Estabelece cooperação técnica e administrativa para implantar e operar unidades do Programa Descomplica SP.
PORTARIA CONJUNTA SECRETARIA MUNICIPAL DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA – SMIT; SECRETARIA MUNICIPAL DE MOBILIDADE E TRANSPORTES – SMT Nº 008 DE 26 DE MARÇO DE 2019.
Estabelece cooperação técnica e administrativa para implantar e operar unidades do Programa Descomplica SP.
DANIEL ANNENBERG, SECRETÁRIO MUNICIPAL DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA – SMIT E EDSON CARAM, SECRETÁRIO MUNICIPAL DE MOBILIDADE E TRANSPORTES - SMT, NO EXERCÍCIO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS E REGULAMENTARES:
CONSIDERANDO o disposto nos artigos 10 e 31 do Decreto Municipal nº 58.411, de 13 de setembro de 2018, que cria a da Coordenadoria de Atendimento Presencial – CAP da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia e as unidades Descomplica SP Butantã, Campo Limpo, Santana/Tucuruvi e São Miguel e define suas atribuições;
CONSIDERANDO que o Projeto 56, Meta 41 do Programa de Metas 2017-2020 da Prefeitura São Paulo prevê a implantação de unidades de atendimento presencial com “Padrão Poupatempo” em todas as regionais.
RESOLVEM:
Art. 1º - Fica estabelecida a cooperação técnica e administrativa entre a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT) e a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT) para a execução de ações de planejamento, implantação e operação das unidades do Descomplica SP São Miguel Paulista, Campo Limpo, Butantã e Santana/Tucuruvi.
Art.2º - Compete à Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT):
I - Propor os serviços que serão ofertados nas unidades do Descomplica SP que estão consolidados na Carta de Serviços do Anexo I;
II - Definir estimativa de demanda e a partir dela dimensionar os recursos necessários;
III - disponibilizar pessoal capacitado para a execução dos serviços ofertados, garantindo a imediata substituição em caso de férias, licenças médicas e outros afastamentos;
IV - realizar planejamentos e estabelecer cronogramas para desenvolver suas atividades em conjunto com a equipe da SMIT;
V - fazer, quando necessário, propostas para ajustes na concepção e execução dos projetos elaborados pela SMIT;
VI - estabelecer parcerias e interlocução com órgãos provedores para realização dos serviços que constam no Anexo I;
VII - adquirir e manter estoques de material de escritório suficientes para a prestação contínua dos serviços ofertados;
VIII - disponibilizar o serviço de malote para os serviços apresentados no Anexo I;
IX - avaliar, em conjunto com a SMIT, a conveniência de instalação dos totens de autoatendimento da SPTrans nas unidades Descomplica SP;
X - nas unidades em que forem instalados os totens de autoatendimento, caberá à SMT:
a) abastecer os suprimentos para os totens como bobinas e quaisquer outros itens necessários para o funcionamento adequado dos equipamentos;
b) disponibilizar suporte técnico de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h;
c) oferecer treinamento para as equipes que irão operar e apoiar o cidadão na utilização dos totens;
d) realizar manutenção periódica e atualizações necessárias para o adequado funcionamento dos equipamentos.
§ 1º - O pessoal disponibilizado, conforme o inciso II deste artigo, deverá corresponder ao pleno preenchimento dos postos de trabalho descritos no Anexo II, com carga horária estimada de 8 horas diárias, 40 horas semanais;
§ 2º - As responsabilidades quanto ao pessoal envolvido nas atividades objeto da presente Portaria ficarão a cargo da respectiva Pasta na qual estão lotados
Art.3º - Compete à Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia – SMIT:
I - Validar e consolidar Carta de Serviços e estimativa de demanda apresentada pela SMT;
II - a partir do dimensionamento de recursos e infraestrutura necessários, conceber e planejar os serviços a serem disponibilizados em cada unidade do Descomplica SP, na modalidade presencial e eletrônica;
III - estabelecer parcerias e interface com todos os órgãos provedores de serviços municipais, estaduais e federais, tendo em vista o planejamento e a operação de unidades do Descomplica SP;
IV - elaborar, aplicar e monitorar o cumprimento de princípios, diretrizes, normas e procedimentos para o funcionamento da unidade, tendo em vista garantir padrões de qualidade e de eficiência em conformidade aos objetivos do Descomplica SP;
V - produzir dados estatísticos de atendimento e indicadores de qualidade relativos aos serviços do Anexo I que sejam produzidos pelo sistema de gestão do atendimento da SMIT;
VI - conceber e executar programas de formação e de capacitação inicial e continuada;
VII - elaborar e executar projetos específicos de arquitetura, engenharia, comunicação de dados e voz, cabeamento estruturado e comunicação visual necessários à adequação do espaço, responsabilizando-se, especialmente, pela aquisição, instalação e manutenção de:
a) sistema de ar condicionado,
b) sistema de comunicação visual e de sinalização, e
c) cabeamento estruturado;
VIII - Executar a adequação do espaço e da infraestrutura;
IX - Adquirir mobiliário, sistema de gestão de atendimento e recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação;
X - providenciar alterações nas configurações dos equipamentos de rede local e de longa distância, que alterem o projeto de rede física e lógica da unidade ou que possam causar impacto nas configurações de segurança da informação, cabendo a SMT informar alterações necessárias para validação;
XI - conceber, produzir e revisar o material de publicidade institucional, em meio físico ou eletrônico, destinado a informar e orientar, periodicamente, a população sobre os serviços e eventos oferecidos ou realizados nas unidades do Programa Descomplica SP;
XII - fornecer insumos de informática necessários ao funcionamento de impressoras vinculadas ao projeto;
XIII - adquirir e distribuir uniformes e crachás, assegurando eventuais trocas ou reposições.
