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PUBLICAÇÃO SECRETARIA DO GOVERNO MUNICIPAL - SGM/SECLIMA Nº 92.807 de 25 de Julho de 2025

Dispõe a COP é a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (Conferência das Partes), onde líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil discutem ações para combater as mudanças do clima.

                                          PLANO DE AÇÃO COP 30

  1. INTRODUÇÃO:

A COP é a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (Conferência das Partes), onde líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil discutem ações para combater as mudanças do clima.

Sua 30ª edição será realizada em Belém (PA), mas São Paulo possui um papel fundamental por ser a maior cidade brasileira e possuir liderança climática, além de ser o local onde pessoas que tem como destino a COP30 devem visitar, devido motivos de escala ou outros interesses estratégicos. Com isso, a partir do Decreto Nº 64.066, de 14 de fevereiro de 2025, foi criada a Comissão Construindo uma Cidade Sustentável - CCCS, destinada a planejar, coordenar e implementar ações e iniciativas da Prefeitura de São Paulo voltadas à COP 30.

As ações e iniciativas incluirão desde eventos preparatórios presenciais na cidade de São Paulo, até a organização da participação da delegação paulistana no evento oficial, em Belém do Pará. Para isso, a composição da comissão foi pensada tanto para incluir os órgãos municipais competentes para idealização dessas atividades, quanto para implementação, que incluirão também a articulação com demais entes externos.

Além disso, foram convidados formalmente representantes da sociedade civil para colaborar nas atividades da comissão. A composição da comissão inclui as secretarias e instituições abaixo, conforme disposto na Portaria SGM/SECLIMA nº 68, de 19 de fevereiro de 2025. As respectivas funções de cada membro serão dispostas neste Plano de Ação.

· Secretaria de Governo Municipal – SGM;

· Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente – SVMA;

· Secretaria Municipal de Relações Internacionais – SMRI;

· Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas, da Secretaria de Governo Municipal – SGM/SELCIMA;

· Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo;

· Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo – IEA USP;

· Câmara Municipal de São Paulo – CMSP.

 

 

  1. OBJETIVOS:

Os objetivos gerais da Comissão Construindo uma Cidade Sustentável - CCCS são:

  • Elaborar e executar programa de eventos e atividades, na cidade de São Paulo, pautado nos objetivos da COP30, tais como redução de emissões de gases de efeito estufa, adaptação às mudanças climáticas, financiamento climático e justiça climática, que coloque São Paulo na rota dos participantes da Conferência;
  • Promover articulação com outros municípios, estados e organismos internacionais, e implementar estratégias que fortaleçam o protagonismo do Município de São Paulo nas pautas climáticas;
  • Acompanhar e assegurar a participação da Prefeitura de São Paulo em eventos promovidos na cidade por instituições externas à administração pública municipal. 
  • Coordenar a preparação da Prefeitura de São Paulo para o evento oficial em Belém do Pará, alinhando sua participação às demandas e iniciativas locais identificadas ao longo de eventos e ações preparatórias.

 

 

  1. EVENTOS E ATIVIDADES

           3.1 EVENTOS ESTRUTURANTES

Serão realizados, pela Comissão Construindo uma Cidade Sustentável, de um a dois eventos por mês, durante os meses de março a outubro, podendo cada um ser destinado a um público específico ou aberto para toda a população. O objetivo consiste em fomentar o debate e a articulação com outros municípios, estados e instituições internacionais, para a implementação de estratégias de atuação frente as mudanças climáticas. Para além disso, servirão de subsídios para a realização da Pré-COP São Paulo e, sobretudo, para a construção da posição da cidade na COP 30.

As sugestões de temas para serem pautas na realização dos eventos estruturantes são,

· Planejamento urbano

· Justiça climática e inclusão

· Mobilidade

· Economia Circular e Gestão de Resíduos

· Agricultura e sistemas alimentares

· Saúde

· Educação

· Áreas verdes e biodiversidade

· Recursos hídricos e drenagem

· Financiamento, investimentos e transparência

· Redução de riscos e desastres

No Plano de 100 dias da atual gestão, estava previsto a realização de um evento preparatório no mês de abril, como disposto em 3.1.1. No âmbito deste grupo de trabalho, o evento foi realizado no prédio da prefeitura com a participação de mais de 300 pessoas. Além disso, o Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo – IEA USP realizará 6 eventos entre março e novembro, uma das instituições que compõe a Comissão, com o título de “Cátedra do Clima”, disposto em 3.1.2.

