PORTARIA 938/06 - SME
Institui o Programa "A Rede em rede: a Formação Continuada na Educação Infantil" e dá outras providências.
A SECRETÁRIA ADJUNTA, respondendo pelo expediente da Secretaria Municipal de Educação no uso de suas atribuições legais, e,
CONSIDERANDO:
- A necessidade de apoiar a tarefa dos trios gestores na elaboração e implementação de projetos locais de formação continuada de professores em todas as unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino;
- A importância do fortalecimento do papel do Coordenador Pedagógico na formação continuada dos professores e demais profissionais que compõem as comunidades educativas;
- O objetivo de aperfeiçoar o trabalho pedagógico desenvolvido nas unidades educacionais, bem como a necessidade de criar referências para a organização de rotinas pedagógicas;
- A necessidade de fortalecer o papel da Diretoria de Orientação Técnico- Pedagógica das Coordenadorias de Educação - DOTs-P
RESOLVE:
I - Fica instituído o Programa "A Rede em rede: a formação continuada na Educação Infantil" (Anexo Único desta Portaria), envolvendo os Coordenadores Pedagógicos dos Centros de Educação Infantil - CEIs da rede direta, das Escolas Municipais de Educação Infantil - EMEIs, e das Escolas Municipais de Educação Especial - EMEEs, que ficam convocados a participarem do Programa ora instituído.
II - Anualmente, até 15 de fevereiro, as Coordenadoria de Educação farão publicar em Diário Oficial da Cidade de São Paulo - DOC o cronograma anual de formação.
III - Os casos omissos ou excepcionais serão resolvidos pela respectiva Coordenadoria de Educação, ouvida, se necessário, a Diretoria de Orientação Técnica - Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação - DOT-EI/SME.
IV - Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
ANEXO ÚNICO DA PORTARIA Nº 938/06
I - Justificativa:
- A Diretoria de Orientação Técnica - Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação - DOT-EI/SME destaca como importante meta do trabalho pedagógico a questão da apropriação, pelas crianças de 0 a 6 anos, de diferentes linguagens, instrumentos básicos para construírem significações e a própria identidade.
Nesta tarefa, o aperfeiçoamento do trabalho pedagógico desenvolvido pelos educadores nos CEIs da rede direta, EMEIs e EMEEs da Rede Municipal de Ensino de São Paulo requer uma mediação constante e consistente por parte de seus Coordenadores Pedagógicos, incumbidos de promover a formação continuada desses educadores.
Para tanto, faz-se necessário o desenvolvimento de um programa que estimule a intensa participação e envolvimento dos Coordenadores Pedagógicos na própria formação continuada de modo a ampliar sua iniciativa e autonomia, tanto intelectual quanto profissional.
II - Objetivos:
- Valorizar o Coordenador Pedagógico na posição de estudioso e de especialista na área, trabalhando com ele seus instrumentos e suas questões.
- Criar oportunidades para o Coordenador Pedagógico desenvolver competências para estudar, inovar práticas e formar conceitos, opiniões e atitudes de promoção humana.
- Aprimorar a experiência de formação continuada em desenvolvimento nas Unidades Educacionais.
- Buscar a renovação e o aprofundamento do discurso e da prática pedagógica por meio da valorização das linguagens infantis como instrumentos culturalmente elaborados.
- Promover a integração dos Coordenadores Pedagógicos que atuam nos CEIs da rede direta, nas EMEIs e nas EMEEs.
III - Público alvo: Coordenadores Pedagógicos de todos os CEIs da rede direta, das EMEIs e das EMEEs, em exercício na função.
IV - Carga Horária: 144 horas.
- As ações de formação ocorrerão no período de fevereiro a dezembro de 2006 sendo 108 horas presenciais e 36 não presenciais, com o seguinte escalonamento:
a. Primeiro Semestre: Composto por 9 encontros quinzenais, presenciais, de 4 horas cada um, e 18 horas não presenciais destinadas a Trabalhos Pessoais (observações, registros e planejamento de intervenções), totalizando 54 horas.
b. Segundo semestre: Composto por 9 encontros quinzenais, presenciais, de 8 horas cada um, e 18 horas destinadas para Trabalhos Pessoais (observações, registros e planejamento de intervenções), totalizando 90 horas.
- Para os encontros presenciais do segundo semestre os CPs contarão com dispensa de ponto do dia referente ao cargo.
V - Horário, locais e datas da formação: Serão estabelecidos em cronograma a ser publicado pelas Coordenadorias de Educação, até dia 17 de fevereiro próximo.
VI - Metodologia:
Criação de uma rede de formação continuada de educação infantil de caráter descentralizado em sua execução e integrado em sua concepção, que articula os esforços de DOT-EI e das Coordenadorias de Educação na formação continuada dos profissionais das Unidades Educacionais.
A cada encontro, serão propostas atividades de Trabalho Pessoal a serem desenvolvidas pelos Coordenadores Pedagógicos em suas Unidades.
VII - Temáticas:
MÓDULO 1: Diagnóstico do tempo e do espaço na instituição educativa
1º - O papel do Coordenador Pedagógico em sua instituição
2º - Instrumentos do formador: a observação e o registro.
3º - Criança, cultura e educação.
