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PORTARIA SECRETARIA MUNICIPAL DOS TRANSPORTES - SMT/DSV Nº 75 de 23 de Agosto de 2012

DA PUBLICIDADE AO RESUMO DO RELATORIO INFORMATIVO 14A. AVALIACAO OPERACAO HORARIO DE PICO/JANEIRO A DEZEMBRO DE 2011-RODIZIO MUNICIPAL-CET.

PORTARIA 75/12 - DSV/SMT

O DIRETOR DO DEPARTAMENTO DE OPERAÇÃO DO SISTEMA VIÁRIO – DSV , no uso de suas atribuições legais, e

CONSIDERANDO o disposto no art. 6º da Lei n.º 12.490, de 3 de outubro de 1997 e no art.9º do Decreto n.º 37.085, de 3 de outubro de 1997;

CONSIDERANDO as informações da Companhia de Engenharia de Tráfego - CET, responsável pelo acompanhamento operacional da execução do “Programa de Restrição ao Trânsito de Veículos Automotores”,

RESOLVE:

I – Dar publicidade ao relatório informativo 14ª Avaliação da Operação Horário de Pico referente ao ano de 2011, elaborado pela Companhia de Engenharia de Tráfego – CET, em razão da execução do “Programa de Restrição ao Trânsito de Veículos Automotores”, autorizado pela Lei n.º 12.490, de 3 de outubro de 1997, estabelecido pelo Decreto n.º 37.085, de 3 de outubro de 1997 e suas alterações, conforme Anexo Único desta Portaria.

II - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

ANEXO ÚNICO DA PORTARIA Nº 75/12 - DSV-GAB.

Resumo da 14ª Avaliação Operação Horário de Pico – Período de Janeiro/2011 a Dezembro/2011

1. APRESENTAÇÃO

A Operação Horário de Pico, também conhecida como Rodízio Municipal, é um programa de restrição de circulação ao trânsito, realizado por meio de um escalonamento na utilização dos veículos, exclusivamente para os horários e locais mais críticos da Cidade.

A Operação Horário de Pico foi instituída pela Lei nº 12.490 e regulamentada pelo Decreto nº 37.085, publicados no Diário Oficial do Município em 04 de outubro de 1997. Entrou em vigor dois dias após sua publicação e as autuações foram iniciadas a partir do oitavo dia de sua vigência (13 de outubro de 1997). Este procedimento foi adotado para que a população pudesse se adaptar à nova condição de circulação.

O Programa tem o objetivo aliviar os congestionamentos no período das 07:00 às 10:00 e das 17:00 às 20:00, restringindo a circulação dos veículos nas ruas e avenidas delimitadas internamente ao chamado Minianel Viário, de acordo com o final de placa e dia da semana.

A proibição estabelecida por finais de placas e por dia da semana é a que segue:

Dia da semana - Finais de Placa Proibidos

Segunda feira - 1 e 2

Terça feira - 3 e 4

Quarta feira - 5 e 6

Quinta feira - 7 e 8

Sexta feira - 9 e 0

O perímetro do Minianel Viário é composto pela Marginal Tietê, Marginal Pinheiros, Ponte Engº. Ary Torres, Av. dos Bandeirantes, Av. Afonso D’Escragnolle Taunay, Túnel Maria Maluf, Av. Presidente Tancredo Neves, Av. das Juntas Provisórias, Viaduto Grande São Paulo, Av. Prof. Luiz Ignácio de Anhaia Mello, Av. Salim Farah Maluf, Ponte do Tatuapé, retornando à Marginal Tietê.

Os automóveis devem obedecer ao rodízio na área interna e nas vias compõem o Minianel Viário. Os caminhões estavam liberados para circulação nas vias que delimitam o perímetro do Minianel até 25/07/2008. A partir do dia 28/07/2008 estes também foram proibidos de transitar pelo Minianel e, tal como os automóveis, devem obedecer às mesmas regras de restrição de horários e final de placa, conforme estabelecido pelo Decreto 49.800/08.

