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RESOLUÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA – SMIT/CMTIC Nº 16 de 11 de Dezembro de 2018

Aprova a Orientação Técnica 015 - Adequação da Equipe de TIC.

RESOLUÇÃO CMTIC Nº 16, DE 11 DE DEZEMBRO DE 2018.

6023.2019/0000196-0 -  Aprova a Orientação Técnica 015 - Adequação da Equipe de TIC.

O CONSELHO MUNICIPAL DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo Decreto 57.653, de 07 de abril de 2017,

RESOLVE:

Art. 1º Aprovar a Orientação Técnica 015 - Adequação da Equipe de TIC, nos termos do Anexo Único desta resolução (DOC SEI Nº 014561738).

Art. 2º Esta resolução entrará em vigor na data de sua publicação.

RESUMO DA ORIENTAÇÃO TÉCNICA CMTIC 15

TEMA: Adequação da Equipe de TIC

PRINCIPAIS TÓPICOS:

1) Composição da Equipe de Tecnologia da Informação

Como consequência das demandas em diferentes tipos de atividades relacionadas a TI que exigem capacidades técnicas específicas e mão de obra especializada e o levantamento feito que apresenta equipes de TI defasadas, define-se a posição e responsabilidades do líder de TI como condutor da estratégia de TI e Plano anual de Capacitação, envolvendo os servidores das áreas de TIC para fins do aprimoramento de seus conhecimentos e da evolução de sua atuação.

2) Dimensionamento do quadro de pessoal de TIC

Deve-se prever a quantidade de pessoas para uma unidade de TI através de um planejamento da necessidade de pessoal segundo análise da demanda de serviços de TIC do órgão setorial. Uma quantidade mínima de pessoal dedicada a área de TIC foi estipulada para sanar as necessidades básicas dos órgãos setoriais.

3) Analisando a Demanda de trabalho e necessidades

A definição da quantidade de integrantes para equipe levará em consideração vários fatores, dentre eles a experiência do líder de TI frente as atividades e a um levantamento e estudo da demanda de trabalho e necessidades da área e do órgão setorial. A análise da demanda certamente pode ser auxiliada por ferramentas de gestão ou sistemas e quatro de suas principais atividades foram elencadas na OT.

4) Níveis de Atuação

Visando uma melhor identificação do papel dos servidores das áreas de TI dos órgãos setoriais da PMSP, propôs-se que a atuação dos servidores seja classificada em três níveis básicos: Estratégico, Tático e Operacional.

5) Divisão Funcional

Não existe uma estrutura de divisão funcional que possa ser utilizada como padrão para as áreas de TIC da PMSP. Entretanto, é possível identificar grupos de atividades que são comuns de maneira a categorizá-las em funções, utilizando para isso um modelo organizacional. Em um modelo adaptado definiu-se as cinco áreas abaixo do líder de TI: operações, sistemas, segurança da informação, infraestrutura e Gabinete do líder.

PROCESSO: 6023.2019/0000196-0

DATA DE APROVAÇÃO: 11 de dezembro de 2018

O teor completo da Orientação Técnica pode ser encontrado em: http://govit.prefeitura.sp.gov.br/repdocs/orientacoes-tecnicas-de-t-i-c/ot-015-adequacao-da-equipe-de-tic.pdf

Este texto não substitui o original publicado no Diário Oficial da Cidade de São Paulo