 

3.1.1 Evento “Construindo uma Cidade Sustentável: rumo à COP30” preparatório

presencial - previsto no Plano de 100 dias:

· Objetivos:

o Colher insumos para o desenvolvimento e engajar atores estratégicos para

o programa de eventos e atividades a ser implementado durante todo o ano de 2025 e nos dias anteriores à agenda oficial da COP-30;

o Fomentar o diálogo e mapear preocupações e interesses locais, junto aos entes da administração pública municipal, ao setor privado, à comunidade acadêmica e a demais representantes da sociedade civil;

· Formato: encontro presencial com transmissão online.

· Local: Auditório Edifício Matarazzo - 7º Andar

· Público-alvo: servidores do Poder Público, setor privado, academia, organizações da sociedade civil e comunidade em geral.

· Data: 07 de abril de 2025

· Atividades: mesa de abertura, pronunciamentos de algumas das instituições presentes com apresentação de propostas para o calendário de ações Pré COP, divulgação de formulário de cadastro de eventos na cidade voltados para COP 30, entre outros itens a serem definidos pela comissão.

· Resultados obtidos: participação de mais de 300 representantes de organizações sociais e civis, entidades empresariais, agentes públicos e demais entidades; apresentação da agenda de eventos e iniciativas de clima da Prefeitura de São Paulo em 2025

 

3.1.2 Cátedra do Clima

· Objetivos: fomentar o diálogo e mapear preocupações e interesses locais frente aos impactos das mudanças climáticas na Cidade de São Paulo, no Brasil e no Mundo.

· Formato: presencial com transmissão online.

· Local: Universidade de São Paulo – USP.

· Público-alvo: servidores do Poder Público, setor privado, academia, organizações da sociedade civil e comunidade em geral.

· Atividades: serão realizados 6 eventos ao longo dos meses de março a outubro, antecedentes a COP 30, que debaterão temas como energia, agricultura, oceano, verde urbano e cidades. Além de 4 eventos sobre políticas públicas, que debaterão temas como: Saúde, Educação, Energia e Agro.

· Resultados esperados: fornecer subsídios para a construção da posição da cidade na COP 30, fortalecer parcerias estratégicas e atrair visitantes à cidade.

 

 

  1. 3.2 EVENTOS PARALELOS

Em paralelo às atividades e eventos propostos pela Comissão Construindo uma Cidade Sustentável, ocorrerão eventos organizados por entidades externas à administração pública, como pelo setor empresarial, instituições, grupos da sociedade civil e Organizações Não Governamentais. Considerando o exposto, a Comissão Construindo uma Cidade Sustentável criou uma ferramenta de cadastro, que já está em uso, dos eventos a serem realizados na cidade com a temática voltada para a COP30. A partir dos cadastros pelas instituições/organizações, é realizado uma análise pela SECLIMA, secretaria responsável pela coordenação da comissão, para integrar o evento no Calendário COP30 da cidade.

 

· Link do formulário de cadastro de eventos: https://forms.office.com/r/dsQWsFecQB

 

A ferramenta de cadastro, assim como o calendário COP 30 em São Paulo, são divulgados no hotsite https://www.saopaulopeloclima.com.br/, descrito no item 3.3, desenvolvido pela Prefeitura de São Paulo. Além disso, a comissão utiliza um canal de comunicação para a divulgação dos eventos que não estiverem no cadastro, a fim de entrar em contato para integrá-los ao calendário e organizar a participação dos seus membros.

A participação da Prefeitura nesses eventos também servirá de subsídio, juntamente com os resultados dos Eventos Estruturantes, como o Encontro Preparatório apontado no item 3.1, para consolidar a posição da cidade na COP 30 e para o Evento Pré COP São Paulo descrito em 3.3, com objetivo de fortalecer estratégias e propostas com autoridades nacionais e internacionais, especialistas, investidores, representantes de cidades e organismos multilaterais que participarão da COP30. O acompanhamento desses eventos também permitirão à Comissão incorporar conteúdos adicionais (ideias, estudos, propostas) da sociedade civil.