2. CALENDÁRIO DO RODÍZIO – VIGÊNCIA ANUAL – DAS 07:00 ÀS 10:00 E DAS 17:00 ÀS 20:00

* 1997 - Período entre 06 e 10 de outubro – sem autuação;

* 1997 - Período entre 13 de outubro e 19 de dezembro;

* 1998 - Período de 02 de fevereiro a 30 de abril e

Período de 28 de setembro a 18 de dezembro;

* 1999 - Período de 01 de fevereiro a 30 de junho e

Período de 02 de julho a 17 de dezembro;

* 2000 - Período de 01 de fevereiro a 22 de dezembro;

* 2001 - Período de 02 de fevereiro a 21 de dezembro;

* 2002 - Período de 21 de janeiro a 20 de dezembro;

* 2003 - Período de 20 de janeiro a 19 de dezembro;

* 2004 - Período de 26 de janeiro a 21 de dezembro;

* 2005 - Período de 26 de janeiro a 23 de dezembro;

* 2006 - Período de 30 de janeiro a 22 de dezembro;

* 2007 - Período de 29 de janeiro a 29 de junho e

Período de 12 de julho a 21 de dezembro;

* 2008 - Período de 14 de janeiro a 23 de dezembro;

* 2009 - Período de 12 de janeiro a 23 de dezembro;

* 2010 - Período de 11 de janeiro a 23 de dezembro.

* 2011 - Período de 10 de janeiro a 23 de dezembro.

Em 1998, no período de 04 de maio a 25 de setembro, o Rodízio Municipal foi suspenso em função da vigência do Rodízio Estadual no horário das 07:00 às 20:00, obedecendo ao critério de final de placa e dia da semana.

3. ANÁLISE DOS RESULTADOS

A metodologia de coleta de dados da pesquisa foi racionalizada a partir do ano de 2011. Houve uma redução de sete para cinco locais de pesquisa de obediência e volume interno à área de restrição. A periodicidade das coletas de dados passou de uma frequência de cinco para três vezes no ano para cada local. A coleta de dados de volume veicular fora da área de restrição passou de cinco para três locais de pesquisa, realizadas em três etapas no ano. A rota de pesquisa de tempo de percurso foi mantida e a coleta de dados passou a ser realizada, de frequência mensal, para seis coletas no ano.

Estes ajustes não comprometeram a confiabilidade dos resultados. Foi realizado um ajuste na base de dados considerada para análise da evolução dos indicadores gerais que contemplam a série histórica.

A seguir são apresentados os principais resultados desta avaliação

3.1. ÍNDICE DE OBEDIÊNCIA

A análise dos dados sobre a obediência ao programa no ano de 2011 indica um pequeno aumento no índice médio de obediência no pico da manhã em relação a 2010, passando de 89% para 90%.

No pico da tarde o índice médio de obediência foi de 84%, índice que representa um aumento de 2% em relação a 2010.

Desde 2007 é observada uma tendência de elevação dos índices de obediência. Esta elevação é atribuída às várias ações da CET no sentido de intensificar a fiscalização à obediência ao rodízio municipal, dentre as quais se destaca a implantação de equipamentos eletrônicos que fazem a leitura automática das placas dos veículos (LAP).

Índice de Obediência - Média Anual em 5 Locais Monitorados

Pico da Manhã - sentido Bairro/Centro

Pico da Tarde - sentido Centro/Bairro

ANO 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011

Manhã 91% 90% 88% 87% 86% 85% 84% 85% 87% 87% 88% 89% 89% 90%

Tarde 84% 84% 85% 82% 78% 80% 76% 77% 81% 81% 83% 84% 82% 84%

ÍNDICE DE OBEDIÊNCIA POR LOCAL PESQUISADO

Os índices médios observados nos pontos pesquisados indicam que a obediência é predominantemente maior no pico da manhã. A análise dos resultados de 2011, por local, revela que a Av. do Estado continua sendo o local que apresenta o menor índice de obediência (89% de manhã e 80% a tarde). Observa-se no entanto, que houve um aumento gradativo nos índices médios de obediência neste local, visto que em 2005 a obediência era de apenas 68% no período da tarde.

Desde o ano de 2006, os locais que apresentam os maiores índices de obediência no pico da manhã são a Av. Alcântara Machado e Av. Eusébio Matoso, ambos apresentando índices médios superiores a 90% em 2011.

