CASA CIVIL DO GABINETE DO PREFEITO

Acessibilidade

PORTARIA SECRETARIA MUNICIPAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA E MOBILIDADE REDUZIDA- SMPED Nº 38 de 15 de Agosto de 2015

Institui ferramentas oficiais de acessibilidade da SMPED conforme especifica.

PORTARIA 38/15 - SMPED

DE 27 DE JULHO DE 2015

Institui as seguintes ferramentas oficiais de acessibilidade da SMPED, quais sejam: Livro Mobilidade Acessível e Curso de Educação Continuada e Certificação em Acessibilidade, bem como designa Servidores Públicos da SMPED para exercer atribuições previstas na Portaria nº007/SMPED/2007 (Curso de Educação Continuada e Certificação em Acessibilidade).

Marianne Pinotti, Secretária Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, no uso das atribuições legais,

RESOLVE:

Artigo 1º. Esta Portaria institui as seguintes ferramentas oficiais de acessibilidade da SMPED, quais sejam:

I-Livro Mobilidade Acessível;

II-Curso de Educação Continuada e Certificação em Acessibilidade, que tem como apoio didático o Livro Mobilidade Acessível.

Artigo 2º. As ferramentas previstas no artigo 1º consistem, em síntese:

I-Livro Mobilidade Acessível: numa linguagem simples, que possibilita a consulta tanto por profissionais de arquitetura e construção quanto por qualquer cidadão que se interesse pelo tema, estão dispostas informações extraídas de normas técnicas nacionais e internacionais, legislação vigente, além de orientações elaboradas pela Comissão Permanente de Acessibilidade – CPA , órgão ligado a SMPED. Desta feita, tem como objetivo colaborar para inserção da pessoa com deficiência na sociedade por meio da promoção do “Desenho Universal”, conceito que garante pela acessibilidade a todos os componentes de qualquer ambiente, respeitando todas as pessoas.

II-Curso de Educação Continuada e Certificação em Acessibilidade que tem como apoio didático o livro Mobilidade Acessível. Visa sensibilizar e orientar os funcionários da Prefeitura do Município de São Paulo envolvidos em edificações e vias públicas, educadores de faculdades e escolas técnicas e demais profissionais da área de engenharia e arquitetura, através de um processo de educação continuada com treinamento planejado em módulos teórico e vivencial, com a emissão de certificado. Tem como objetivo promover a transformação cultural dos profissionais envolvidos na conquista da acessibilidade e permitir a inclusão das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Artigo 3º. Designar o Servidor Público, Arquiteto Eduardo Flores Auge, Especialista em Desenvolvimento Urbano, RF 750.488.8, como coordenador/Professor do Curso de Educação Continuada e Certificação em Acessibilidade da SMPED, bem como designar os seguintes Servidores Públicos como também professores do curso:

CELSO GABRIEL ARRUDA – RF. 568.300.9

OSWALDO RAFAEL FANTINI – RF. 500.759.3

JOÃO CARLOS DA SILVA – RF.752.323.8

ULYSSES DOS SANTOS – RF.749.271.5

LAILA DELL ANTONIA SCARASSATI – RF. 812.216.4 e

Organização Administrativa do curso:

SIRLEI HULER – RF.810.912.5

Artigo 4º. Este portaria entrará em vigor na data de sua publicação, revogada a PORTARIA Nº 017/2013/SMPED/GAB,DE 15 DE ABRIL DE 2013.

Este texto não substitui o original publicado no Diário Oficial da Cidade de São Paulo