 

  1. 3.3 HOTSITE PROGRAMAÇÃO COP 30 EM SÃO PAULO

Um hotsite é uma página da web temporária desenvolvida para promover campanhas, eventos, produtos ou ações de marketing específicas. Seu design costuma ser atrativo e objetivo, com o propósito de captar a atenção do público e gerar engajamento de forma ágil.

Com o intuito de ampliar a divulgação e incentivar a participação de diversos atores da sociedade civil nas atividades mencionadas anteriormente, a Prefeitura criou o hotsite (https://www.saopaulopeloclima.com.br/) que reúne as seguintes funcionalidades:

· Formulário de cadastro de eventos promovidos por instituições externas na cidade de São Paulo (item 3.2)

· Calendário consolidado de eventos relacionados à COP30, incluindo atividades organizadas pela comissão (Prefeitura, AFPESP e IEA-USP) e aquelas cadastras por outras instituições

· Notícias e atualizações sobre a COP30

· Chamamento de investidores para projetos da Prefeitura de São Paulo

· Publicação do Relatório final da comissão (item 5.5)

 

 

  1. 3.4 EVENTOS PRÉ-COP SÃO PAULO

A Prefeitura de São Paulo firmou convênio com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL), do Governo do Estado de São Paulo, com o objetivo de promover o intercâmbio de informações, dados estatísticos, experiências e boas práticas, bem como fomentar a participação mútua em eventos voltados à sustentabilidade, mudanças climáticas, biodiversidade, energia, água, saneamento, infraestrutura e resíduos sólidos. O convênio tem como destaque a articulação de um evento estadual preparatório para a COP30, além de outras iniciativas associadas. (SEI 6011.2025/0002135-5)

A cooperação envolve o Estado de São Paulo, o Município de São Paulo e a Universidade de São Paulo (USP), contando com a Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade – InvestSP como interveniente. Esta última atuará na mobilização de patrocínios junto a agentes econômicos e na oferta de apoio institucional às ações previstas, de acordo com suas atribuições estatutárias.

Para viabilizar a execução e o desenvolvimento das ações previstas no convênio, o plano de trabalho estabelece, de forma colaborativa entre a Prefeitura, a SEMIL e a USP, as seguintes metas e responsabilidades:

 

Obrigações conjuntas das partes envolvidas:

a) Promover articulação institucional em torno da COP30, fortalecendo sinergias e ampliando o alcance da agenda climática no território paulista;

b) Designar representantes institucionais para coordenação e implementação das atividades previstas neste plano;

c) Planejar de forma integrada o evento estadual preparatório para a COP30, incluindo a definição de escopo, data, local e formato;

d) Compartilhar dados, conteúdos, experiências e boas práticas em políticas públicas de enfrentamento às mudanças climáticas;

e) Articular a participação de parceiros institucionais, técnicos e representantes de diferentes esferas de governo, assegurando ampla colaboração;

f) Desenvolver, de maneira conjunta, a programação do evento, garantindo representatividade e diversidade temática;

g) Apoiar, conforme as capacidades institucionais de cada parte, a infraestrutura técnica, operacional e de comunicação necessária à realização do evento;

h) Promover a divulgação institucional do evento, utilizando os canais de comunicação disponíveis para engajar os públicos de interesse;

i) Assegurar o bom funcionamento da parceria por meio de diálogo permanente, cooperação técnica e corresponsabilidade na execução das ações pactuadas.

 

As atribuições específicas de cada entidade e os produtos esperados estão detalhados no item 5.4.2 – Produtos e Matriz de Responsabilidades deste plano de trabalho.

 

 

    1. 3.4.1 SUMMIT AGENDA SP+VERDE

· Objetivo: fomentar o debate e a reflexão acerca dos temas que serão abordados na COP 30, de modo a promover destaque para a importância da preservação e conservação ambiental e no combate às mudanças climáticas para o desenvolvimento das cidades, bem como incentivar o tráfego de visitantes e ampliar a visibilidade internacional da cidade de São Paulo nas pautas elencadas.