Em 2011 a Av. Paulista apresentou o maior índice de obediência no período da tarde com 88%. Este local também é o que apresenta a menor diferença entre os índices de obediência ao rodízio, considerando-se os períodos de pico da manhã e da tarde.

AV. DO ESTADO

PERÍODO

Pico 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011

Manhã 89% 86% 78% 84% 83% 80% 81% 80% 79% 83% 83% 87% 85% 89%

Tarde 80% 78% 86% 76% 74% 75% 69% 68% 73% 74% 74% 77% 79% 80%

AV. EUSÉBIO MATOSO

PERÍODO

Pico 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011

Manhã 92% 92% 92% 88% 88% 88% 88% 88% 91% 90% 90% 91% 91% 92%

Tarde 85% 85% 83% 82% 81% 80% 74% 81% 82% 84% 84% 85% 80% 81%

AV. SANTO AMARO

PERÍODO

Pico 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011

Manhã 91% 91% 88% 87% 85% 84% 84% 84% 87% 86% 87% 89% 87% 89%

Tarde 84% 84% 80% 82% 77% 77% 75% 75% 80% 78% 81% 83% 82% 83%

AV. PAULISTA

PERÍODO

Pico 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011

Manhã 92% 91% 90% 88% 86% 83% 82% 82% 86% 87% 87% 88% 89% 89%

Tarde 88% 88% 90% 85% 87% 85% 82% 82% 85% 85% 88% 89% 87% 88%

AV. ALCÂNTARA MACHADO

PERÍODO

Pico 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011

Manhã 91% 91% 91% 89% 87% 88% 87% 89% 90% 90% 92% 92% 91% 92%

Tarde 85% 86% 85% 83% 73% 81% 80% 81% 83% 83% 84% 84% 80% 87%

ÍNDICE DE OBEDIÊNCIA NA PRIMEIRA MEIA HORA

Este indicador de obediência ao rodízio refere-se às primeiras meias horas de cada período proibido. Os dados, que foram sistematizados a partir de 2003, indicam que o índice de obediência é sempre menor na primeira meia hora de restrição de cada pico (das 7:00 às 7:30 e das 17:00 às 17:30).

No ano de 2011 foi constatado um aumento nos índices médios de obediência nas primeiras meias horas de cada período proibido, passando de 82% para 84% no pico da manhã e de 72% para 74% no pico da tarde, em relação ao índice do ano de 2010.

Verifica-se ainda que, em 2011, a diferença percentual do índice médio da primeira meia hora em relação ao índice de todo o período pesquisado ficou 6 pontos percentuais abaixo no pico da manhã (84% e 90%, respectivamente) e 10 pontos no pico da tarde (74% e 84%, respectivamente), resultados bem próximos ao ano de 2010.

O resultado demonstra uma tendência de mudança no comportamento dos motoristas, pois um número maior está respeitando o início do rodízio, tanto no pico manhã quanto no pico tarde.

Índice de Obediência na primeira meia hora – Média Anual

PERÍODO

HORÁRIO 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011

Primeira meia hora manhã

(07:00 às 07:30) 74% 74% 75% 80% 79% 80% 84% 82% 84%

Primeira meia hora tarde

(17:00 às 17:30) 68% 63% 65% 70% 69% 72% 73% 72% 74%

ÍNDICE DE PARTICIPAÇÃO DO GRUPO EM RESTRIÇÃO

Parte-se do pressuposto que o rodízio retira de circulação, diariamente, 20% da frota de veículos nos horários de pico. Um percentual acima de 20% do índice de participação do grupo de restrição (veículos com placas proibidas de circular), em horários imediatamente antes ou após o proibido, indica que o motorista decidiu antecipar ou postergar a sua viagem.

De 2003 até 2006 os resultados se mantiveram praticamente inalterados, evidenciando que o horário das 6:30 às 7:00 era o único com médias acima dos 20%, o que caracterizava antecipação do horário da viagem.

Porém, a partir de 2007 os índices mostram uma tendência de queda até chegar no mais baixo valor de toda a série histórica em 2011, com 19% de participação de veículos em restrição no horário das 6:30 às 7:00. Os índices obtidos nas pesquisas de 2011 mostram que não está mais ocorrendo antecipação das viagens dos veículos restritos tanto no pico da manhã, como no da tarde.

