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PORTARIA AUTARQUIA HOSPOSPITALAR MUNICIPAL REGIONAL CAMPO LIMPO Nº 122 de 23 de Dezembro de 2004

ESTABELECE PLANO DE ACOES ESTRATEGICAS PARA 2005.

PORTARIA 122/04 - AHMRCL

- Estabelece o Plano de Ações Estratégicas da AHMRCL para o ano de 2005 - 31/07/2004.

A Superintendente da Autarquia Hospitalar Municipal Regional do Campo Limpo, no uso de suas atribuições que lhe são conferidas pela Lei Municipal no 13.271, de 04 de janeiro de 2002, regulamentada pelo decreto no 41.709, de 20 de fevereiro de 2002, tendo por base as estruturas organizacional e orçamentária estabelecidas no Planejamento Estratégico para os anos 2003 e 2004, respectivamente, e

considerando a necessidade de referendar o plano de ações estratégicas da AHMRCL para o ano 2005, estabelecido em plenária durante o 3o Seminário de Planejamento Estratégico da AHMRCL, realizado nos dias 22 e 23 de julho de 2004, com a presença de representantes dos usuários, dos funcionários e da superintendência da AHMRCL, conforme relação anexa, com objetivo de estabelecer o quadro de prioridades de ações estratégicas e investimentos para o ano de 2005, propor o orçamento de 2005 e implementar o Planejamento Operacional para 2005, desenvolvido pelos respectivos grupos de trabalho ao longo do segundo semestre de 2004,

R E S O L V E:

1. Estabelecer o Plano de Ações Estratégicas para o ano de 2005, conforme segue:

1.1. Reorganização e Aperfeiçoamento do Atendimento de Urgência e Emergência

- reorganização e agilização das recepções dos Pronto-Socorros;

- adequação do atendimento de urgência e emergência;

- treinamento e capacitação dos profissionais;

- implantação do acolhimento receptivo;

- implantação da identificação e avaliação de riscos (acolhimento resolutivo);

- implantação de protocolos assistenciais;

- adequação do quadro de recursos humanos;

- revisão e reavaliação dos fluxos e processos;

- adequação da área física.

1.2. Aperfeiçoamento do Sistema de Informação

- reavaliação da implantação do sistema HOSPUB;

- revisão dos processos de alimentação de dados;

- sensibilização e treinamento do pessoal responsável pela alimentação de dados no sistema;

- redefinição dos critérios de alimentação de dados;

- reavaliação e adequação dos fluxos de informação;

- estabelecer um comparativo dos diferentes sistemas de informação vigentes;

- reavaliação dos relatórios locais;

- implantação de rotinas de contingências nas unidades;

- levantamento, identificação e adequação das necessidades de software e equipamentos de informática;

- identificação e estabelecimento dos indicadores básicos dos serviços de saúde da AHMRCL;

1.3. Aperfeiçoamento dos Sistemas de Comunicação Interna e Externa

- adequação dos fluxos de informação / comunicação;

- identificação dos pontos de estrangulamento no fluxo de informação / comunicação;

- revisão e reavaliação dos processos do setor de protocolos;

- identificação, avaliação e desenvolvimento de formas alternativas de comunicação interna;

- identificação e adequação das necessidades de comunicação interna (sinalizações, quadros informativos, placas de identificação, etc);

- estabelecimento de ações de apoio e orientação ao sistema de acolhimento receptivo e resolutivo;

- estabelecimento de ações de suporte aos demais grupos de ações estratégicas;

- desenvolvimento e implantação de roteiro padronizado de assessoria de imprensa para as Unidades;

- identificação e consolidação de mecanismos de comunicação interna/externa (boletim da AHMRCL, site da AHMRCL, implantação das caixas de sugestões, Intranet e Internet, etc).

1.4. Ações Catalisadoras (desenvolvimento de atividades que visem o aperfeiçoamento do sistema de gestão e qualidade do atendimento à saúde da AHMRCL)

- ações de gestão de contratos de terceiros (revisão, reavaliação, resumo administrativo para as unidades, auditoria, desenvolvimento de check - list, mecanismos de controle);

- ações de redução de custos (uso adequado das utilidades, medidas para · economia) na utilização dos insumos, (mecanismos de controle etc);

- ações de melhoria de ambiente (cuidados com o patrimônio, adequação das áreas físicas, treinamento de pessoal, etc);

- ações de aperfeiçoamento e agilização de fluxos;

- ações de valorização dos profissionais (informação, sensibilização, incentivos, controle de RH, etc).