· Formato: presencial com transmissão online

· Público-alvo: autoridades nacionais e internacionais, especialistas, investidores, representantes de cidades e organismos multilaterais que participarão da COP30 e sociedade civil.

· Data: entre 4 e 5 de novembro

· Local: Parque Villa Lobos

· Atividades: Realização de um grande evento com painéis para a apresentação de políticas públicas e compromissos da cidade, iniciativas internacionais, boas práticas e troca de conhecimento, assim como debates, apresentações e atrações culturais, gastronomia e networking.

· Resultados esperados: divulgação da posição oficial da cidade na COP 30, fortalecimento de parcerias estratégicas, atração de visitantes à cidade.

 

 

São Paulo terá um papel bastante estratégico - dada a proximidade com a COP 30, o evento contará com discussões já consolidadas que serão levadas à Conferência das Partes e um público-alvo bastante qualificado para as tratativas do evento. A Prefeitura ainda ficará responsável pela articulação com a SP Negócios para a captação de recursos para a viabilização do evento.

 

 

      1. 3.4.1.1 PROPOSTA DE PROGRAMAÇÃO

O Summit discutirá quatro temas principais:

· Finanças verdes

· Justiça climática

· Resiliência e futuro das cidades

· Transição Energética e Descarbonização

 

A Prefeitura de São Paulo está sugerindo painéis que abordem:

· Fortalecimento de parcerias público-privadas, instrumentos financeiros e orçamentários para viabilizar a transição verde, papel dos governos subnacionais no financiamento climático, bioeconomia, promoção de empregos verdes e formas de atrair investimentos privados sustentáveis;

· Intersecções entre justiça climática e desenvolvimento urbano inclusivo, insegurança alimentar, alternativas comunitárias em territórios vulneráveis e estratégias de regularização fundiária, papel das políticas culturais na promoção da justiça climática, inclusão socioeconômica por meio da transição justa e empregos verdes, protagonismo das mulheres e das comunidades tradicionais na resposta à emergência climática, educação ambiental, direito à cidade e participação cidadã;

· Papel do planejamento urbano como instrumento de resiliência climática, cooperação intermunicipal e regional na governança metropolitana, gestão de riscos e desastres, estratégias baseadas na natureza, soluções inteligentes para água, energia e resíduos, e uso de tecnologias emergentes e inteligência artificial na gestão climática;

· Transição energética e climática nas cidades, eficiência energética nas edificações, pobreza energética, economia circular, descarbonização do agronegócio, promoção de sistemas alimentares de baixo carbono, protagonismo dos governos subnacionais na implementação das NDCs, acesso aos mercados de carbono e financiamento climático, engajamento do setor privado na transição energética e na indústria de baixo carbono.

 

 

      1. 3.4.1.2 VISITAS TÉCNICAS

Com o objetivo de demonstrar as iniciativas da Prefeitura de São Paulo no combate as mudanças climáticas e na promoção da sustentabilidade e propiciar experiências práticas, será realizada visitas técnicas durante a programação do evento, em três destinos principais da cidade:

· Polo de Ecoturismo de Parelheiros

· Central Mecanizada de Triagem Carolina Maria de Jesus

· Percursos do Programa Vamos Trilhar

 

 

    1.         3.4.2 USP BORA PRESERVAR

Será realizado entre os dias 6 e 9 de novembro, na USP, um evento aberto ao público que visa envolver a população nas temáticas relacionadas ao desenvolvimento sustentável. O USP Bora Preservar – Vozes e Raízes do Amanhã, tem como pilares o Consumo Consciente, a Agricultura Sustentável e o Cooperativismo Solidário. A programação inclui palestras, debates, oficinas de sustentabilidade, atividades musicais, culturais e gastronômicas. A atuação da prefeitura neste evento ainda não foi definida, mas estará relacionada com as suas competências atribuídas no convênio.

 

 

            3.5  ENGAJAMENTO CIVIL

              3.5.1 PODCAST

Serão produzidos oito episódios de podcast com conteúdo informativos sobre os desafios e perspectivas da COP30, que será realizada em Belém, Brasil. Os episódios trarão entrevistas com especialistas, gestores públicos e lideranças da agenda climática, abordando temas relevantes para o debate climático nacional e internacional. As publicações serão disponibilizadas no canal da SECLIMA no YouTube, contribuindo para a disseminação de conhecimento e o engajamento da sociedade.