A análise dos índices do grupo em restrição por local mostrou que a queda ocorreu nos pontos pesquisados, sendo a Av. Alcântara Machado o posto que apresentou o menor índice de participação neste horário.

Participação do Grupo em Restrição – Média Anual

HORÁRIO 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011

06:30 às 07:00 24% 24% 24% 23% 22% 22% 22% 20% 19%

10:00 às 11:00 22% 22% 21% 21% 21% 21% 21% 20% 20%

16:00 às 17:00 20% 20% 20% 20% 20% 20% 19% 18% 19%

3.2 VOLUME VEICULAR MÉDIO DA HORA PICO

Área interna ao Minianel Viário

Comparando os resultados obtidos antes da implantação do rodízio, verifica-se que nos anos analisados na série histórica no período da manhã, somente no ano de 2003 houve um volume superior ao ano de 1997. No ano de 2011 observa-se uma variação de -7% em relação ao volume “antes do rodízio”. Já no período da tarde, observa-se uma queda no volume nos últimos três anos, sendo que em 2011 a variação obtida, em relação ao volume “antes do rodízio”, foi de -3%. Em parte, a queda de volume da hora pico pode ser atribuída à saturação das vias nesse período.

Área externa ao Minianel Viário

O volume veicular médio na área externa à restrição aumentou em 2011 em relação ao volume do período de pré-implantação em 1997. Este aumento foi observado tanto no pico da manhã (+8%) como no pico da tarde (+15%).

VOLUME VEICULAR MÉDIO DA HORA PICO

ANO

ÁREA INTERNA AO MINIANEL

(5 PONTOS PESQUISADOS) ÁREA EXTERNA AO MINIANEL

(3 PONT0S PESQUISADOS)

MANHÃ TARDE MANHÃ TARDE

1997* 3.629 3.756 3.959 3.851

2003 3.690 4.113 4.002 4.235

2004 3.566 3.816 3.912 4.117

2005 3.389 3.758 3.825 4.076

2006 3.412 3.863 3.837 4.188

2007 3.377 4.120 4.049 4.462

2008 3.355 3.746 4.231 4.323

2009 3.296 3.587 4.069 4.164

2010 3.491 3.570 4.561 4.451

2011 3.363 3.628 4.266 4.433

*Antes do Rodízio

3.3 TEMPO DE PERCURSO E VELOCIDADE MÉDIA DO TRÁFEGO GERAL

A velocidade do tráfego no corredor Consolação/Rebouças/Eusébio Matoso vem sendo monitorada desde o início da Operação Horário de Pico, o que possibilita inferir as variações de velocidade ao longo do tempo neste corredor.

Em 2011 foram coletadas amostras de seis dias em períodos distintos do ano para obter as variações de velocidade, e gerar uma média anual da velocidade deste corredor. A monitoração é realizada durante o período de restrição, e uma hora após no pico manhã e uma hora antes da restrição no pico tarde.

É relevante informar que a partir de setembro de 2004 este corredor sofreu alterações na sua característica de trânsito e de operação, devido à implantação do corredor de ônibus Campo Limpo/Rebouças/Centro. Também cabe ressaltar que, a partir do mês de julho de 2011, alguns trechos do corredor de ônibus da Av. Eusébio Matoso e da Av. Rebouças estavam interditados devido a obras, o que ocasionou uma maior lentidão, resultando em velocidades baixas no período da tarde.

Período da manhã

Em 2011 a média de velocidade no horário proibido (das 7:00 às 10:00) foi de 20,6 km/h, significando uma discreta elevação em relação aos anos anteriores.

No horário permitido (das 10:00 às 11:00), a média de velocidade foi de 15,8 km/h, muito próxima à velocidade média obtida no ano anterior.

Observa-se, dos resultados obtidos ao longo dos anos de pesquisa, que neste corredor a média da velocidade entre 10:00 e 11:00 é menor do que no período considerado pico da manhã (7:00 às 10:00).

Período da tarde

O resultado da média da velocidade no horário proibido (17:00 às 20:00) foi de 7,6 km/h, indicando uma queda em relação ao ano de 2010 e também a menor média obtida dentre todos os anos pesquisados em consequência das obras no corredor de ônibus.