1.5. Adequação da Estrutura Física e de Pessoal à Legislação e às Normas Técnicas

- levantamento das legislações e normas técnicas vigentes e aplicáveis aos serviços de saúde da AHMRCL;

- elaboração de um check-list para utilização no controle de rotina;

- identificação e avaliação (diagnóstico) dos pontos em não-conformidade com a legislação e normas técnicas;

- cumprimento da legislação e normas técnicas (reformas de áreas físicas, aquisição e adequação de equipamentos, treinamentos, alvarás, comissões, etc).

2. Implementar o Plano de Ações Operacionais, definidos para cada uma das ações estratégicas prioritárias, conforme segue:

2.1 Grupo de Reorganização e Aperfeiçoamento do Atendimento de Urgência e Emergência: conforme consta nos relatórios específicos das reuniões realizadas nas datas de 10/08/04, 17/08/04, 24/08/04,31/08/04, 14/09/04, 21/09/04, 05/10/04, 19/10/04, 08/11/04, 30/11/04 e 07/12/04, com representantes de todas as unidades da Autarquia Hospitalar Municipal Regional do Campo Limpo, foi definido o seguinte Plano de Ação:

- Levantamento de informações sobre a organização atual dos serviços de atendimento de urgência / emergência;

- Definição do encaminhamento

*Acolhimento Receptivo

*Acolhimento Resolutivo

- Organização do Acolhimento Receptivo

*Estabelecimento das necessidades para a estruturação do Acolhimento Receptivo;

*Estabelecimento das condições operacionais para a implantação do Acolhimento Receptivo;

*Organização do controle e acompanhamento da implantação e desenvolvimento do Acolhimento Receptivo;

- Implantação do Acolhimento Receptivo nas unidades da Autarquia Hospitalar Municipal Regional do Campo Limpo.

- Definição das bases para o desenvolvimento do Acolhimento Resolutivo (avaliação de risco) segundo o modelo implantado no Hospital Municipal Campo Limpo "Dr. Fernando Mauro Pires da Rocha".

2.2 Grupo de Aperfeiçoamento do Sistema de Informação: conforme consta nos relatórios específicos das reuniões realizadas nas datas de 30/07/04, 13/08/04, 17/09/04, 01/10/04, 22/10/04, 26/11/04 e 07/12/04, com representantes de todas as unidades da Autarquia Hospitalar Municipal do Campo Limpo, foi definido o seguinte Plano de Ações:

2.2.1 Levantamento das condições atuais de coleta de dados e alimentação das informações do sistema HOSPUB;

2.2.2 Descrição do fluxo e dos processos envolvidos no sistema HOSPUB - Urgência / Emergência;

2.2.3 Avaliação do processo de alimentação de dados do HOSPUB nas unidades;

2.2.4 Revisão do fluxo das informações e dos processos relacionados à alimentação de dados no sistema HOSPUB;

2.2.5 Elaboração de uma proposta de fluxo das informações e alimentação dos dados no HOSPUB (Urgência / Emergência).

*Definição do fluxo

*Soluções aos problemas identificados

*Definição de treinamentos / capacitação

*Elaboração de proposta de manual

*Monitoramento / controle: definição de indicadores e métodos

*Metodologia para implantação

2.3 Grupo de Ações Catalisadoras

Conforme consta em relatórios específicos das reuniões realizadas nas datas de 18/08/04, 25/08/04, 15/09/04, 05/10/04, 06/10/04, 19/10/04, 27/10/04, 10/11/04, 10/11/04, 24/11/04, 11/12/04 e 08/12/04, com representantes de todas as unidades da Autarquia Hospitalar Municipal Regional do Campo Limpo, foram definidos os seguintes grupos de ações e seus respectivos Plano de Ações:

2.3.1 Ações de Gestão de Contratos de Serviços de Terceiros.

2.3.1.1 Avaliação do atual sistema de controle dos serviços de cada Contrato;

2.3.1.2 Identificação dos pontos críticos no controle dos serviços (fluxo, registros, responsabilidades etc);

2.3.1.3 Análise e avaliação dos Contratos (revisão, resenha, check-list etc);

2.3.1.4 Contraposição das informações processuais e contratuais;

2.3.1.5 Definição de uma proposta para organização do sistema de avaliação e controle dos serviços contratados (fluxos, rotinas, registros, relatórios, responsabilidades);

2.3.1.6 Elaboração de planilhas e manual de avaliação e controle dos serviços contratados.

2.3.2 Ações de Redução de Custos: economia no consumo de energia elétrica, água e telefonia;

2.3.2.1 Levantamento do consumo e custo por unidade;

2.3.2.2 Elaboração do Diagrama Causa-Efeito;

2.3.2.3 Definição das campanhas específicas de redução de custo;

2.3.2.4 Estabelecimento de metas;

2.3.2.5 Preparação e acompanhamento das campanhas;

2.3.2.6 Apresentação de propostas alternativas: descrição, recursos necessários, viabilidade, impacto esperado, prazos;

2.3.3 Ações de Valorização e Controle de Recursos Humanos:

2.3.3.1. Definição das Campanhas de valorização e controle dos profissionais da AHMRCL;

2.3.3.2 Propostas de sensibilização e orientação dos funcionários;

2.3.3.3. Propostas de treinamentos e educação continuada;

2.3.3.4. Integração das comissões existentes;

2.3.3.5. Atuação mediadora da Comissão Multidisciplinar.

2.4. Adequação da Estrutura Física e de Pessoal à Legislação e às Normas Técnicas : conforme consta em relatórios específicos das reuniões realizadas nas datas de 02/08/04, 09/08/04, 16/08/04, 20/09/04, 01/10/04, 29/11/04 e 06/12/04, com representantes de todas as unidades da AHMRCL, foi definido o seguinte Plano de Ações:

2.4.1. Promover o levantamento dos requisitos técnicos, administrativos e estruturais vigentes na atual legislação;

2.4.2. Estabelecer uma sistematização dos requisitos técnicos, administrativos e estruturais previstos na legislação vigente segundo os órgãos responsáveis, as respectivas áreas administrativas e critérios de priorização;

2.4.3. Levantamento da situação dos requisitos técnicos, administrativos e estruturais nas unidades da AHMRCL;

2.4.4. Definição do sistema de controle das condições técnicas, administrativas e estruturais previstas na legislação vigente: formas, responsabilidades e programação;

2.4.5. Elaboração de manual dos requisitos técnicos, administrativos e estruturais exigidos pela legislação vigente: critérios de sistematização e roteiro;

2.5. Aperfeiçoamento dos sistemas de comunicação interna e externa ;

2.5.1. Aperfeiçoamento e implantação de mecanismos de comunicação mais efetivos para a disseminação da informação às unidades da Autarquia, aos usuários e integração com a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo de forma geral;

2.5.2. Redefinição do sistema de protocolos;

2.5.3. Elaboração de manual de protocolos e procedimentos;

2.5.4. Redefinição, padronização e suporte de instrumentos de comunicação: interna e externa, Ouvidoria, Boletim Informativo, Quadros de Avisos, livro de passagem de plantão , sistema de notificação, relatórios gerenciais, sistema informatizado (infraestrutura de rede, Internet, Intranet, notificação de eventos adversos, HOSPUB, site AHMRCL);

2.5.5. Reorganização dos arquivos, prontuários e laudos médicos;

2.5.6. Padronização de formulários e documentos.

3. Elaborar a estimativa orçamentária para 2005, com base nas necessidades e prioridades determinadas no 3º Seminário de Planejamento Estratégico da AHMRCL, e após avaliação e análise dos setores competentes da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, encaminhada para aprovação pela Câmara Municipal de São Paulo, conforme segue:

QUADRO RESUMO DO ORÇAMENTO DA AHMRCL 2005*

"sujeito à aprovação pela Câmara Municipal de São Paulo"

Grupo de Contas Valores

Material de Consumo 4.629.237

Material Médico Hospitalar 4.548.567

Medicamento 5.164.000

Permanente 5.761.000

Recursos Humanos 68.244.795

Reforma 3.000.000

Terceiros 23.446.700

TOTAL 114.794.299