 

                              3.5.2 CLIMATHON

Durante os eventos preparatórios para a COP30, será promovido um Climathon em parceria com universidades. A iniciativa reunirá estudantes de diferentes áreas em uma maratona de inovação colaborativa, com o objetivo de desenvolver soluções criativas e viáveis para os desafios climáticos locais. As propostas elaboradas poderão ser transformadas em políticas públicas voltadas à sustentabilidade urbana

 

 

  1.  3.6 PARTICIPAÇÃO DA CIDADE NO EVENTO OFICIAL

Autoridades públicas do Município de São Paulo, a partir da Secretaria Municipal de Relações Internacionais e da Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas, levarão, para o evento oficial da COP 30, o posicionamento consolidado de potencialidades, dificuldades e preocupações da cidade de São Paulo com relação ao combate às mudanças climáticas e a conservação da biodiversidade. As considerações serão elaboradas a partir do produto produzido durante os eventos pré COP São Paulo.

              Além disso, serão apresentadas na COP-30 em Belém as entregas relevantes realizadas pela Prefeitura de São Paulo durante o ano de 2025 e anos anteriores. Alguns destaques que podem ser mencionados são:

· Entrega de ônibus elétricos;

· Entrega de parques municipais;

· Alcance do sistema de coleta seletivo em 100% das vias;

· Implementação de coletores exclusivos para vidro distribuídos pela cidade;

· Implementação do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis;

· Implementação da Rede Cozinha Escola;

· Entre outras entregas já realizadas ou previstas para o ano de 2025.

Conforme a estrutura organizacional da Prefeitura, cada Secretaria Municipal será responsável pelo orçamento e pela delegação de seus respectivos representantes em eventos nacionais e internacionais. Dessa forma, a Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI) não poderá assumir a responsabilidade pelo financiamento dos custos logísticos da viagem, como passagens aéreas e hospedagem. Cabe a cada pasta arcar com os custos da participação de seus representantes, respeitando seus próprios orçamentos e diretrizes financeiras.

Além disso, a definição dos representantes que comporão a delegação municipal na COP-30 deve ser conduzida por cada Secretaria de acordo com sua atuação e expertise nos temas em debate. Para garantir alinhamento institucional e coesão na representação da Prefeitura, recomenda-se que essa seleção seja validada junto ao Gabinete do Prefeito, considerando critérios objetivos, tais como:

· Relevância da atuação do representante nas pautas debatidas no evento;

· Capacidade de representar institucionalmente a Prefeitura de São Paulo em discussões internacionais;

· Participação ativa em políticas públicas ou projetos relacionados à agenda climática e ambiental.

A cidade de São Paulo poderá coordenar o credenciamento dos representantes da Prefeitura junto ao Ministério das Relações Exteriores para acesso à área restrita da COP-30, denominada Blue Zone. No entanto, a aprovação do acesso não é uma atribuição da SMRI, estando sujeita às deliberações do Itamaraty e da UNFCCC, seguindo o prazo estipulado por essas duas organizações.

 

  1. ESTRUTURA DO PLANO DE AÇÃO:

4.1 Governança e atribuições

            A Governança e a Coordenação serão realizadas pela Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas da Secretaria de Governo Municipal – SGM/SECLIMA. As demais secretarias e instituições da sociedade civil participantes da Comissão e suas respectivas funções serão:

I – Secretarias Municipais

 

a) Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas da Secretaria Municipal de Governo SGM/SECLIMA:

· Coordenação: supervisionar e integrar as ações e eventos das diversas secretarias envolvidas e das instituições, garantindo alinhamento com a COP 30.

· Articulação Institucional: mapeamento de convidados, palestrantes e mediadores para os eventos.

· Organização de um calendário de ações pré COP: Material gráfico com todas as ações que acontecerão na cidade de São Paulo, durante a pré COP.

· Monitoramento e Avaliação: acompanha o progresso das iniciativas, avaliando os resultados e propondo ajustes necessários para alcançar os objetivos estabelecidos.