Também no horário permitido (16:00 às 17:00) a velocidade média alcançou os patamares mais baixos da série histórica, com 11 km/h.

Como já mencionado, as obras no corredor de ônibus contribuíram para estes resultados. Observa-se que as entre as médias obtidas no período da tarde, a velocidade do horário proibido é sempre menor que no horário permitido.

VELOCIDADE MÉDIA ANUAL (km/h)

ANO HORÁRIO PROIBIDO km/h HORÁRIO PERMITIDO km/h

Manhã

07:00/10:00 Tarde

17:00/20:00 Manhã

10:00/11:00 Tarde

16:00/17:00

1997* 18,6 17,5 - -

1998 23,0 16,8 19,7 16,9

1999 23,0 17,1 20,3 18,9

2000 23,5 19,9 22,1 20,0

2001 21,7 17,9 18,5 21,2

2002 23,4 14,6 21,5 16,9

2003 19,4 16,1 17,1 18,1

2004 18,5 12,0 18,1 17,2

2005 19,0 15,4 16,7 18,2

2006 20,0 14,4 14,4 16,0

2007 16,6 13,5 15,1 18,1

2008 19,0 13,5 15,5 18,9

2009 18,7 11,7 16,5 16,1

2010 18,0 11,7 15,4 15,9

2011 20,6 7,6 15,8 11,0

*Antes do Rodízio

VELOCIDADE MÉDIA DO TRÁFEGO GERAL

Quanto às velocidades obtidas a partir dos PACs – Postos Avançados de Campo, utilizando uma metodologia diferente, e que também monitoram a lentidão na cidade, os resultados foram os seguintes:

Vias de trânsito rápido

Comparativamente ao ano de 2010, em 2011 a velocidade média do pico da manhã subiu passando de 39 km/h para 48 km/h, o que significa 23% de aumento. Já no pico da tarde, o aumento da velocidade média foi de 30%, passando de 20 km/h para 26 km/h.

Vias arteriais

Os resultados de 2011 foram praticamente os mesmos de 2010. No pico da manhã a velocidade média obtida foi a mesma, 26 km/h. Já no pico da tarde, a velocidade média teve um pequeno aumento, passando de 16 km/h para 17 km/h. A amostra é coletada em diversas vias em dias uteis ao longo do ano.

VELOCIDADE MÉDIA DO TRÁFEGO GERAL (km/h)

ANO VIAS DE TRÂNSITO RÁPIDO VIAS ARTERIAIS

Manhã 07:00/10:00 Tarde 17:00/20:00 Manhã 07:00/10:00 Tarde 17:00/20:00

1997* 45 31 18 19

1998 51 31 20 18

1999 52 32 19 22

2000 44 32 16 21

2001 41 30 16 20

2002 42 29 17 20

2003 45 30 21 25

2004 40 19 24 22

2005 43 19 27 22

2006 38 22 23 18

2007 33 26 21 17

2008 38 20 24 15

2009 36 14 24 16

2010 39 20 26 16

2011 48 26 26 17

*Antes do Rodízio

3.4 LENTIDÃO

A análise comparativa das médias da lentidão anual foi realizada levando-se em consideração os dados dos anos de 2008 a 2011 devido à mudança, a partir de 2007, da extensão das vias monitoradas.

As análises indicam que, em 2011, as maiores lentidões do dia concentram-se no pico da tarde, atingindo seu ápice às 19:00, com valores médios de 107 km, 1% menor que em 2010, que apresentou média de lentidão de 108 km.

Comparativamente a 2010, houve queda nos índices de lentidão em quase todos os horários.

Agregando as extensões de lentidão média por período, observa-se que no período da manhã (07:00 às 10:00) não houve alteração na média da lentidão, permanecendo em 58 km. No período entre os picos (horário das 10:30 às 16:30) a média da lentidão foi de 29 km, o que significa uma queda de 19% em relação a 2010. Já no pico da tarde (das 17:00 às 20:00) a média da lentidão foi de 77 km, uma redução de 4% quando comparada à média para o horário de 2010.