4º - Um olhar para as relações de cuidado
MÓDULO 2: O planejamento das reuniões e as estratégias formativas
5º - Linguagens para a infância: a linguagem gestual
6º - Linguagens para a infância: a comunicação oral (a roda de conversa)
7º - Linguagens para a infância: leitura e escrita (leitura pelo professor)
8º - Linguagens para a infância: leitura e escrita (os primeiros escritos)
9º - Linguagens para a infância: criação plástica
10º - Linguagens para a infância: criação plástica
11º - Linguagens para a infância: dança e música
12º - O faz-de-conta, salto qualitativo na capacidade de representação infantil
MÓDULO 3: Planos de ação do Coordenador Pedagógico
13º - Tempo e espaço para brincar
14º - Dimensões do espaço educativo
15º - Ambientes que cuidam e educam
16º - As dimensões do tempo e o aprendizado humano
17º - A organização do tempo na instituição educativa
18º - Avaliação final e projeção para 2007
VIII - Avaliação:
- avaliação processual - a ocorrer por meio da realização dos Trabalhos Pessoais e da participação no grupo
- avaliação final - por meio da elaboração de seus Planos de Ação para 2007.
IX - Freqüência Mínima exigida: 85% das horas presenciais.
X - Certificação: Farão jus ao certificado para fins de evolução funcional e promoção por merecimento:
- os participantes que obtiverem conceito S - satisfatório e freqüência mínima de 85%, a ser emitido pela Coordenadoria de Educação
- os Formadores: certificado de regência emitido por DOT-EI/SME
As Coordenadorias de Educação e DOT-EI/SME encaminharão os certificados para registro no Sistema GERFUNC e posterior remessa aos interessados.
XI - Material de apoio:
- Publicação: Tempos e Espaços para a Infância e suas Linguagens nos CEIs, Creches e EMEIs
- Material do Programa Especial de Formação Inicial em serviço Nível Médio Modalidade Normal: cadernos e vídeos
- Roteiros: de estudo e formação
XII - Orientação técnica:
A orientação técnica dos Formadores será de responsabilidade da DOT-EI/SME e assessores contratados em encontros quinzenais, realizados às segundas-feiras.
XIII - Área promotora: DOT Educação Infantil/SME e Coordenadorias de Educação.
XIV - Formadores:
C.E. Grupos Formadores Reg.Func.
Butantã 1 Dulce Ivone Henriques Rocha G. Cardim 552.953.1.01
1 Sonia Maria Albuquerque M. dos Santos 118.647.7.02
Campo Limpo 2 Roseli Helena de Souza Salgado 620.461.9.01
1 Ana Cristina Wey 724.718.4.00
Capela Socorro 1 Andréa Costa Garcia 620.089.3.01
1 Maria Heloisa Sayago Fança 549.587.3.03
FÓ/ Brasilândia 1 Sueli Ramos dos Santos Pereira 677.800.3.00
1 Maria Áurea de Alvarenga Labella 569.600.3.02
Guaianases 1 Jussara Lopes dos Santos 551.134.8.00
1 Regina Célia De Lima C. Souza 602.067.4.01
Ipiranga 1 Aglaê Hebe Pereira 556.842.1.00
1 Patrícia Maria Takada 598.560.9.01
Itaquera 1 Ana Celina Cartaxo Dias 539.403.1.02
1 Marilda Aparecida Bellintani Jamelli 555.521.3.00
Jaçanã/ Tremembé 1 Gislaine Garcia G. Aprobato 570.333.6.02
1 Rita de Cássia Criscio 747.833.0.00
Penha 1 Maria da Piedade F. S. de Souza 572.970.0.02
1 Sabrina Correia 569.112.5.00
Pirituba 1 Renata Cristina de C. Honora 598.752.1.01
1 Rosangela Gurgel R. Massei 564.067.9.02
Santo Amaro 1 Gilmara Landin Pitoche 299.712.6.01
1 Ana Luiza Tomaselli Emendabili 514.280.6.01
1 Maria Ap. Andrade dos Santos 519.436.9.01
São Mateus 1 Paula Darcie Azevedo 715.699.5.00
1 Fátia Bonifácio 555.985.5.00
1 Márcia Aparecida Colber de Lima 638.245.2.00
São Miguel 1 Dione Guilherme R. Montes Silva 523.908.7.01
1 Matilde Conceição Lescano Scandola 684.769.2.00
PORTARIA 938/06 - SME
RETIFICAÇÃO
publicado no DOC do dia 15 de Fevereiro de 2006, pág. 17, item XIV
Onde se lê XIV Formadores
Leia-se: Cronograma e Formadores conforme tabela abaixo
OBS.: QUADRO ANEXO, VIDE DOC 04/05/06 - PÁGINA 16
P 1656/09(SME)-DISPENSA PONTO DIRETOR DE ESCOLA/COORDENADOR PEDAGOGICO INSCRITO FASE 4 PROGRAMA INSTITUIDO PELA PORTARIA
P 2906/10(SME)-REALIZACAO FASE 5 DO PROGRAMA "A REDE EM REDE" INSTITUIDO PELA PORTARIA
P 2907/10(SME)-REALIZACAO FASE 5 DO PROGRAMA "A REDE EM REDE" INSTITUIDO PELA PORTARIA