· Comunicação e articulação: com as Secretarias Municipais competentes a participarem das iniciativas definidas.

b) Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA):

 

· Conteúdo Técnico-Ambiental: fornecer expertise em questões ambientais, desenvolvendo conteúdos técnicos para os eventos e assegurando que as discussões estejam alinhadas com as políticas ambientais municipais.

· Programação Temática: participar da programação temática, a partir de palestras, visitas técnicas e outras atividades a serem definidas pela comissão.

 

 

c) Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI):

 

· Engajamento Global: viabilizar as conexões com organizações internacionais, cidades e delegações estrangeiras, e com demais atores nacionais, promovendo a troca de experiências e boas práticas relacionadas ao clima e a participação nas atividades propostas.

· Organização da participação da Prefeitura no evento oficial COP-30: apoio na articulação do credenciamento e agenda da delegação, que será definida pelas próprias secretarias participantes e aprovada pelo Gabinete do Prefeito.

 

d) Secretaria de Governo Municipal

 

· Articulação Institucional: mapeamento de convidados, palestrantes e mediadores para os eventos

· Comunicação e articulação com as Secretarias Municipais competentes a participarem das iniciativas definidas.

· Orçamento: Aprovação e disponilização do orçamento para realização da agenda pré COP 30.

 

II – Entidades da Sociedade Civil:

 

a) Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo

· Representação: atuar como ponte entre a população e o governo, trazendo perspectivas diversas.

· Mobilização Social: apoiar as campanhas e atividades que incentivam a participação pública nos eventos a serem realizados.

· Articulação e Mobilização: Articular com outros entes da sociedade civil a participação nos diversos eventos que serão realizados e também na organização de eventos que acontecerão pela cidade.

III – Entidades Acadêmicas:

 

a) Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo – IEA USP

· Conteúdo Técnico-Ambiental: fornecer expertise em questões ambientais, desenvolvendo conteúdos técnicos para os eventos e assegurando a disseminação de estudos, dados científicos e soluções inovadoras que embasam as discussões e propostas alinhadas com a temática da COP 30.

· Preparação e subsídio técnico: participar da programação temática a partir de cursos e palestras que capacitem os participantes das iniciativas e eventos

· Organização de 6 eventos técnicos: Responsabilidade da Cátedra do Clima

 

4.2 Colaboração das Secretarias Municipais

Durante o desenvolvimento das ações e iniciativas do presente trabalho, é importante assegurar estratégias de comunicação para a colaboração de outras Secretarias Municipais, que não integram formalmente a composição da Comissão, estabelecida pela Portaria SGM/SECLIMA nº 68, de 19 de fevereiro de 2025.

Para isso, um dos trabalhos iniciais realizados pela SGM/SECLIMA foi a consulta aos seguintes órgãos e Secretarias Municipais: Secretaria do Verde e Meio Ambiente - SVMA, Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania – SMDHC, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho – SMDET, SP TURIS, Secretaria Municipal de Turismo – SMTUR, Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de São Paulo – SP Regula, Secretaria Executiva de Limpeza Urbana – SELIMP, Secretaria Municipal de Educação - SME, Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento – SMUL, Secretaria Municipal das Subprefeituras – SMSUB, Secretaria Executiva do Programa Mananciais – SEHAB MANANCIAIS, São Paulo Urbanismo - SP URBANISMO, Secretaria Municipal de Cultura – SMC, Secretaria Municipal de Gestão - SEGES.

A consulta ocorreu por meio do Processo SEI de número 6011.2025/0000272-5, em que as secretarias citadas puderam enviar sugestões de eventos e iniciativas para compor o Calendário de Eventos Pré-COP em São Paulo, bem como indicar instituições externas que pudessem contribuir na realização das atividades. As propostas foram consolidas para posterior apresentação ao Prefeito Ricardo Nunes e o resultado da consulta está disponível em anexo 1 no final do plano de ação.

4.3 Critério de seleção de convidados para os eventos da Prefeitura

Os convidados serão determinados conjuntamente com as secretarias e entidades que compõem a Comissão Construindo uma Cidade Sustentável, e deverão estar alinhados aos temas de cada atividade proposta. As demais secretarias também serão consultadas.