Na análise dos dados de 2008 a 2011 percebe-se uma tendência de queda na média de lentidão. Nos últimos anos, outras medidas de restrição de trânsito em áreas e vias da cidade e a inauguração de grandes obras viárias contribuíram para a redução da lentidão geral na cidade.

Em julho de 2008, ocorreu a ampliação da Zona de Máxima Restrição de Circulação – ZMRC de 25 km² para 100 km², e também a inclusão do trânsito dos caminhões no rodízio de placas nas vias que delimitam o Minianel Viário. Também foi implantada, no segundo semestre de 2009, a Zona de Máxima Restrição de Fretados – ZMRF, que impediu a circulação de ônibus fretados em vários locais e melhorou a fluidez do trânsito. Em setembro de 2010 teve início a restrição de caminhões na Marginal Pinheiros, Avenida dos Bandeirantes, Avenida Afonso D´Escragnole Taunay e Avenida Jornalista Roberto Marinho, e em outubro em vias da região do Morumbi. Duas obras importantes também contribuíram para a diminuição dos índices de lentidão: a conclusão das obras da Nova Marginal Tietê e a inauguração do trecho Sul do Rodoanel em abril de 2010.

LENTIDÃO GERAL DA CIDADE – (MÉDIA ANUAL EM KM)

HORÁRIO (07:00 às 20:00)

ANO 07:00 07:30 08:00 08:30 09:00 09:30 10:00 10:30 11:00 11:30 12:00 12:30 13:00 13:30 14:00 14:30 15:00 15:30 16:00 16:30 17:00 17:30 18:00 18:30 19:00 19:30 20:00

2008 28 54 72 82 89 83 68 61 59 56 52 47 43 38 39 43 48 53 58 69 86 94 109 127 141 126 87

2009 27 44 62 72 82 79 64 57 57 54 50 44 42 38 37 39 44 48 53 63 76 85 99 115 131 120 84

2010 25 41 59 70 78 75 60 52 47 41 37 34 32 29 29 29 32 33 35 42 53 65 79 97 108 94 61

2011 25 43 60 69 77 73 57 50 44 37 31 26 23 20 19 20 22 24 27 35 52 64 80 97 107 86 49

LENTIDÃO GERAL DA CIDADE – (MÉDIA ANUAL EM KM)

COMPARATIVO ENTRE OS PERÍODOS DO DIA

ANO PERÍODO DO DIA

PICO MANHÃ

(7:00 às 10:00) ENTRE PICO

(10:30 às 16:30) PICO TARDE

(17:00 às 20:00)

2008 68 51 110

2009 61 48 101

2010 53 36 80

2011 58 29 77

3.5 ÍNDICE DE MOTORIZAÇÃO

Os dados da frota registrada de veículos da capital paulista fornecidos pelo DETRAN – Departamento Estadual de Trânsito de S. Paulo – indicam que em dezembro de 2011 a cidade de São Paulo apresentava mais de 7 milhões de veículos registrados, e dados obtidos pelo SEADE – Sistema Estadual de Análise de Dados – revelavam uma população de pouco mais de 11 milhões de habitantes, o que corresponde a uma taxa de motorização de 63,4 veículos para cada 100 habitantes. Quando a Operação Horário de Pico foi instituída, em outubro de 1997, eram 46,2 veículos para cada 100 habitantes. O índice de motorização apresentou um aumento de 37% de 1997 para 2011.

Cabe destacar que, no período de vigência da Operação Horário de Pico, o crescimento da frota foi proporcionalmente muito superior ao da população. Enquanto a população aumentou 12% de 1997 a 2011, a frota registrada na capital apresentou um incremento de 54%.

EVOLUÇÃO DO ÍNDICE DE MOTORIZAÇÃO

ANO POPULAÇÃO FROTA REGISTRADA ÍNDICE DE

MOTORIZAÇÃO*

(Veíc./100 hab.)