Art. 4º - SMIT e a SMT designarão, cada uma, pessoa que desempenhará o papel de respectivo “ponto focal” dessa parceria, com atribuição de, em nome dos respectivos órgãos ou entidade, discutir e promover eventuais alterações nos anexos I e II aqui apresentados;
Art.5º - O detalhamento das responsabilidades de cada parte (Matriz de Responsabilidades) constitui o Anexo III desta Portaria Conjunta.
Art. 6º - O horário de funcionamento das unidades do Programa Descomplica SP será, ordinariamente, das 8h00 às 17h00, de segunda a sexta-feira.
Art.7º - A presente cooperação não envolve transferência de recursos financeiros entre as partes.
Art. 8º - Cabe a cada órgão participante indicar, nas devidas peças orçamentárias – Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual – as estimativas de recursos necessários para implantação, operação e manutenção das unidades e serviços do Descomplica SP.
Art. 9º - Esta Portaria entra em vigor na data da sua publicação.
DANIEL ANNENBERG - SECRETÁRIO MUNICIPAL DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA
EDSON CARAM - SECRETÁRIO MUNICIPAL DE MOBILIDADE E TRANSPORTES
ANEXO I
CARDÁPIO DE SERVIÇOS - MOBILIDADE E TRANSPORTES
Informações referentes às modalidades do Transporte Diferenciado;
Informações referentes aos documentos solicitados pelo DTP para cadastramento e renovação de alvará e cadastro das modalidades Táxi, Escolar, Fretamento, Carga a Frete e Moto Frete;
Informações sobre a situação de processos administrativos (onde estão localizados e o telefone do setor);
Endereços dos Postos de Vistoria (Organismos de Inspeção Veicular) para condutores das modalidades Táxi, Escolar, Carga Frete e Moto Frete;
Endereços das Escolas (Centro de Formação de Condutores) para condutores das modalidades Táxi, Escolar, Carga Frete e Moto Frete;
Recebimento de reclamações no balcão de atendimento
Taxis Achados e perdidos
Ajuste do Tempo de semáforo de Pedestres
Análise da probição de estacionamento na via
Avaliação da circulação e acesso de veículos
Avaliação da infraestrutura de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas existentes
Avaliação de circulação de caminhão
Avaliação de travessia de pedestres
Aviso de Interferências no Trânsito
Criação/ampliação de estacionamento de veículos na via
Criação e ampliação de vagas reservadas em vias públicas
Denúncia de má conduta de funcionário da CET
Desativação/modificação de vaga de estacionamento de veículos na via
Estudo em faixas e corredores de ônibus existentes
Proposta para implantação de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas
Estudo para implantação de faixas e corredores de ônibus
Fiscalização de infração de veículo em movimento
Fiscalização de uso de vagas reservadas em vias públicas
Fiscalização de veículo estacionado/parado em local proibido
Instalação de placa com nome de rua
Manutenção de placa com nome de rua
Manutenção de placas de trânsito
Manutenção de sinalização horizontal (pintura de solo)
Rebaixamento de guias para pedestres
Reclamação de eventos na via
Reclamação de obras na via
Cartão de Estacionamento para Idoso
Cartão DeFis (pessoa com deficiência) - Inicial ou Renovação
Bilhete Único Obeso
Bilhete Único Idoso - 1ª via
Bilhete Único Idoso - 2° via
Bilhete Único Pessoa com Deficiência - Emissão de Relatório Médico
Bilhete Único Pessoa com Deficiência - 1ª via
Bilhete Único Pessoa com Deficiência - Devolução de BU vencido
Bilhete Único Pessoa com Deficiência - 2ª via
Bilhete Único Gestante
ATENDE - Entrega Relatório Médico
ATENDE - Inscrição
ATENDE - Programação de Viagem
Inclusão ou alteração de Programação de Viagem ATENDE
ATENDE - Justificativa de Falta
Bilhete Único - Denúncia de uso irregular do BU Especial
Reclamação de descumprimento de horário do ATENDE
Reclamação de condutA de motorista do ATENDE
Impressão do Relatório Médico - BU PCD (Descomplica Digital)
Impressão da Ficha de Avaliação Médica- ATENDE (Descomplica Digital)
Orientação para compra de créditos pela web
Orientação para compra de créditos nas máquinas
ANEXO II
Quadro de Pessoal
Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes
Campo Limpo
Atividade Postos de Trabalho
Postos de Atendimento - linha de frente 7
Supervisor(es) 4
Butantã
Atividade Postos de Trabalho
Postos de Atendimento - linha de frente 7
Supervisor(es) 4
Santana-Tucuruvi
Atividade Postos de Trabalho
Postos de Atendimento - linha de frente 7