4.4 Divulgação para sociedade civil:

A divulgação será realizada pelos canais de comunicação da Prefeitura e de suas Secretarias envolvidas, como sites institucionais e redes sociais, além de espaços físicos de grande circulação de pessoas, como anúncios nos ônibus, nas estações de trem, metrô e nos relógios distribuídos por toda a cidade. Para que se torne possível, será necessário entrar em contato com o Governo de Estado, responsável pela administração das linhas de trem e metrô no Município de São Paulo, além de realizar alinhamentos com a Secretaria Especial de Comunicação da Prefeitura de São Paulo.

  1. PRODUTOS ESPERADOS E CRONOGRAMA

Para cada subitem do item 3, “Programa de Eventos e Atividades”, foram detalhados os produtos esperados para sua realização, incluindo prazos estimados e respectivas atribuições. Além disso, apresenta-se um cronograma geral dos eventos listados e a previsão de um relatório final com os resultados das atividades da comissão.

5.1 Encontro Preparatório presencial - previsto no Plano de 100 dias

A Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas do Município de São Paulo (SECLIMA), em parceria com a Secretaria Municipal de Relações Internacionais, realizou no dia 7 de abril o encontro “Construindo uma Cidade Sustentável, rumo à COP30”, no auditório do Edifício Matarazzo. Durante o evento, reafirmou-se o compromisso da cidade de São Paulo com a agenda climática internacional, apresentou-se a Comissão “Construindo uma Cidade Sustentável”, instituída pelo Decreto Municipal nº 64.066/2025 e apresentou-se o site oficial do projeto “São Paulo pelo Clima”.

O evento reuniu especialistas, gestores públicos, representantes do setor privado, da academia e da sociedade civil com o objetivo de fortalecer o papel de São Paulo nas discussões globais sobre a crise climática, em preparação para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que acontecerá em novembro de 2025, em Belém (PA).

 

 

5.2 Eventos Paralelos

5.2.1 Produtos e matriz de responsabilidade

 

ATIVIDADES

RESPONSÁVEL

PRAZO

Divulgação da ferramenta de cadastro

TODOS

Março até outubro

Acompanhamento da ferramenta de cadastro de eventos paralelos

SGM-SECLIMA

Março até outubro

Mapeamento dos eventos internacionais (dentro e fora da

cidade) temáticos da COP30

SMRI

Fevereiro até outubro

Criação de canal de comunicação da Comissão para divulgação dos eventos paralelos temáticos da COP30 na cidade, que não foram cadastrados

SGM-SECLIMA

Fevereiro

“Entrega” do selo de participação do Calendário COP30 na cidade às

instituições cadastradas

SGM-SECLIMA

Março até outubro

Relatório de participação de cada

evento

TODOS

Fevereiro até outubro

Consolidação de relatório de todos os

eventos

SGM-SECLIMA

Setembro até outubro

 

5.3 Hotsite Programação COP 30 em São Paulo

 

ATIVIDADES

RESPONSÁVEL

PRAZO

Criação do Hotsite

SGM-SECLIMA

Lançado em abril

Gestão e atualização do hotsite

SGM-SECLIMA

Abril até novembro

 

5.4 Pré-COP São Paulo

 5.4.1 Organização e estrutura do evento

O evento Pré-COP 30 em São Paulo, irá demandar grande infraestrutura, e parcerias externas, para a realização do evento. Por isso, será essencial planejar atividades que envolvam um maior número de atores, tanto internos quanto externos.

· Parcerias para viabilizar a participação de representantes que farão escala em São Paulo antes de ir para Belém do Pará

· Campanhas publicitárias

· Recepção das delegações em SP

 

 

5.4.2 Produtos e matriz de responsabilidade

 

ETAPA

ATIVIDADES

RESPONSÁVEL

PRAZO

 

 

 

 