1990 9.512.545 3.421.059 36,0

1991 9.610.659 3.614.799 37,6

1992 9.690.419 3.823.772 39,5

1993 9.774.322 4.092.730 41,9

1994 9.864.512 4.404.616 44,7

1995 9.952.805 4.529.929 45,5

1996 10.040.370 4.671.362 46,5

1997 10.134.220 4.680.012 46,2

1998 10.233.627 4.790.897 46,8

1999 10.333.057 4.880.019 47,2

2000 10.426.384 5.128.234 49,2

2001 10.508.218 5.318.888 50,6

2002 10.552.311 5.491.811 52,0

2003 10.615.844 5.649.318 53,2

2004 10.679.760 5.807.160 54,4

2005 10.744.060 5.332.582 49,6

2006 10.789.058 5.614.084 52,0

2007 10.834.244 5.962.512 55,0

2008 10.940.311 6.369.581 58,2

2009 10.998.813 6.705.024 61,0

2010 11.239.372 6.954.750 61,9

2011 11.337.021 7.186.724 63,4

Fonte: População: SEADE - Informações dos Municípios Paulistas,

Frota: DETRAN/SP

4. CONCLUSÕES

A avaliação da Operação Horário de Pico realizada em 2011 revela um ligeiro aumento no índice médio de obediência no pico da manhã em relação a 2010, passando de 89% para 90%. O mesmo ocorreu com a obediência no pico da tarde, com um aumento de 82% para 84% no índice médio de obediência.

Análises mais detalhadas sobre os índices de obediência revelam que em 2011 houve aumento nos índices médios nas primeiras meias horas de cada período proibido em relação ao ano de 2010, passando de 82% para 84% no pico da manhã e de 72% para 74% no pico da tarde. Estes resultados são positivos e sinalizam mudança no comportamento dos motoristas, pois um número maior de motoristas está respeitando o início do horário de rodízio, tanto no pico manhã quanto tarde.

A análise dos resultados de 2011 por local monitorado indica, novamente, que a Av. do Estado apresentou o menor índice de obediência (89% de manhã e 80% a tarde). Neste local verifica-se também um gradativo aumento nos índices médios de obediência no pico da tarde a partir de 2006, pois em 2005 este era de apenas 68%.

Os locais que apresentaram os maiores índices de obediência no pico da manhã no ano de 2011 foram a Av. Alcântara Machado e Av. Eusébio Matoso, ambas com 92% de obediência. À tarde os maiores índices foram observados na Av. Paulista (88%) e Av. Alcântara Machado (87%).

Outro resultado importante é o índice de participação do grupo de restrição, que mostra a parcela de motoristas que nos dias do rodízio antecipam a sua viagem para o período das 6:30 às 7:00. Em 2011 o índice deste horário ficou em 19%, o menor valor da série histórica. Os índices obtidos nas pesquisas de 2011 mostram que não está mais ocorrendo antecipação das viagens dos veículos restritos tanto no pico da manhã e como no da tarde.

Com relação ao volume médio de veículos na hora pico que trafegam pelos locais pesquisados, constata-se que a área interna ao Minianel Viário ainda apresenta volume veicular médio inferior ao período pré-implantação da Operação Horário de Pico. No entanto, na área externa o volume veicular médio no pico da tarde apresentou um incremento em relação ao início da Operação Horário de Pico, superando o período pré-implantação, tanto no pico da manhã como no pico da tarde.

Com relação a 2010, os resultados da velocidade média no corredor monitorado Rebouças/Consolação indicam aumento na média da velocidade do período da manhã restrito, (7:00 às 10:00) de 18,0 km/h em 2010 para 20,6 km/h em 2011. No período permitido (10:00 às 11:00) a velocidade média praticamente se manteve, variando de 15,4 km/h em 2010 para 15,8 km/h em 2011.

No período da tarde, os resultados da média da velocidade no horário proibido (17:00 às 20:00) indicaram uma diminuição, alcançando o menor valor de toda a série histórica com 7,6 km/h, em consequência de obras no corredor. O mesmo ocorreu com o horário permitido do pico tarde (16:00 às 17:00) a velocidade média de 2011 foi 11,0 km/h.

Pode-se observar em 2011 uma melhora nos índices de lentidão geral na cidade. As várias intervenções no sistema viário realizadas nos últimos anos na cidade e também o aumento da fiscalização podem ter contribuído para a melhoria destes índices.

Finalmente, os dados referentes ao índice de motorização indicam que em 2011 foi mantida a tendência crescente deste indicador, influenciado, principalmente, pela alta taxa de crescimento da frota registrada na cidade.

CET

Junho/2012