Supervisor(es) 4
São Miguel Paulista
Atividade Postos de Trabalho
Postos de Atendimento - linha de frente 6
Restaguarda 2
Supervisor(es) 1
ANEXO III
Descomplica SP
Matriz de responsabilidades
SMIT-SMT
SMIT ATIVIDADE SMIT SMT
PLANEJAMENTO / IMPLANTAÇÃO
Projeto Descomplica Concepção do Descomplica Responsável, Executa Informado
Definição do cardápio de serviços da unidade Colabora Responsável, Executa
Estudo da demanda estimada para os serviços previstos no local Responsável, Executa Colabora
Dimensionamento dos recursos necessários Colabora Responsável, Executa
Concepção da sistemática de atendimento Responsável, Executa Executa
Parcerias com Secretarias e órgãos Responsável, Executa Executa
Formulação das Normas e procedimentos para operação da Unidade Responsável, Executa Executa
Estabelecimento de padrão de qualidade e monitoramento da qualidade Responsável, Executa Colabora
Informar alterações nos serviços prestados para subsídio do guia Informado Responsável, Executa
Atualização do guia de serviços da PMSP Responsável, Executa Informado
Espaço Físico Especificação e dimensionamento da infraestrutura e do mobiliário Responsável, Executa Colabora
Elaboração do projeto completo de arquitetura, leiaute e engenharia Responsável, Executa Informado
Execução da adequação do espaço físico e infraestrutura Responsável, Executa Informado
Remanejamento das áreas que ocupam a área destinada ao Descomplica SP Responsável, Executa Colabora
Tecnologia da Informação e Comunicação Especificação e dimensionamento dos recursos de TIC Responsável, Executa Colabora
Fornecimento dos recursos de TIC (equipamentos / micros, impressoras, ativos de rede etc.) Responsável, Executa Informado
Sistemas Aquisição do sistema de gestão de atendimento (com módulo agendamento) Responsável, Executa Informado
Homologação, instalação e teste do sistema de gestão de atendimento Responsável, Executa Colabora
Informar sistemas necessários ao atendimento e suas especificações Informado Responsável, Executa
Pessoal Alocação de funcionários do órgão Informado Responsável, Executa
Concepção e realização de programa de formação e capacitação Responsável, Executa Colabora
Capacitação em serviços específicos do órgão Responsável Executa
Fornecimento de uniformes e crachás Responsável, Executa Informado
Divulgação Concepção, Produção e fornecimento de folheteria Responsável, Executa Informado
OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO
Tecnologia da Informação e Comunicação Manutenção dos recursos de TIC Responsável, Executa Informado
Contratação e manutenção de impressoras e reposição de insumos Responsável, Executa Informado
Atualização dos recursos de informática e de telefonia Responsável, Executa Informado
Instalação e manutenção dos equipamentos Responsável, Executa Informado
Instalação e manutenção dos totens Informado Responsável, Executa
Instalação e manutenção do link Responsável, Executa Informado
Totem Abastecer os suprimentos (como bobinas, entre outros) Informado Responsável, Executa
Disponibilizar suporte técnico de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h Informado Responsável, Executa
Treinar as equipes Informado Responsável, Executa
Manutenção periódica e atualizações Informado Responsável, Executa
Sistemas Monitoramento dos Sistemas da SMT (contingências) Informado Responsável, Executa
Manutenção, suporte e contingência do sistema de gestão do atendimento Responsável, Executa Informado
Pessoal Controle de frequência de funcionários da SMT Monitora Responsável, Executa
Concepção e realização de programa de educação continuada Responsável, Executa Colabora
Reposição de uniformes e crachás Responsável, Executa Submete
Divulgação Concepção e elaboração de peças para divulgação Responsável, Executa Executa
Disseminação/distribuição da divulgação Executa Executa
Revisão de folheteria sob demanda das Secretarias Responsável, Executa Informado
Malote Executar serviços de malote necessários para a execução dos serviços da SMT nas unidades do Descomplica SP Informado Responsável, Executa
Material de escritório Reposição de material de escritório necessário para o desenvolvimento do trabalho nos postos de atendimento da SMT Monitora Responsável, Executa
Ponto focal Destacar ponto focal para atender demandas do Descomplica SP Informado Responsável, Executa
Este texto não substitui o original publicado no Diário Oficial da Cidade de São Paulo