Organização e estrutura do evento

1. Assinatura do Convênio entre o Governo do Estado de São Paulo, Prefeitura de São Paulo e USP

SEMIL, Prefeitura e USP

Assinado em junho

2. Definir representantes institucionais e criar canal de articulação entre os partícipes

SEMIL, Prefeitura e USP

Junho

3. Realizar reuniões preparatórias para alinhamento do escopo, formato e

responsabilidades

SEMIL, Prefeitura e USP

Junho

4. Planejar e estruturar a programação do evento, incluindo identificação de temas e convidados

SEMIL, Prefeitura e USP

Julho

5. Articular e convidar parceiros institucionais e representantes de outros municípios e setores

relevantes

- SEMIL, Prefeitura e USP

Julho e agosto

6. Divulgar institucionalmente o evento e mobilizar participantes

SEMIL, Prefeitura e USP

Julho e agosto

 

7. Realizar os eventos preparatórios para a COP30 - 1 a 5 de novembro – evento

SEMIL, Prefeitura e USP

Novembro

 

 6.4 Participação da delegação da PMSP na COP30

 

ATIVIDADES

RESPONSÁVEL

PRAZO

Apresentação do Prefeito na COP30, incluindo os resultados de todos os itens anteriores

TODOS

Até outubro

 

Articulação do credenciamento e agenda da delegação.

SMRI

A definir

Definição da delegação para COP 30:

secretarias participantes

Gabinete do prefeito

A definir

Definição da delegação para COP 30: representantes

Cada Secretaria da delegação será

responsável por indicar seu representante

A definir

Aprovação da delegação

Gabinete do prefeito

A definir

Voos e hospedagem

Cada Secretaria da delegação será responsável por viabilizar a participação de seu representante, incluindo

o custo de voo e hospedagem

 

 

6.5 Relatório final da Comissão

Consolidar todas as atividades realizadas pela Comissão durante o ano de 2025, e seus principais resultados. Espera-se que o relatório apresente itens como:

 

- Número de participantes nos eventos de março a novembro e na pré COP-30

- Número de eventos paralelos que os membros da comissão participaram

- Consolidação do posicionamento da cidade apresentado no evento pré COP-30

- Participação da Prefeitura Municipal de São Paulo na COP30

- Principais resultados da COP30 e alinhamento com os materiais levados por São Paulo na Conferência

 

 

6.6 Cronograma Geral Primeiro semestre

ATIVIDADE

FEV

MAR

ABR

MAI

JUN

Publicação do decreto que institui a Comissão Construindo uma Cidade Sustentável (Decreto nº 64.066, de 14 de fevereiro de 2025)

SEMANA

¨ 1

¨ 2

¨ 3

¨ 4

 

 

 

 

Publicação da portaria que designa a composição da Comissão Construindo uma Cidade Sustentável (Portaria SGM/SECLIMA nº 68,

de 19 de fevereiro de

2025)

SEMANA

¨ 1

¨ 2

¨ 3

¨ 4

 

 

 

 

1ª reunião da Comissão Construindo uma Cidade Sustentável

· Apresentação e adequação do Plano de Ação

SEMANA

¨ 1

¨ 2

¨ 3

¨ 4

 

 

 

 

2ª Reunião - Definições iniciais para o seminário presencial

· Definição de agenda, estrutura, convidados,

local e transmissão

 

SEMANA

¨ 1

¨ 2

¨ 3

¨ 4

 

 

 

Organização para realização do evento presencial

 

SEMANA

¨ 1

¨ 2

¨ 3

¨ 4

 

 

 

Seminário presencial

 

SEMANA

¨ 1

¨ 2

¨ 3

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Relatório produto do seminário presencial

 

 

SEMANA

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Reunião com entidades e consulados parceiros

 

 

SEMANA

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Acompanhamento de

eventos paralelos

 

 

 

 

 

Preparativos para Pré- COP São Paulo, com definição da agenda e

dos convidados

 

 

 

 

 

 

 

 

Segundo semestre

 

ATIVIDADE

JUL

AGO

SET

OUT

NOV

Acompanhamento de

eventos paralelos

 

 

 

 

 

Preparativos para Pré- COP São Paulo, com

definição da agenda e dos convidados

 

 

 

 

 

Pré-COP São Paulo: Summit Agenda SP+Verde e USP Bora Preservar

 

 

 

 

SEMANA

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Consolidação da posição oficial da cidade na COP 30

 

 

 

 

SEMANA

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Este texto não substitui o original publicado no Diário Oficial da Cidade de São Paulo