc. Esse eixo de conteúdos permite despertar o interesse dos alunos pelas questões sociais. Desta forma, estas duas áreas têm papel importante, contribuindo para formação dos alunos, no que diz respeito ao entendimento e compreensão das questões sociais vividas hoje.

II. CONCLUSÃO

Nesses termos, pode-se atestar que a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo vem atendendo às necessidades de trabalho na área de Educação Ambiental, por meio dos documentos "Orientações Curriculares e Proposição de Expectativas de Aprendizagem", nas instituições escolares por ela mantidas.

Responda-se à Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, nos termos deste Parecer.

São Paulo, 26 de junho de 2008.

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Conselheiro Rui Lopes Teixeira Conselheira Regina Célia Lico Suzuki

Relator Relatora

III - DECISÃO DA CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

A Câmara de Educação Básica adota como seu, o voto da Relatora.

Presentes os Conselheiros: Antonia Sarah Aziz Rocha, Marcos Mendonça, Regina Célia Lico Suzuki, Rita Benedita Mota de Morais, Rui Lopes Teixeira e Ocimar Munhoz Alavarse.

Sala da Câmara de Educação Básica, em 26 de junho de 2008.

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Conselheiro Marcos Mendonça

Presidente da CEB

IV-DELIBERAÇÃO DO PLENÁRIO

O Conselho Municipal de Educação aprova, por unanimidade, o presente Parecer.

Sala do Plenário em 26 de junho de 2008.

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Conselheiro João Gualberto de Carvalho Meneses

Presidente do CME