Dispõe sobre a apreciação do Currículo da Cidade.
CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
SEI 6016.2021/0070977-2
Protocolo CME nº 06/2021
Interessado: Secretaria Municipal de Educação
Assunto: Currículo da Cidade Ensino Médio
Conselheiras Relatoras: Rose Neubauer e Sueli Aparecida de Paula Mondini
Parecer CME nº 11/2022
Aprovado em 14/09/2022
I. HISTÓRICO E APRECIAÇÃO
O Conselho Municipal de Educação participou do processo de construção e vem acompanhando a implantação e implementação do Currículo do Ensino Médio, promovendo estudos, pesquisas, encontros com especialistas e em seminários organizados pela SME com educadores - Diretores de Escola, Coordenadores Pedagógicos e Professores das Escolas de Ensino Fundamental e Médio.
Em sessões plenárias foi apresentado, pela equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação - SME, o Currículo do Novo Ensino Médio que tem como objetivo subsidiar, aprimorar e apoiar as ações educativas realizadas nas 9 (nove) escolas do Município de São Paulo, bem como buscar o alinhamento das orientações curriculares à Base Nacional Comum Curricular - BNCC.
Nos termos do artigo 10 da Resolução CNE/CEB nº 3/2018, o Currículo do Ensino Médio que está sendo implementado na Rede é composto pela Formação Geral Básica (FGB) e por Itinerários Formativos (IF), partes indissociáveis de um mesmo todo, organizados por meio da oferta de diferentes unidades de percurso.
Como os demais currículos da Rede Municipal, o do Ensino Médio foi amplamente discutido com os profissionais e estudantes das Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Médio e está estruturado com base em três conceitos orientadores: Educação Integral, Educação Inclusiva e Equidade e está organizado em 3 (três) blocos:
1. Áreas do Conhecimento e seus objetivos gerais;
2. Componentes curriculares em cada Área do Conhecimento;
3. Itinerários Formativos e suas Unidades de Percurso.
A partir das discussões do CME com a SME sobre Itinerários que devem contemplar todas as 4 (quatro) áreas de conhecimento: Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, a proposta dos Itinerários Formativos e unidades de percurso estão sendo revistas para 2023.
II. CONCLUSÃO
Atendendo à solicitação da SME, considerando a análise metódica de especialistas da presente versão preliminar, em implementação no ano 2022, este Colegiado manifesta-se, nos seguintes termos:
1. Referenda-se o Currículo do Ensino Médio para a Rede Municipal de Ensino, reconhecendo em sua estrutura a articulação e alinhamento com a BNCC e a possibilidade de um trabalho interdisciplinar nos diferentes Itinerários Formativos e suas unidades de percurso.
2. Recomenda-se à SME:
a. Prever a revisão do Currículo após um ano de sua implementação, em especial no que se refere aos Itinerários e Unidades de Percurso;
b. Garantir que o Currículo do Ensino Médio e seus objetivos sejam contemplados para todos os adolescentes e jovens matriculados na Rede Municipal de Ensino.
c. Apresentar o Currículo aqui aprovado, às instituições de ensino superior que oferecem cursos de formação de professores visando que os estudantes das licenciaturas tenham oportunidade de estabelecer conexões entre as aprendizagens conceituais e a experiência curricular proposta, favorecendo as reflexões sobre as práticas pedagógicas.
III. DELIBERAÇÃO DO PLENÁRIO
O Conselho Municipal de Educação aprova, por unanimidade, o presente Parecer.
Sala do Plenário, em 14 de setembro de 2022.
_________________________________
Karen Martins Andrade Pinheiro
Presidente CAFEM
No exercício da Presidência do Conselho Municipal de Educação de São Paulo – CME SP
Este texto não substitui o original publicado no Diário Oficial da Cidade de São Paulo